Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30808
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, M. L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4824136090876901pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.-
dc.description.resumoDiscutir sobre a inclusão escolar no contexto da Educação Básica, em especial, de alunos diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista), tem sido o alvo de inúmeras pesquisas sob distintas perspectivas e áreas do conhecimento. Por mais que as teorias forneçam aos professores e demais profissionais da educação um importante suporte para auxiliar no fazer pedagógico, a realidade ainda se apresenta com grandes desafios a serem superados. No que diz respeito, especialmente, ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, torna-se crucial um olhar crítico e reflexivo do professor de português sobre as práticas de leitura e escrita visando aprimorar a competência linguística de todos os participantes envolvidos no processo de comunicação e interação. Para tanto, este trabalho tem como principal foco investigar como as práticas de leitura e de escrita são direcionadas a crianças diagnosticadas com Autismo em turmas do Ensino Fundamental, anos finais, na cidade de Cajazeiras-PB, à luz da abordagem interativa de linguagem. Para a construção do arcabouço teórico e metodológico desta pesquisa, guiamos o caminho sob à luz das contribuições, principalmente, de Antunes (2003, 2005, 2009, 2017), Marcuschi (2008) e Bakhtin (1992, 2006), visando relacionar as orientações que são dadas ao ensino com o universo dos textos e dos gêneros textuais; como também, pelos estudos de Santos (2019), Souza (2020) e Silva (2018), para tecermos considerações sobre o TEA, além das orientações da Base Nacional Comum Curricular - (BRASIL, 2018). Trata-se de uma pesquisa descritiva, aplicada e de caráter qualitativo. Para a coleta de dados utilizamos como instrumento um questionário aplicado através do Google Forms a professores da rede municipal de ensino de Cajazeiras-PB. Como resultados a pesquisa demonstrou que a maioria dos docentes não possuem um conhecimento aprofundado sobre o TEA e que as práticas de leitura e escrita com crianças diagnosticadas com esse transtorno poderiam ser melhor sistematizadas a partir da implantação de políticas públicas educacionais de conscientização e formação adequada a docentes que atuam na rede básica de ensino. Como forma de contribuir para a melhoria do ensino de língua portuguesa a alunos diagnosticados com TEA matriculados em séries finais do Ensino Fundamental, foi elaborado uma proposta de intervenção de modo a gerar a melhor interação dos alunos com autismo e os demais integrantes de suas turmas, partindo da ideia de que o mundo da textualidade proporciona o empoderamento desses sujeitos e lhes possibilita atuarem nas mais diversas práticas sociais da linguagem, mediante o ensino inclusivo e dialógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titlePor um ensino inclusivo de língua portuguesa: práticas de leitura e de escrita para crianças com autismo do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2023-06-19-
dc.description.abstractDiscussing school inclusion in the context of Basic Education, especially for students diagnosed with ASD (Autism Spectrum Disorder), has been the target of numerous pieces of research from different perspectives and areas of knowledge. As much as the theories provide teachers and other education professionals with support to assist them in the pedagogical process, the reality still presents some challenges to overcome. Regarding, especially, the teaching and learning of the Portuguese Language, it is crucial to have a critical and reflective look at the Portuguese teacher on the practices of reading and writing to improve the linguistic competence of all participants involved in communication and interaction. Therefore, this work focuses on investigating how the practices of reading and writing are directed to children diagnosed with Autism in classes of the Elementary School, in the small town of Cajazeiras-PB, with the interactive approach of language. For the construction of the theoretical and methodological framework of this research, we have the contributions, mainly, of Antunes (2003, 2005, 2009, 2017), Marcuschi (2008), and Bakhtin (1992, 2006), aiming to correlate the orientations that are given to teaching with the universe of texts and textual genres; as well, by the studies of Santos (2019), Souza (2020) and Silva (2018), to make considerations about ASD, in addition to the guidelines of the National Common Curricular Base - (BRASIL, 2018). This is descriptive, applied, and qualitative research. For data collection, we used as an instrument a questionnaire applied through Google Forms to teachers of the municipal school system of Cajazeiras-PB. As results, the research showed that most teachers do not have an in-depth knowledge of ASD and that the practices of reading and writing with children diagnosed with this disorder could be better systematized from the implementation of public education policies of awareness and adequate training for teachers who work in the basic education. As a way to contribute to the improvement of Portuguese language teaching to students diagnosed with ASD enrolled in the final years of elementary school, an intervention proposal was elaborated to generate the best interaction between students with autism and the other members of their classes, starting from the idea that the world of textuality provides the empowerment of these subjects and enables them to act in the most diverse social practices of language, through inclusive and dialogical teaching.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30808-
dc.date.accessioned2023-07-12T13:27:00Z-
dc.date.available2023-07-12-
dc.date.available2023-07-12T13:27:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesa - crianças autistaspt_BR
dc.subjectLeitura e escrita- crianças autistaspt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista -TEApt_BR
dc.subjectPráticas de leituras em autismopt_BR
dc.subjectEscolas - Município - Cajazeiras -Paraíbapt_BR
dc.subjectInclusive education-
dc.subjectPortuguese language teaching - children-
dc.subjectReading and writing - autistic children-
dc.subjectAutism-
dc.subjectBasic education-
dc.subjectAutistic Spectrum Disorder - ASD-
dc.subjectReading practices in autism-
dc.subjectSchools - Municipality - Cajazeiras -Paraíba-
dc.subjectEducação Especial.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Manoel Lázaro da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFor an inclusive Portuguese language teaching: reading and writing practices for children with autism from the 6th to the 9th grade of elementary school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationALVES, Manoel Lázaro da Silva. Por um ensino inclusivo de língua portuguesa: práticas de leitura e de escrita para crianças com autismo do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental. 2023. 79f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOEL LÁZARO DA SILVA ALVES. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2023.pdfManoel Lázaro da Silva Alves. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2023.3.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.