Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30825
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2377337087883077pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.-
dc.contributor.advisor1IDMACEDO, A. D. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897860267687210pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.referee1IDSOUZA, Glageane da Silva.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee2NEVES, Regina da Silva Pina.-
dc.contributor.referee2IDPINA NEVES, R. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5874654544324539pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho descreve uma experiência vivenciada no Estágio Curricular Supervisionado utilizando o Lesson Study (LS), no qual é tido como um processo de desenvolvimento profissional de professores que visa incentivar o trabalho colaborativo e processos de reflexão. O LS é composto basicamente por três/quatro etapas que são: o planejamento da aula, execução e observação da aula e a reflexão pós-aula e, em alguns casos, a reaplicação dessa aula pós-reflexão. O objetivo principal é analisar contribuições que o LS pode oferecer para a formação inicial de professores de matemática através de uma aula do Estágio Curricular Supervisionado com o uso de materiais concretos. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa. Os resultados obtidos apontam alguns pontos os quais podem ser considerados para melhorar a aula, também destacamos a necessidade de ter mais tempo para que o planejamento seja mais elaborado e detalhado. Portanto, é notório que de fato o LS contribui para a formação inicial de professores, trazendo momentos críticos e reflexivos, e nos permite perceber as necessidades de está em constante evolução, sobretudo nos métodos de ensino. Principalmente na reflexão pós-aula através dos feedbacks dos observadores e, da própria mediadora da aula, buscando sempre aprimorar em relação aos erros e acertos. Acreditamos que o objetivo da aula foi alcançado, pois a maioria da turma conseguiu compreender o conteúdo estudado, e o uso dos materiais concretos também contribuíram para o entendimento, além de ter despertado o interesse e a atenção dos alunos na aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemática.pt_BR
dc.titleFormação inicial de professores de matemática em processo de lesson study: uma experiência do estágio curricular supervisionado com auxílio de materiais concretos.pt_BR
dc.date.issued2023-07-19-
dc.description.abstractThe present work describes an experience lived in the Supervised Curricular Internship using the Lesson Study (LS), in which it is seen as a professional development process for teachers that aims to encourage collaborative work and reflection processes. The LS is basically composed of three/four stages which are: lesson planning, execution and observation of the lesson and post-class reflection and, in some cases, the reapplication of this post reflection class. The main objective is to analyze contributions that LS can offer to the initial training of mathematics teachers through a Supervised Curricular Internship class with the use of concrete materials. The research methodology is qualitative and interpretive in nature. The results obtained indicate some points which can be considered to improve the class, we also highlight the need to have more time for the planning to be more elaborate and detailed. Therefore, it is well known that the LS actually contributes to the initial training of teachers, bringing critical and reflective moments, and allows us to perceive the needs of is in constant evolution, especially in teaching methods. Especially in post-class reflection through feedback from observers and from the class mediator herself, always seeking to improve in relation to mistakes and successes. We believe that the objective of the class was achieved, as most of the class was able to understand the content studied, and the use of concrete materials also contributed to understanding, in addition to having aroused the interest and attention of students in class.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30825-
dc.date.accessioned2023-07-12T22:57:12Z-
dc.date.available2023-07-12-
dc.date.available2023-07-12T22:57:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLesson studypt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - lesson studypt_BR
dc.subjectLesson study - materiais concretospt_BR
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopt_BR
dc.subjectMateriais concretospt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectLesson studypt_BR
dc.subjectMath teachers - lesson studypt_BR
dc.subjectLesson study - concrete materialspt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectConcrete materialspt_BR
dc.subjectMatemáticaspt_BR
dc.subjectEstudio de la lecciónpt_BR
dc.subjectProfesores de matemáticas - estudio de leccionespt_BR
dc.subjectEstudio de la lección - materiales de hormigónpt_BR
dc.subjectPasantía supervisadapt_BR
dc.subjectMateriales de concretopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Julia Leite da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInitial training of mathematics teachers in the lesson study process: an experience of supervised curricular internship with the help of concrete materials.pt_BR
dc.title.alternativeFormación inicial de profesores de matemáticas en el proceso de estudio de lecciones: una experiencia de pasantía curricular supervisada con ayuda de materiales concretos.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Julia Leite da. Formação inicial de professores de matemática em processo de lesson study: uma experiência do estágio curricular supervisionado com auxílio de materiais concretos. 2023. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenEl presente trabajo describe una experiencia vivida en la Práctica Curricular Supervisada utilizando el Lesson Study (LS), que es visto como un proceso de desarrollo profesional para profesores que tiene como objetivo fomentar el trabajo colaborativo y los procesos de reflexión. El LS se compone básicamente de tres/cuatro etapas que son: la planificación de la lección, la ejecución y observación de la lección, y la reflexión posterior a la clase y, en algunos casos, la aplicación de esta clase de post-reflexión. El objetivo principal es analizar las contribuciones que LS puede ofrecer a la formación inicial de profesores de matemáticas a través de una clase de Prácticas Curriculares Supervisadas con el uso de materiales concretos. La metodología de investigación es de naturaleza cualitativa e interpretativa. Los resultados obtenidos señalamos algunos puntos que se pueden considerar para mejorar la clase, también destacamos los necesita tener más tiempo para que la planificación sea más elaborada y detallada. Por lo tanto, es notable que de hecho, LS contribuye a la formación inicial de los docentes, trayendo momentos críticos y reflexivos, y en le permite comprender las necesidades de está en constante evolución, especialmente en los métodos de enseñanza. Principalmente en la reflexión posterior a la clase a través de la retroalimentación de los observadores y de la propia mediadora de la clase, buscando siempre mejorar en relación a los errores y aciertos. Creemos que se logró el objetivo de la clase, ya que la mayoría de los clase fue capaz de comprender el contenido estudiado, y el uso de materiales concretos también contribuyó a la comprensión, además de haber despertado el interés y la atención de los alumnos en clase.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIA LEITE DA SILVA- TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfJulia Leite da Silva - TCC Licenciatura em Matemática CES 2013.357.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.