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Title: Programa pet-saúde interprofissionalidade: concepções sobre educação interprofissional e competências colaborativas.
Other Titles: Interprofessional pet-health program: conceptions about education interprofessional and collaborative skills.
Programa interprofesional de salud de mascotas: concepciones sobre la educación habilidades interprofesionales y colaborativas.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Maria Letícia Cardoso da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAMOS, Deborah Dornellas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Gracielle Malheiros dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva.
Keywords: Educação interprofissional;Práticas interdisciplinares;Estratégias de saúde nacionais;Educação em saúde;Interprofessional education.;Interdisciplinary practices;National health strategies;Health education;Educación interprofesional;Practicas interdisciplinarias;Estrategias nacionales de salud;Educación para la salud
Issue Date: 19-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Maria Letícia Cardoso da Silva. Programa pet-saúde interprofissionalidade: concepções sobre educação interprofissional e competências colaborativas. 2023. 33 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade, instituído pela Portaria Interministerial n° 421 de 2010, está entre uma das políticas exitosas no Brasil voltadas a reorientação da formação em saúde e para estimular experiências ligados as questões de interdisciplinaridade, norteando-se pelo conceito da Educação Interprofissional em Saúde (EIP). O objetivo deste trabalho foi apresentar as concepções dos tutores e preceptores integrantes do PET-Saúde Interprofissionalidade, dos municípios de Cuité e Nova Floresta, Paraíba, a respeito das aproximações e desafios da educação interprofissional em saúde e o desenvolvimento de competências colaborativas. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório, do tipo transversal, realizado com 16 preceptores e 9 tutores, integrantes do PET, totalizando 25 participantes no período de 01 a 11 de dezembro de 2020. Os resultados foram apresentados e avaliados separadamente. No grupo dos preceptores emergiu conteúdo que originaram as classes temáticas de caracterização das experiências do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) e os desafios para a implementação da interprofissionalidade. E no grupo dos tutores constituiu-se as classes temáticas sobre os obstáculos para a efetivação da Educação Interprofissional (EIP) e a Educação Interprofissional para a formação dos estudantes. Diante os resultados, identificou-se que o programa PET-Saúde Interprofissionalidade é considerado uma importante estratégia para a reorganização da formação e assistência em saúde no SUS, principalmente para superação de desafios como o déficit nas formações dos profissionais que atuam na atenção básica em saúde, com vivência de experiências verticalizadas.
Abstract: he Education Program for Work in Health (PET-Health) Interprofessionality, established by Interministerial Ordinance No. 421 of 2010, is among one of the successful policies in Brazil aimed at reorienting health training and to stimulate experiences related to interdisciplinarity issues guiding based on the concept of Interprofessional Education in Health (IPE). The objective of this work was to present the conceptions of tutors and preceptors who are part of PET-Saúde Interprofessionalidade, from the municipalities of Cuité and Nova Floresta, Paraíba, regarding the approaches and challenges of interprofessional education in health and the development of collaborative competences. This is an exploratory qualitative, cross-sectional study, carried out with 16 preceptors and 9 tutors, members of the PET, totaling 25 participants in the period from December 1 to 11, 2020. The results were presented and evaluated separately, in the group of From preceptors, content emerged that originated the thematic classes characterizing the experiences of the Education Program for Work for Health (PET-Health) and the challenges for the implementation of interprofessionality. And in the group of tutors, thematic classes were formed on the obstacles to the implementation of Interprofessional Education (EIP) and Interprofessional Education for the training of students. In view of the results, it was identified that the PET-Saúde Interprofessionality program is considered an important strategy for the reorganization of training and health care in the SUS, mainly to overcome challenges such as the deficit in the training of professionals who work in primary health care , with experience of vertical experiences.
???metadata.dc.description.resumen???: El Programa de Educación para el Trabajo en Salud (PET-Salud) Interprofesionalidad, instituida por la Ordenanza Interministerial N° 421 de 2010, es una de las políticas exitosas en el Brasil tuvo como objetivo reorientar la formación en salud y fomentar experiencias relacionadas con temas de interdisciplinariedad, guiados por el concepto de Educación Interprofesional en Salud (EIP). El objetivo de este trabajo fue presentar las concepciones de tutores y preceptores integrantes del PET-Interprofesionalidad de la Salud, de los municipios de Cuité y Nova Floresta, Paraíba, sobre los enfoques y desafíos de la educación interprofesional en salud y el desarrollo de habilidades colaborativas. Este es un estudio cualitativo exploratorio, de tipo transversal, realizado con 16 preceptores y 9 tutores, integrantes del PET, totalizando 25 participantes en el periodo del 1 al 11 de diciembre de 2020. Se presentaron los resultados y evaluados por separado. En el grupo de preceptores surgieron contenidos que originaron la clases temáticas que caracterizan las experiencias del Programa Educación por el Trabajo para la Salud (PET-Saúde) y los desafíos para la implementación de la interprofesionalidad. Y no grupo de tutores constituyeron las clases temáticas sobre los obstáculos para la realización de los Educación Interprofesional (EIP) y Educación Interprofesional para la formación de los alumnos. En vista de los resultados, se identificó que el programa PET-Salud Interprofesional es considerada una estrategia importante para la reorganización de la formación y la atención sanitaria en el SUS, principalmente para superar desafíos como el déficit en la formación de profesionales que actúan en la atención primaria de salud, con experiencia verticalizado.
Keywords: Educação interprofissional
Práticas interdisciplinares
Estratégias de saúde nacionais
Educação em saúde
Interprofessional education.
Interdisciplinary practices
National health strategies
Health education
Educación interprofesional
Practicas interdisciplinarias
Estrategias nacionales de salud
Educación para la salud
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30826
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