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dc.creator.IDCOSTA, M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Antônio Ildefonso de Albuquerque.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, A. I. A.pt_BR
dc.contributor.referee1DIAS, Clóviis.-
dc.contributor.referee2SEGUNDO, Benedito Pires Bezerra.-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho e de examinar e analisar os aspectos críticos relacionados com cruzamentos semaforizados em área urbana baseado no Highway Capacity Manual de 1985 - Special Report 2 09 da TRB. Apresenta uma revisão bibliográfica de estudos analíticos de cruzamentos, focalizando as principais teorias que inspiraram e determinaram o aparecimento do Manual de Capacidade (HCM-85), e os principais avanços surgidos no assunto após a publicação do Manual, com afinalidade de aperfeiçoamento da análise recomendada pelo HCM-85 e de levantamento de questões ainda duvidosas relacionadas com os aspectos críticos. A metodologia do HCM-85 é completamente descrita em seus mínimos detalhes, sendo identificados os seus principais aspectos, apresentando todo o seu processo de análise tanto operacional quanto de planejamento. Isto efeito tendo por objetivo guiar possíveis usuários do Manual, tendo em vista que ainda e usado largamente no Brasil o método tradicional de Webster. Uma análise operacional e de planejamento de Recife - PE, através de um estudo de caso na região metropolitana de Recife - PE, a título de demonstração e teste da metodologia nos seus aspectos mais relevantes, e de verificação da sensibilidade das: principais mudanças sugeridas pelo HCM-85. Propõe, também, um software para o desenvolvimento da análise apresentada pelo Manual, com o objetivo de possibilitar ao analista criar diversos cenários em busca de uma solução mais eficiente para a situação em estudo. Os diversos fatores que influenciam no estudo de cruzamentos semaforizados são analisados, procurando-se determinar aqueles, que realmente são relevantes, de modo a tornar disponíveis ao usuário do HGM-85 considerações feitas por outros pesquisadores, após a publicação do Manual. Isto efeito levando - se em consideração sugestões feitas por diversos estudos que surgiram de pois da publicação do HCM-85.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia civil-
dc.titleAnálise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85.pt_BR
dc.date.issued1991-02-01-
dc.description.abstractThe objective of this work is to examine and analyze the critical aspects related to traffic intersections in urban areas based on the TRB 1985 Highway Capacity Manual. It presents a bibliographic review of cross-analytical studies, focusing on the main theories that inspired and determined the appearance of the Capacity Manual (HCM-85), and the main advances that emerged after the publication of the Manual, in order to improve the recommended analysis by the HCM-85 and to raise still dubious issues related to the critical aspects. The methodology of the HCM-85 is fully described in its minimum details, identifying its main aspects, presenting all its analysis process both operational and planning. This effect has the purpose of guiding possible Users of the Manual, considering that the traditional method of Webster is still widely used in Brazil. An operational and planning analysis of Recife - PE, through a case study in the metropolitan area of ​​Recife - PE, to demonstrate and test the methodology in its most relevant aspects, and to verify the sensitivity of the main changes suggested by the HCM-85. It also proposes software for the development of the analysis presented by the Manual, in order to allow the analyst to create several scenarios in search of a more efficient solution for the situation under study. The various factors that influence the study of signal-crosses are analyzed in order to determine those that are really relevant, so as to make available to the HGM-85 user the considerations made by other researchers after the publication of the Manual. This effect takes into consideration suggestions made by several studies that have arisen since the publication of HCM - 85.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3079-
dc.date.accessioned2019-03-07T17:44:53Z-
dc.date.available2019-03-07-
dc.date.available2019-03-07T17:44:53Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de Tráfego-
dc.subjectTraffic Engineering-
dc.subjectSemaforização-
dc.subjectSemaphorization-
dc.subjectSoftwares-
dc.subjectÁrea Urbana-
dc.subjectUrban Area-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Maisa Sales.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCritical analysis of intersections in urban areas-based on HCM-85.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Maisa Sales. Análise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85. 1991. 585f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1991. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3079pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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