Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30817
Title: “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia.
Other Titles: “I know my place”: a pedagogical intervention based on the dialogue between Literature and Sociology
???metadata.dc.creator???: SILVA, Nandhara Bezerra da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Cauby.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos.
Keywords: Educação contextualizada;Geração de 1930;Formação continuada;Clube de leitura;Interdisciplinarização do ensino;Intervenção Pedagógica;Escola Cidadã Integral Técnica;ECIT – José Gonçalves de Queiroz – Sumé – PB;Literatura e Sociologia – diálogo;Contextualized education.;Generation of 1930;Continuing education;Book club;Interdisciplinary teaching;Pedagogical Intervention;Technical Integral Citizen School;ECIT – José Gonçalves de Queiroz – Sumé – PB;Literature and Sociology – dialogue
Issue Date: 30-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Nandhara Bezerra da. “Conheço meu lugar”: uma intervenção pedagógica a partir do diálogo entre Literatura e Sociologia. 2023. 98f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30817
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho trata de uma intervenção pedagógica, realizada a partir de um clube de leitura, com o propósito de trabalhar o Nordeste brasileiro a partir do diálogo entre a Literatura e as Ciências Humanas, especificamente a Sociologia, com estudantes leitores do ensino médio, de uma Escola Cidadã Integral Técnica – ECIT José Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé, no Cariri Paraibano. Realizou-se uma análise documental sobre os documentos curriculares e a coleção didática do Programa Nacional do Livro e Material Didático - PNLD 2021, com intuito de identificar as temáticas, conteúdos, competências e habilidades para a fundamentação da proposta de interdisciplinaridade na intervenção, uma análise de conteúdo dos livros de literatura, para identificar temáticas abordadas no ensino da Sociologia, e a realização da intervenção pedagógica em formato de clube de leitura. O clube foi realizado entre 22 de Março e 17 de Maio de 2023, com um total de seis encontros, realizados no horário das 12h30 às 13h20, na biblioteca da escola. Realizamos leituras, discussões e análises sobre algumas obras clássicas da Literatura brasileira/nordestina da década de 1930, quais sejam, “Menino de engenho” do José Lins do Rego, “O Quinze” da Rachel de Queiroz e “Vidas Secas” do Graciliano Ramos, trazendo abordagens históricas, geográficas e sociais. O trabalho resultou na concretização da proposta de interdisciplinarização e contextualização para conhecer e compreender o Nordeste, através dos fenômenos sociais, históricos e geográficos presentes nas narrativas das obras. Concluiu-se, então, que foi possível concretizar o objetivo deste trabalho, ao ensinar e aprender sobre a região Nordeste com disciplinas em diálogo, como a Sociologia, a História e a Geografia com as obras literárias e as vivências individuais e sociais dos estudantes, cumprindo a proposta de contextualização e interdisciplinarização no ensino. Os estudantes também revelaram as suas insatisfações com o excesso de carga horária no ensino integral, tornando-os mais cansados e menos produtivos no ambiente escolar. O trabalho conteve algumas falhas e limitações na sua realização, como o público alvo ser de alunos, majoritariamente, considerados os melhores no desempenho escolar, o excesso de falas minha e do professor durante alguns debates, e pouca delimitação de regras para as discussões, a autonomia não foi um aspecto positivo na dinâmica do clube, sendo importante novas propostas e reformulações de pesquisas.
Abstract: The present work is about a pedagogical intervention, carried out from a reading club, with the purpose of working the Brazilian Northeast from the dialogue between Literature and Humanities, specifically Sociology, with high school students of a Technical Integral Citizen School - ECIT José Gonçalves de Queiroz, located in the municipality of Sumé, in Cariri Paraibano. A documental analysis of the curriculum documents and the didactic collection of the National Program of Books and Didactic Materials - PNLD 2021 was done, in order to identify the themes, contents, competencies and abilities for the foundation of the interdisciplinarity proposal in the intervention, a content analysis of the literature books, to identify themes addressed in the teaching of Sociology, and the realization of the pedagogical intervention in the format of a reading club. The club was carried out between March 22 and May 17, 2023, with a total of six meetings, held during the hours of 12:30 to 1:20 pm, in the school library. We carried out readings, discussions and analyses of some classic works of Brazilian/Northeastern literature from the 1930's, namely "Menino de engenho" by José Lins do Rego, "O Quinze" by Rachel de Queiroz and "Vidas Secas" by Graciliano Ramos, bringing historical, geographical and social approaches. The work resulted in the concretization of the proposal of interdisciplinarization and contextualization to know and understand the Northeast, through social, historical and geographical phenomena present in the narratives of the works. It was concluded, then, that it was possible to accomplish the objective of this work, by teaching and learning about the Northeast region with disciplines in dialogue, such as Sociology, History and Geography with the literary works and the individual and social experiences of the students, fulfilling the proposal of contextualization and interdisciplinarization in teaching. The students also revealed their dissatisfaction with the excessive workload in full time education, making them more tired and less productive in the school environment. The work contained some flaws and limitations in its realization, such as the target audience being mostly students considered the best in school performance, the excess of my and the teacher's speeches during some debates, and little delimitation of rules for discussions, the autonomy was not a positive aspect in the dynamics of the club, being important new proposals and research reformulations.
Keywords: Educação contextualizada
Geração de 1930
Formação continuada
Clube de leitura
Interdisciplinarização do ensino
Intervenção Pedagógica
Escola Cidadã Integral Técnica
ECIT – José Gonçalves de Queiroz – Sumé – PB
Literatura e Sociologia – diálogo
Contextualized education.
Generation of 1930
Continuing education
Book club
Interdisciplinary teaching
Pedagogical Intervention
Technical Integral Citizen School
ECIT – José Gonçalves de Queiroz – Sumé – PB
Literature and Sociology – dialogue
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30817
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NANDHARA BEZERRA DA SILVA - TCC LIC. CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2023.pdfNandhara Bezerra da Silva - TCC Lic. Ciências Sociais CDSA 2023.1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.