Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30770
Title: I Festival Textual - lendo, escrevendo e encantando: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental.
Other Titles: I Textual Festival - reading, writing and enchanting: a story of experience in the final years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Luana da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Wallace.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORREIA, Adriana Moreira de Souza.
Keywords: Gênero textual;Gêneros do discurso;Festival textual - Aurora –Município - Ceará;Leitura;Escrita;Produção textual;Educação infantil – Aurora- Município - Ceará;Textual genre;Speech genres;Textual Festival - Aurora – Municipality - Ceará;Reading;Writing;Text production;Early Childhood Education – Aurora- Municipality - Ceará
Issue Date: 12-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Luana da Silva. I Festival Textual - lendo, escrevendo e encantando: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 77f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: As competências de leitura e de escrita são indispensáveis para a prática de diversas atividades sociais e para a construção de novos conhecimentos. Essas práticas se atualizam na sociedade por meio da linguagem empregada em gêneros textuais. Logo, é por meio dos gêneros que o ensino de língua portuguesa pode obter respostas propícias quanto ao desempenho linguístico e discursivo dos estudantes e, de modo consequente, ao bom desenvolvimento comunicativo nas interações em sociedade. Pensando nisso, esta pesquisa tem como objetivo relatar a experiência de leitura e produção textual vivenciada no I Festival Textual: lendo, escrevendo e encantando, realizada na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antônio Amâncio da Cruz, localizada em Aurora, no estado do Ceará, tendo como sujeitos os alunos do 6º ao 9º anos. E para atingi-lo, refletimos sobre a escrita na sala de aula na educação básica; discutimos sobre a teoria dos gêneros textuais discursivos, destacando a crônica, o poema, a notícia, o conto e a tirinha; e descrevemos as experiências vivenciadas de leitura e escrita pelos alunos durante o Projeto. Considerada do tipo ex-Post-Facto, esta pesquisa apresenta abordagem qualitativa. Para fundamentar o presente trabalho, utilizamos as concepções teóricas de leitura para Kleiman (2013) e Martins (1997); de escrita dentro da sala de aula para Passarelli (2012); e do estudo dos gêneros do discurso para a prática da leitura e da escrita para Bakhtin (2003). Como resultados desse relato, obtivemos os seguintes pontos: visão de uma resposta positiva sobre a evolução dos alunos em relação às competências e habilidades. Dos 17 descritores trabalhados, durante o I Festival Textual: lendo, escrevendo e encantando, 14 obtiveram uma elevação assim como; incentivo ao protagonismo estudantil, bem como um despertar para a leitura e satisfação para a escrita nos alunos da Escola campo de pesquisa.
Abstract: Reading and writing abilities are indispensable for the practice of various social activities and for the construction of new knowledge. These practices are updated in society through the language used in textual genres. Therefore, it is through genres that the teaching of the Portuguese language can obtain favorable answers regarding the linguistic and discursive performance of students and, consequently, the good communicative development in interactions in society. Thinking about it, this research aims to report the experience of reading and textual production lived in the I Textual Festival: reading, writing and enchanting, carried out at the Antônio Amâncio da Cruz Elementary and Primary School, located in Aurora, in the state of Ceará, with the students from 6th to 9th grades as subjects. And to achieve this, we reflected on writing in the basic education class, we discussed the theory of discursive textual genres, highlighting the chronicle, the poem, the news, the short story and the comic strip; and we described the experiences of reading and writing by the students during the project. Considered as ex-post-facto, this research presents a qualitative approach. To support this present work, we used the theoretical conceptions of reading for Kleiman (2013) and Martins (1997); of writing inside the classroom for Passarelli (2012); and the study of textual genres for the practice of reading and writing for Bahktin (2003). As a results of this report, we obtained the following points: vision of a positive response about the evolution of students in relation to competencies and abilities. Out of the descriptors worked during the I Textual Festival: reading, writing and enchanting, 14 experienced an improvement, just like; encouragement of student protagonism, as well as an awakening to reading and satisfaction in writing among the students of the research school field.
Keywords: Gênero textual
Gêneros do discurso
Festival textual - Aurora –Município - Ceará
Leitura
Escrita
Produção textual
Educação infantil – Aurora- Município - Ceará
Textual genre
Speech genres
Textual Festival - Aurora – Municipality - Ceará
Reading
Writing
Text production
Early Childhood Education – Aurora- Municipality - Ceará
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras – Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30770
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANA DA SILVA BARROS. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfLuana da Silva Barros. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023.2.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.