Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30802
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9440784458362343pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. V. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8583361104101777pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Daniel Soares.-
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.description.resumoNas últimas décadas, o ensino de gramática tem sido alvo de muitas críticas por parte dos estudiosos da linguagem. Há uma insatisfação com o tratamento dado à gramática no espaço escolar, e isso ocorre, talvez, porque esse ensino ainda está pautado, primordialmente, no estudo da metalinguagem, nas regras da gramática normativa, o que não contribui de forma eficaz para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Dentro das abordagens gramaticais, destacamos o estudo das classes de palavras, mais especificamente os advérbios, os quais na visão da gramática normativa são tratados de modo bem simplista, não permitindo que o aluno conheça a importância dessa classe para a construção dos textos que circulam socialmente. Sendo assim, buscamos desenvolver um estudo com o objetivo de analisar, sob a perspectiva do funcionalismo linguístico, o uso dos advérbios no gênero música. Como alicerce teórico, apoiamo-nos, fundamentalmente, nos estudos de Travaglia (2009) e Possenti (1996) que trata sobre as concepções e tipos de gramática; nos estudos sobre o ensino de gramática contextualizada com Antunes (2007, 2014); nos postulados de Neves (1997) e Cunha (2008) sobre o Funcionalismo Linguístico; nas contribuições de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2010) acerca dos gêneros textuais/discursivos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparado pelas pesquisas bibliográfica e descritiva e para compor o seu corpus, selecionamos cinco músicas ouvidas por pessoas de diferentes faixas etárias e cultura. A análise realizada nas músicas evidencia a importância da classe gramatical advérbios na compreensão do sentido global do texto, já que dentro de uma situação de uso estes podem assumir diferentes sentidos e funções. Além disso, percebemos algumas incoerências nas gramáticas de orientação normativa com relação à classificação dessa categoria gramatical.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras – Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleEnsino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista.pt_BR
dc.date.issued2023-06-22-
dc.description.abstractIn the last decades, grammar teaching has been the object of much criticism by language scholars. There is dissatisfaction with the treatment given to grammar in the school space, and this happens, perhaps, because this teaching is still primarily based on the study of metalanguage, the rules of normative grammar, which does not effectively contribute to the development of students' communicative competence. Within grammatical approaches, we highlight the study of word classes, more specifically adverbs, which, in the view of normative grammar, are treated in a very simplistic way, not allowing the student to understand the importance of this class for the construction of socially circulating texts. Therefore, the academic work aims to develop a study with the objective of analyzing, from the perspective of linguistic functionalism, the use of adverbs in the music genre. As a theoretical foundation, we rely primarily on the studies by Travaglia (2009) and Possenti (1996), which deal with the conceptions and types of grammar; on the studies of contextualized grammar teaching by Antunes (2007, 2014); on the postulates of Neves (1997) and Cunha (2008) regarding Linguistic Functionalism; and on the contributions of Bakhtin (2000) and Marcuschi (2010) regarding textual/discursive genres.This is a qualitative research, supported by bibliographic and descriptive research methods to compose its corpus, we selected five songs listened by people of different age groups and cultures. The analysis conducted on the songs evidences the importance of the grammatical class of adverbs in understanding the global meaning of the text, as within a context of use, they can assume different meanings and functions. Furthermore, we have noticed some inconsistencies in normative-oriented grammars regarding the classification of this grammatical category.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30802-
dc.date.accessioned2023-07-12T12:10:25Z-
dc.date.available2023-07-12-
dc.date.available2023-07-12T12:10:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.subjectAdvérbios-abordagens tradicionalistaspt_BR
dc.subjectGêneros textuais discursivospt_BR
dc.subjectGênero - letra de músicapt_BR
dc.subjectAdvérbio-letra de músicapt_BR
dc.subjectFuncionalismo-pensamento lingüísticopt_BR
dc.subjectgrammar teachingpt_BR
dc.subjectAdverbs-traditionalist approachespt_BR
dc.subjectDiscursive textual genrespt_BR
dc.subjectGenre - Lyricspt_BR
dc.subjectadverb-lyricspt_BR
dc.subjectFunctionalism-linguistic thinkingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPAIXÃO, Janaíza do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGrammar Teaching: the use of adverbs in the music genre from a functionalist perspective.pt_BR
dc.identifier.citationPAIXÃO, Janaíza do Nascimento. Ensino de Gramática: o uso dos advérbios no gênero música sob a perspectiva funcionalista. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANAÍZA DO NASCIMENTO PAIXÃO. MONOGRAFIA LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfJanaÍza do Nascimento Paixão. Monografia Letras-LÍngua Portuguesa. CFP 2023.769.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.