Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30814
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, I. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063282759448313pt_BR
dc.contributor.advisor1VIEIRA, Alecxandro Alves.-
dc.contributor.advisor1IDVIEIRA, A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDVIEIRA, ALECXANDRO ALVES.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1887165837865869pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Jorge Alves de.-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, J. A.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSOUSA, JORGE ALVES.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSOUSA, JORGE ALVES DE.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0226886239142027pt_BR
dc.contributor.referee2LOPES, Anselmo Ribeiro.-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, J. A.pt_BR
dc.contributor.referee2IDSOUSA, JORGE ALVES.pt_BR
dc.contributor.referee2IDSOUSA, JORGE ALVES DE.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0226886239142027pt_BR
dc.description.resumoDada a relevância dos conteúdos estatísticos para construção do cidadão crítico e autônomo, os documentos que norteiam o Ensino da Matemática no Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e, mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orienta que o ensino da Estatística seja iniciado no ensino fundamental e ampliado no Ensino Médio. Contudo, estudos relacionados à Educação Estatística têm revelado que o ensino desta temática na escola básica tem sido abordado, na maioria das vezes, de maneira deficitária, não proporcionando aos estudantes, o desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas pela BNCC para esta área de conhecimento. Diante deste contexto, este estudo buscou, a partir dos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica e de referências teóricas publicadas acerca da Educação Estatística, entender o cenário atual e quais as recomendações a serem seguidas pelos professores de Matemática ao abordar o conteúdo de Estatística. Além disso, visando descrever melhor a realidade local do município de Cuité-PB, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de alcance exploratório e descritivo, para conhecer, o perfil socioeconômico, acadêmico e profissional dos professores de Matemática atuantes nas escolas de Ensino Médio do referido município, suas percepções, os desafios e as metodologias adotadas quanto ao ensino da Estatística. Após a coleta dos dados da população alvo da pesquisa, foi realizada uma análise descritiva dos dados, cujos resultados evidenciaram que são muitos os desafios presentes na prática pedagógica do professor de Matemática ao lecionar os conteúdos de Estatística, em que tais conteúdos ainda são negligenciados, ou ensinados de maneira precária, por muitos professores de Matemática, seja por uma formação estatística insuficiente, falta de tempo disponível para abordagem satisfatória de tais conteúdos, falta de recursos tecnológicos, ou ainda, a falta de interesse dos estudantes. Acreditamos que, esta falta de interesse/dificuldade de aprendizagem a respeito da Estatística seja devido à ausência de práticas metodológicas mais atrativas e contextualizadas, a exemplo da realização de projetos interdisciplinares, que tornem a aprendizagem de tais conteúdos mais prazerosa, favorecendo o protagonismo do estudante, possibilitando ao mesmo a vivência e o reconhecimento da diversidade em sua volta e a sua atuação nesta realidade. Como desfecho, espera-se que este estudo contribua para a discussão e melhorias no ensino da Estatística tanto a nível de Ensino Médio, quanto a nível de graduação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleA Estatística no Ensino médio: diretrizes e percepções dos professores de matemática atuantes nas escolas do município de Cuité - PB.pt_BR
dc.date.issued2023-06-13-
dc.description.abstractGiven the relevance of statistical content for building a critical citizen and autonomous, the documents that guide the Teaching of Mathematics in Brazil, the National Curricular Parameters of Mathematics and, more recently, the Base National Common Curricular (BNCC), directs that the teaching of Statistics be started in primary education and expanded in secondary education. However, related studies to Statistical Education have revealed that the teaching of this subject in primary school has been addressed, most of the time, in a deficient way, not providing to students, the development of established skills and competences by BNCC for this area of ​​knowledge. In this context, this study sought, from the official documents that guide Basic Education and published theoretical references about Statistical Education, understand the scenario and what are the recommendations to be followed by Mathematics teachers when approaching the content of Statistics. Furthermore, in order to better describe the local reality of the municipality of Cuité-PB, a quantitative research was carried out, exploratory and descriptive scope, to know, the socioeconomic, academic profile and professional of Mathematics teachers working in high schools of that municipality, their perceptions, the challenges and the methodologies adopted regarding the teaching of statistics. After collecting data from the target population of the research, a descriptive analysis of the data was carried out, whose results showed that there are many challenges present in the pedagogical practice of Mathematics teacher when teaching the contents of Statistics, in which such contents are still neglected, or poorly taught, by many Mathematics teachers, whether due to insufficient statistical training, lack of time available for a satisfactory approach to such contents, lack of resources technologies, or even, the lack of interest of the students. We believe that this lack of interest/difficulty in learning about Statistics either due to absence of more attractive and contextualized methodological practices, such as the realization of interdisciplinary projects, which make the learning of such more pleasant content, favoring the student's protagonism, enabling at the same time the experience and recognition of the diversity around them and their performance in this reality. As a result, this study is expected to contribute to the discussion and improvements in the teaching of Statistics both at the high school level and at graduation level.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30814-
dc.date.accessioned2023-07-12T17:40:24Z-
dc.date.available2023-07-12-
dc.date.available2023-07-12T17:40:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectMatemática - ensino médiopt_BR
dc.subjectMatemática - BNCCpt_BR
dc.subjectEstatística - ensino médio - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectEstatística - formação de professorespt_BR
dc.subjectProfessores de matemática – Cuité-PBpt_BR
dc.subjectStatisticpt_BR
dc.subjectStatistical educationpt_BR
dc.subjectMathematics - high schoolpt_BR
dc.subjectMathematics - BNCCpt_BR
dc.subjectStatistics - high school - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectStatistic - teacher trainingpt_BR
dc.subjectStatistic - teacher trainingpt_BR
dc.subjectEstadística-
dc.subjectEducación estadística-
dc.subjectMatemáticas - secundaria-
dc.subjectMatemáticas - BNCC-
dc.subjectEstadísticas - bachillerato - Cuité-PB-
dc.subjectEstadísticas - formación del profesorado-
dc.subjectProfesores de Matemáticas – Cuité-PB-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Isaac Guedes dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStatistics in High School: guidelines and perceptions of mathematics teachers working in schools in the city of Cuité - PB.pt_BR
dc.title.alternativeEstadística en la Enseñanza Media: orientaciones y percepciones de profesores de matemáticas que actúan en escuelas del municipio de Cuité - PB.-
dc.identifier.citationSANTOS, Isaac Guedes dos. A Estatística no Ensino médio: diretrizes e percepções dos professores de matemática atuantes nas escolas do município de Cuité - PB.. 2023. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenDada la relevancia del contenido estadístico para la construcción de un ciudadano crítico y autónomo, los documentos que orientan la Enseñanza de las Matemáticas en Brasil, los Parámetros Curriculares Nacionales de Matemáticas y, más recientemente, la Base Curricular Común Nacional (BNCC), orientan que la la enseñanza de la Estadística se inicia en la escuela primaria y se amplía en la secundaria. Sin embargo, estudios relacionados con la Educación Estadística han revelado que la enseñanza de esta temática en la enseñanza básica ha sido abordada, la mayoría de las veces, de manera deficiente, no brindando a los estudiantes el desarrollo de habilidades y competencias establecidas por la BNCC para esta área de la conocimiento Ante este contexto, este estudio buscó, a partir de documentos oficiales que orientan la Educación Básica y referentes teóricos publicados sobre la Educación Estadística, comprender el escenario actual y cuáles son las recomendaciones a seguir por los docentes de Matemática al abordar el contenido de la Estadística. Además, con el fin de describir mejor la realidad local del municipio de Cuité-PB, se realizó una investigación cuantitativa, con alcance exploratorio y descriptivo, con el fin de conocer el perfil socioeconómico, académico y profesional de los profesores de Matemáticas que actúan en la Colegios del mencionado municipio, sus percepciones, los desafíos y las metodologías adoptadas en torno a la enseñanza de la Estadística. Después de la recolección de datos de la población objetivo de la investigación, se realizó un análisis descriptivo de los datos, cuyos resultados mostraron que son muchos los desafíos presentes en la práctica pedagógica del profesor de Matemática al enseñar contenido de Estadística, en el que dicho contenido aún es son desatendidas, o mal impartidas, por muchos profesores de Matemáticas, ya sea por una insuficiente formación estadística, por la falta de tiempo disponible para un abordaje satisfactorio de dichos contenidos, por la falta de recursos tecnológicos, o incluso por la falta de interés de los alumnos. Creemos que este desinterés/dificultad por aprender Estadística se debe a la ausencia de prácticas metodológicas más atractivas y contextualizadas, como la realización de proyectos interdisciplinarios, que hagan más placentero el aprendizaje de dichos contenidos, favoreciendo el protagonismo de los estudiantes, permitiéndoles experimentar y reconocer la diversidad que les rodea y su papel en esta realidad. Como resultado, se espera que este estudio contribuya a la discusión y perfeccionamiento de la enseñanza de la Estadística tanto en el nivel medio como en el nivel de pregrado.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISAAC GUEDES DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfIsaac Guedes dos Santos - TCC Licenciatura em Matemática CES 2023.678.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.