Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30769
Title: Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing.
Other Titles: Multiliteracy practices in remote teaching: a pedagogical proposal for teaching English based on learning by design.
???metadata.dc.creator???: MELO, Ana Beatriz da Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRAGA, Elinaldo Menezes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de.
Keywords: Ensino à distância;Multiletramentos;Learning by Design;Pandemia da COVID 19 - ensino remoto;Tecnologias digitais;Ensino de língua inglesa;Aprendizagem por design;Língua Inglesa - ensino remoto;Distance learning;Multiliteracies;COVID 19 pandemic - remote teaching;Digital technologies;English language teaching;Learning by design;English language - remote teaching;Linguística.;Linguística.
Issue Date: 21-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Ana Beatriz da Costa. Práticas de multiletramentos no ensino remoto: uma proposta pedagógica de ensino de Língua Inglesa baseada na aprendizagem por desing. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como principal objetivo compreender os multiletramentos como uma proposta pedagógica de ensino remoto de Língua Inglesa em tempos de pandemia do covid-19, acometida a partir do ano de 2020, utilizando-se do conceito de Learning by Design. Para isso, foram utilizados autores como Soares (2009), Kleiman (2005), e Rojo (2004, 2009 e 2015) para apresentar os conceitos de letramento e multiletramentos. Ainda na primeira seção, são usados Cope e Kalantzis (2015), para definir o Learning by Design como uma teoria da pedagogia dos multiletramentos, baseando-se em quatro movimentos do conhecimento; e Anecleto e Oliveira (2019), juntamente com Dias e Strecker (2019), para tratar acerca das tecnologias digitais atreladas ao processo de ensino e aprendizagem. Também são usados Moser (2020), e Schneider e Schneider (2020) sobre os desafios do ensino à distância durante o período pandêmico; e Moreira e Dias- Trindade (2020), com a definição de educação à distância. Com isso, a proposta didática apresentada aqui pôde nos nortear acerca da construção do conhecimento como uma via de mão dupla entre o ensino e a aprendizagem, integrados em âmbitos educacionais - reais e virtuais - baseados nos movimentos do conhecimento (experienciar, conceituar, analisar e aplicar), sendo viável sua aplicação em sala de aula durante o período pandêmico.
Abstract: The main objective of this work is to understand multiliteracies as a pedagogical proposal for remote teaching of the English language in times of the covid-19 pandemic, affected from the year 2020, using the concept of Learning by Design. For this, authors such as Soares (2009), Kleiman (2005), and Rojo (2004, 2009 and 2015) were used to present the concepts of literacy and multiliteracies. Still in the first section, Cope and Kalantzis (2015) are used to define Learning by Design as a theory of multiliteracy pedagogy, based on Knowledge Processes; and Anecleto and Oliveira (2019), along with Dias and Strecker (2019), to deal with digital technologies related to the teaching and learning process. Moser (2020) and Schneider and Schneider (2020) are also used on the challenges of distance learning during the pandemic period; and Moreira and Dias- Trindade (2020), with the definition of distance education. With that, the didactic proposal presented here could guide us about the construction of knowledge as a two-way street between teaching and learning, integrated in educational scopes - real and virtual - based on knowledge movements (experience, conceptualize, analyze and apply), and its application in the classroom during the pandemic period is feasible.
Keywords: Ensino à distância
Multiletramentos
Learning by Design
Pandemia da COVID 19 - ensino remoto
Tecnologias digitais
Ensino de língua inglesa
Aprendizagem por design
Língua Inglesa - ensino remoto
Distance learning
Multiliteracies
COVID 19 pandemic - remote teaching
Digital technologies
English language teaching
Learning by design
English language - remote teaching
Linguística.
Linguística.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30769
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA BEATRIZ DA COSTA MELO. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2023.pdfAna Beatriz da Costa Melo. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2023.813.75 kBDesconhecido View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.