Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30794
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, G. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1145241519296945pt_BR
dc.contributor.advisor1NÓBREGA JÚNIOR, José Maria Pereira da.-
dc.contributor.advisor1IDNÓBREGA JÚNIOR, J. M. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9764413344024580pt_BR
dc.contributor.referee1PINA JÚNIOR, Hertz Pires.-
dc.contributor.referee1IDPINA JÚNIOR, H. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1871016810043202pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Allan Gustavo Freire da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, A. G. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0886300382020774pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2033.tccartigo.melo-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo principal verificar se a municipalização do trânsito seria uma resposta eficaz para a solução de alguns problemas que permeiam o sistema viário do município de Sumé. Sendo assim, a metodologia utilizada foi de cunho quali-quantitativo, dando enfoque à coleta de dados advindos de registros nacionais. Além dos autores utilizados para o arcabouço teórico, sites governamentais como o Ministério das Cidades e Ministério da Infraestrutura tiveram sua colaboração. Aqui, delimitamos ainda alguns objetivos específicos, os quais consistem em: analisar uma série histórica de 2018-2022, acerca dos acidentes de trânsito na cidade; avaliar o atual contexto do sistema viário municipal, com base na série histórica; e por fim, averiguar possibilidades de integração municipal ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Analisamos também a lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, a qual institui o Código de Trânsito Brasileiro, juntamente de uma breve análise das competências outorgadas ao município ao integrar-se ao SNT. Feito isto, deve-se averiguar as possibilidades de municipalização que o município sumeense possui de acordo com suas atuais condições. A partir das análises realizadas, conclui-se que a municipalização do trânsito sumeense é uma resposta viável ao combate à insegurança e desorganização do sistema viário, abraçando uma visão aberta com relação ao assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão Públicapt_BR
dc.titleA segurança no trânsito nas cidades de pequeno porte: o caso do município de Sumé - PB.pt_BR
dc.date.issued2023-06-26-
dc.description.abstractThe main objective of this article is to verify whether the municipalization of traffic would been effective response to the solution of some problems that permeate the road system in the municipality of Sumé. Therefore, the methodology used was of a qualitative and quantitative nature, focus in gon the collection of data from national registries. In addition to the authors used for the theoretical framework, government websites such as the Ministry of Cities and the Ministry of Infrastructure had their collaboration. Here, weal so delimit some specific objectives, which consist of: analyzing a historical series of 2018-2022, about traffic accidents in the city; evaluate the current context of the municipal road system, based on the historical series; and finally, verify possibilities of municipal integration to the National Traffic System (SNT). Weal so analyzed Law nº 9.503, of September 23, 1997, which establishes the Brazilian Traffic Code, along with a brief analysis of the competences granted to the municipality when it joined the SNT. Once this is done, it is necessary to as certain the possibilities of municipalization that the Sumeense municipality has according to its curren conditions must be verified. Based on the analyses, it is concluded that the municipalization of Sumeense traffic is a viable response to combating security and disorganization of the road system, embracing an open view on the subject.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30794-
dc.date.accessioned2023-07-11T20:23:58Z-
dc.date.available2023-07-11-
dc.date.available2023-07-11T20:23:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSegurança no trânsitopt_BR
dc.subjectTraffic Safetypt_BR
dc.subjectTrânsito de cidades de pequeno portept_BR
dc.subjectTraffic in small citiespt_BR
dc.subjectSumé – PB - trânsitopt_BR
dc.subjectSumé – PB - transitpt_BR
dc.subjectMunicipalização do trânsitopt_BR
dc.subjectMunicipalization of trafficpt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsito – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectTraffic accidents – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Trânsitopt_BR
dc.subjectNational Transit Systempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Giovana Galdino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTraffic safety in small towns: the case of the municipality of Sumé - PB.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Giovana Galdino de. A segurança no trânsito nas cidades de pequeno porte: o caso do município de Sumé - PB. / Giovana Galdino de Melo. 2023. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30794pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIOVANA GALDINO DE MELO - TCC ARTIGO GESTÃO PÚBLICA CDSA 2023.pdfGiovana Galdino de Melo - TCC Artigo Gestão Pública CDSA 2023.906.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.