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Title: Inclusão digital de idosos: utilização de elementos visuais do design de interface no desenvolvimento de aplicativo mobile para auxílio em compras de supermercado
???metadata.dc.creator???: DINIZ, Antonia Fagnia Batista Pereira Vieira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Itamar Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTA ROSA, José Guilherme da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BAPTISTA, Turla Angela Alquete de Arreguy.
Keywords: Inclusão digital de idosos;Usabilidade;Elementos visuais;Aplicativos móveis;Usability;Visual elements;Mobile apps;Digital inclusion of elderly
Issue Date: 2-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DINIZ, Antonia Fagnia Batista Pereira Vieira. Inclusão digital de idosos: utilização de elementos visuais do design de interface no desenvolvimento de aplicativo mobile para auxílio em compras de supermercado. 2023. 240f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pósgraduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa foi avaliar os elementos visuais do Design de interfaces para o desenvolvimento de aplicativo mobile de auxílio a compras de supermercado, visando a melhoria do processo de inclusão digital do público idoso. Os aplicativos digitais podem se tornar uma porta de acesso importante para o idoso adentrar no mundo virtual e usufruir dos benefícios que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem lhe proporcionar. O Design enquanto área de pesquisa e desenvolvimento, torna-se fundamental nesse processo de fomentação e inclusão digital, contribuindo para o desenvolvimento de produtos adequados que correspondam às necessidades desses indivíduos. A abordagem adotada nesta pesquisa foi de natureza mista, tendo em vista a aquisição de dados qualitativos e quantitativos para a análise e formulação de inferências. O método da pesquisa é o Design Science Research, por ser adequado ao desenvolvimento de projetos de pesquisa que tenham como foco a criação de artefatos que promovam melhorias no mundo real. Além da coleta de informações bibliográficas, foram realizadas avaliações com produtos similares a fim de contribuir para a compreensão do problema. Posteriormente, foi desenvolvido um protótipo e submetido a um teste de usabilidade diagnóstico, utilizando como instrumentos de coleta: questionário pré-teste, observação, anotações, ficha auxiliar e entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram satisfatórios quanto à eficácia interacional dos participantes com o protótipo e à adequação dos elementos visuais aplicados, bem como foi possível ratificar as conjecturas coletadas no estudo. Por fim, ratifica-se ainda a necessidade da inclusão digital efetiva dos idosos mediante a ampliação dos mecanismos e produtos acessíveis que contribuam para o aprendizado deste público.
Abstract: This research’s objective was to evaluate the visual elements of the interface Design for the development of a mobile app that aids in supermarket purchases, aiming to improve the process of digital inclusion of the elderly public. Digital apps may become an important gateway for the elder to access the virtual world and enjoy the benefits that Information and Communication Technologies (ICT) can provide. Design, as a field of research and development, becomes fundamental in this process of promotion and digital inclusion, contributing to the development of suitable products that correspond to the needs of those individuals. The approach adopted in this research was of mixed nature, bearing in mind the acquisition of qualitative and quantitative data for the analysis and formulation of inferences. This research’s method is Design Science Research, being that it is adequate for developing research projects that focus on creating artifacts that promote improvements in the real world and is applied based on the contributions of Pimentel et al. (2020), Santos (2018) and Lacerda et al. (2013). In addition to the collection of bibliographic information, evaluations were carried out with similar products to contribute to the understanding of the problem. Subsequently, a prototype was developed and submitted to a diagnostical usability test, using as collection instruments: pre-test survey, observation, annotations, auxiliary file, and semi-structured interview. The results obtained were satisfactory in terms of the interactional efficacy of the participants with the prototype and of the adequacy of the visual elements applied, as well as it was possible to ratify the conjectures collected in the study. Finally, is hereby ratified a need for effective digital inclusion of the elderly through the expansion of accessible mechanisms and products that contribute to the learning of that public.
Keywords: Inclusão digital de idosos
Usabilidade
Elementos visuais
Aplicativos móveis
Usability
Visual elements
Mobile apps
Digital inclusion of elderly
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30834
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