Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30802
Title: Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista.
Other Titles: Grammar Teaching: the use of adverbs in the music genre from a functionalist perspective.
???metadata.dc.creator???: PAIXÃO, Janaíza do Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Daniel Soares.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Abdoral Inácio da.
Keywords: Ensino de gramática;Advérbios-abordagens tradicionalistas;Gêneros textuais discursivos;Gênero - letra de música;Advérbio-letra de música;Funcionalismo-pensamento lingüístico;grammar teaching;Adverbs-traditionalist approaches;Discursive textual genres;Genre - Lyrics;adverb-lyrics;Functionalism-linguistic thinking
Issue Date: 22-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PAIXÃO, Janaíza do Nascimento. Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Nas últimas décadas, o ensino de gramática tem sido alvo de muitas críticas por parte dos estudiosos da linguagem. Há uma insatisfação com o tratamento dado à gramática no espaço escolar, e isso ocorre, talvez, porque esse ensino ainda está pautado, primordialmente, no estudo da metalinguagem, nas regras da gramática normativa, o que não contribui de forma eficaz para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Dentro das abordagens gramaticais, destacamos o estudo das classes de palavras, mais especificamente os advérbios, os quais na visão da gramática normativa são tratados de modo bem simplista, não permitindo que o aluno conheça a importância dessa classe para a construção dos textos que circulam socialmente. Sendo assim, buscamos desenvolver um estudo com o objetivo de analisar, sob a perspectiva do funcionalismo linguístico, o uso dos advérbios no gênero música. Como alicerce teórico, apoiamo-nos, fundamentalmente, nos estudos de Travaglia (2009) e Possenti (1996) que trata sobre as concepções e tipos de gramática; nos estudos sobre o ensino de gramática contextualizada com Antunes (2007, 2014); nos postulados de Neves (1997) e Cunha (2008) sobre o Funcionalismo Linguístico; nas contribuições de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2010) acerca dos gêneros textuais/discursivos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparado pelas pesquisas bibliográfica e descritiva e para compor o seu corpus, selecionamos cinco músicas ouvidas por pessoas de diferentes faixas etárias e cultura. A análise realizada nas músicas evidencia a importância da classe gramatical advérbios na compreensão do sentido global do texto, já que dentro de uma situação de uso estes podem assumir diferentes sentidos e funções. Além disso, percebemos algumas incoerências nas gramáticas de orientação normativa com relação à classificação dessa categoria gramatical.
Abstract: In the last decades, grammar teaching has been the object of much criticism by language scholars. There is dissatisfaction with the treatment given to grammar in the school space, and this happens, perhaps, because this teaching is still primarily based on the study of metalanguage, the rules of normative grammar, which does not effectively contribute to the development of students' communicative competence. Within grammatical approaches, we highlight the study of word classes, more specifically adverbs, which, in the view of normative grammar, are treated in a very simplistic way, not allowing the student to understand the importance of this class for the construction of socially circulating texts. Therefore, the academic work aims to develop a study with the objective of analyzing, from the perspective of linguistic functionalism, the use of adverbs in the music genre. As a theoretical foundation, we rely primarily on the studies by Travaglia (2009) and Possenti (1996), which deal with the conceptions and types of grammar; on the studies of contextualized grammar teaching by Antunes (2007, 2014); on the postulates of Neves (1997) and Cunha (2008) regarding Linguistic Functionalism; and on the contributions of Bakhtin (2000) and Marcuschi (2010) regarding textual/discursive genres.This is a qualitative research, supported by bibliographic and descriptive research methods to compose its corpus, we selected five songs listened by people of different age groups and cultures. The analysis conducted on the songs evidences the importance of the grammatical class of adverbs in understanding the global meaning of the text, as within a context of use, they can assume different meanings and functions. Furthermore, we have noticed some inconsistencies in normative-oriented grammars regarding the classification of this grammatical category.
Keywords: Ensino de gramática
Advérbios-abordagens tradicionalistas
Gêneros textuais discursivos
Gênero - letra de música
Advérbio-letra de música
Funcionalismo-pensamento lingüístico
grammar teaching
Adverbs-traditionalist approaches
Discursive textual genres
Genre - Lyrics
adverb-lyrics
Functionalism-linguistic thinking
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras – Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30802
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANAÍZA DO NASCIMENTO PAIXÃO. MONOGRAFIA LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfJanaÍza do Nascimento Paixão. Monografia Letras-LÍngua Portuguesa. CFP 2023.769.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.