Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30800
Title: Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio.
Other Titles: Ruled debate as a tool for teaching microbiology in middle level.
El debate reglado como herramienta para la enseñanza de la microbiología en el nivel secundario.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS NETO, José Antônio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SODRÉ NETO, Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREITAS, Heron Neves de.
Keywords: Microbiologia;Microbiologia - ensino;Debate regrado;Microbiologia - ensino-aprendizagem;Sequência didática;Microbiologia - ensino - nível médio;Microbiologia - ensino - escola;Microbiology;Microbiology - teaching;Ruled debate;Microbiology - teaching-learning;Following teaching;Microbiology - teaching - secondary level;Microbiology - teaching - school;Microbiología;Microbiología - enseñanza;Debate gobernado;Microbiología - enseñanza-aprendizaje;Siguiendo la enseñanza;Microbiología - docencia - nivel secundario;Microbiología - enseñanza - escuela
Issue Date: 6-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS NETO, José Antônio. Debate regrado como ferramenta para o ensino de microbiologia em nível médio. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Embora os conceitos trabalhados pela microbiologia sejam aplicados a uma infinidade de processos importantes do cotidiano, o seu ensino nas escolas é por muitas vezes reduzido à condição de patógenos. Essa analogia prejudica diretamente a valorização desses seres microscópicos, o que gera inúmeras associações errôneas e desinteresse por parte dos alunos aos conceitos estudados. Por isso, objetivou-se através do desenvolvimento dessa proposta, a criação e validação de uma sequência didática baseada no debate regrado como ferramenta de ensino para fins de aprendizagem de microbiologia a nível médio. A sequência didática foi organizada em três momentos e aplicada a alunos do 2° ano do ensino médio. Os resultados demonstraram que o debate regrado é uma ferramenta útil para o ensino de microbiologia, já que apresentou ganhos de aprendizagem, proporcionou o desenvolvimento de habilidades pessoais/interpessoais, além de contribuir com a investigação dos conhecimentos prévios e concepções alternativas.
Abstract: Although the concepts worked by microbiology are applied to a multitude of important everyday processes, its teaching in schools is often reduced to the condition of pathogens. This analogy directly harms the appreciation of these microscopic beings, which generates numerous erroneous associations and the lack of interest on the part of students towards the concepts studied. Therefore, this proposal aims to create and validate a didactic sequence based on regulated debate as a teaching tool for the purpose of learning microbiology at the high school level. The didactic sequence was organized into three moments and applied to 2nd grade of high school students. The results demonstrated that regulated debate is a useful tool for microbiology teaching since it showed learning gains and provided the development of personal/interpersonal skills, in addition to contributing to the investigation of prior knowledge and alternative conceptions.
???metadata.dc.description.astratto???: Aunque los conceptos trabajados por la microbiología se aplican a multitud de importantes procesos cotidianos, su enseñanza en las escuelas se reduce muchas veces a la condición de patógenos. Esta analogía perjudica directamente la apreciación de estos seres microscópicos, lo que genera numerosas asociaciones erróneas y el desinterés de los estudiantes por los conceptos estudiados. Por lo tanto, mediante el desarrollo de esta propuesta se tuvo como objetivo crear y validar una secuencia didáctica basada en el debate reglado como herramienta didáctica para el aprendizaje de la microbiología en el nivel secundario. La secuencia didáctica se organizó en tres momentos y se aplicó a estudiantes del 2° año de secundaria. Los resultados mostraron que el debate reglado es una herramienta útil para la enseñanza de la microbiología, ya que presentó ganancias de aprendizaje, proporcionó el desarrollo de habilidades personales/interpersonales, además de contribuir a la investigación de conocimientos previos y concepciones alternativas.
Keywords: Microbiologia
Microbiologia - ensino
Debate regrado
Microbiologia - ensino-aprendizagem
Sequência didática
Microbiologia - ensino - nível médio
Microbiologia - ensino - escola
Microbiology
Microbiology - teaching
Ruled debate
Microbiology - teaching-learning
Following teaching
Microbiology - teaching - secondary level
Microbiology - teaching - school
Microbiología
Microbiología - enseñanza
Debate gobernado
Microbiología - enseñanza-aprendizaje
Siguiendo la enseñanza
Microbiología - docencia - nivel secundario
Microbiología - enseñanza - escuela
???metadata.dc.subject.cnpq???: Genética Molecular e de Microorganismos.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30800
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ANTÔNIO MEDEIROS NETO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfJosé Antônio Medeiros Neto - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2013.3.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.