Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30784
Title: Avaliação dos conhecimentos sobre a Medicina do Sono entre os alunos e professores da UFCG.
Other Titles: Assessment of knowledge about sleep medicine among students and teachers from UFCG.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Daniel Vilela.
CORDEIRO, Raissa Oliveira Cordeiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARQUIS, Valéria Wanderley Pinto Brandão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Deborah Rose Galvão.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SÀ, Maria do Socorro Viana Silva de.
Keywords: Medicina do sono;Ensino graduação;Questionário ASKME;Sleep medicine;Undergraduate teaching;ASKME questionnaire
Issue Date: 20-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Daniel Vilela. CORDEIRO, Raissa Oliveira. Avaliação dos conhecimentos sobre a Medicina do Sono entre os alunos e professores da UFCG . 2017. 39 fl. : graf. il. tab. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2017
???metadata.dc.description.resumo???: O sono é um estado complexo e ativo do comportamento animal, que se alterna com estados de vigília. É composto por fases, que se alternam ciclicamente durante a noite e caracterizado por marcos comportamentais e fisiológicos, e influências endógenas e exógenas. Os distúrbios do sono (DS) são prevalentes e apresentam riscos à saúde, porém são frequentemente subdiagnosticados devido, principalmente, ao pouco conhecimento médico acerca do assunto, reflexo direto da não incorporação deste na graduação médica. OBJETIVO GERAL: Aplicar o questionário ASKME a alunos e professores do curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande, a fim de descrever o conhecimento sobre sono no período de 2017. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Descrever o conhecimento sobre a Medicina do Sono entre os alunos da UFCG; comparar o conhecimento entre alunos e professores; verificar carga horária oferecida pela instituição sobre o Sono e seus distúrbios. METODOLOGIA: Aplicação do questionário ASKME por meio de amostra conveniência a alunos do segundo e último anos de medicina, e professores deste curso, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados foram analisados estatisticamente através da frequência absoluta e relativa dos acertos às perguntas do questionário, e a análise comparativa entre os grupos através do teste T de student. RESULTADOS: Estudantes de medicina apresentaram média de 52% de acertos (49,8% para alunos do segundo ano e 57,4% para alunos do sexto ano), professores apresentaram média de 55,4% de acertos; para o intervalo de confiança de 95%, encontrou-se p = 0,17, usando teste t de student. CONCLUSÃO: Professores e alunos avaliados através do questionário ASKME obtiveram percentual de respostas corretas considerado baixo; não houve diferença estatística significativa estes dois grupos. A carga horária em Medicina do Sono da grade curricular de medicina desta instituição é insuficiente.
Abstract: Sleep is a complex and active state of animal behavior, which alternates with waking states. It is composed of phases, which alternate cyclically during the night and characterized by behavioral and physiological milestones, and endogenous and exogenous. Sleep disorders (SD) are prevalent and pose health risks, but they are often underdiagnosed, mainly due to poor medical knowledge about the subject, a direct reflection of the non-incorporation of this in the medical graduation. GOAL GENERAL: Apply the ASKME questionnaire to students and professors of the medical course at Federal University of Campina Grande, in order to describe the knowledge about sleep in the period of 2017. SPECIFIC OBJECTIVES: To describe the knowledge about Medicine of Sleep among UFCG students; compare knowledge between students and teachers; check the workload offered by the institution on Sleep and its disorders. METHODOLOGY: Application of the ASKME questionnaire through a convenience sample to students of the second and last year of medicine, and professors of this course, after signing the Term of Free and Informed Consent (TCLE). The data were analyzed statistically through the absolute and relative frequency of correct answers to the questions of the questionnaire, and the comparative analysis between the groups through the student t test. RESULTS: Medical students had an average of 52% correct answers (49.8% for second-year students and 57.4% for sixth-year students), teachers had an average of 55.4% of correct answers; for the 95% confidence interval, p = 0.17 was found, using the t test from student. CONCLUSION: Teachers and students evaluated through the ASKME questionnaire obtained percentage of correct answers considered low; there was no statistical difference significant for these two groups. The workload in Sleep Medicine in the curriculum of medicine of this institution is insufficient.
Keywords: Medicina do sono
Ensino graduação
Questionário ASKME
Sleep medicine
Undergraduate teaching
ASKME questionnaire
???metadata.dc.subject.cnpq???: Medicina.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30784
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Medicina CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIEL VILELA MARTINS. RAÍSSA OLIVEIRA CORDEIRO - TCC MEDICINA CCBS 2017.pdfDaniel Vilela Martins. Raissa Oliveira Cordeiro - TCC medicina 20173.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.