Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, A. F. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3320315119292171pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Itamar Ferreira da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Itamar Ferreira dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7437181641061519pt_BR
dc.contributor.referee1SANTA ROSA, José Guilherme da Silva.-
dc.contributor.referee2BAPTISTA, Turla Angela Alquete de Arreguy.-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi avaliar os elementos visuais do Design de interfaces para o desenvolvimento de aplicativo mobile de auxílio a compras de supermercado, visando a melhoria do processo de inclusão digital do público idoso. Os aplicativos digitais podem se tornar uma porta de acesso importante para o idoso adentrar no mundo virtual e usufruir dos benefícios que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem lhe proporcionar. O Design enquanto área de pesquisa e desenvolvimento, torna-se fundamental nesse processo de fomentação e inclusão digital, contribuindo para o desenvolvimento de produtos adequados que correspondam às necessidades desses indivíduos. A abordagem adotada nesta pesquisa foi de natureza mista, tendo em vista a aquisição de dados qualitativos e quantitativos para a análise e formulação de inferências. O método da pesquisa é o Design Science Research, por ser adequado ao desenvolvimento de projetos de pesquisa que tenham como foco a criação de artefatos que promovam melhorias no mundo real. Além da coleta de informações bibliográficas, foram realizadas avaliações com produtos similares a fim de contribuir para a compreensão do problema. Posteriormente, foi desenvolvido um protótipo e submetido a um teste de usabilidade diagnóstico, utilizando como instrumentos de coleta: questionário pré-teste, observação, anotações, ficha auxiliar e entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos foram satisfatórios quanto à eficácia interacional dos participantes com o protótipo e à adequação dos elementos visuais aplicados, bem como foi possível ratificar as conjecturas coletadas no estudo. Por fim, ratifica-se ainda a necessidade da inclusão digital efetiva dos idosos mediante a ampliação dos mecanismos e produtos acessíveis que contribuam para o aprendizado deste público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleInclusão digital de idosos: utilização de elementos visuais do design de interface no desenvolvimento de aplicativo mobile para auxílio em compras de supermercadopt_BR
dc.date.issued2023-03-02-
dc.description.abstractThis research’s objective was to evaluate the visual elements of the interface Design for the development of a mobile app that aids in supermarket purchases, aiming to improve the process of digital inclusion of the elderly public. Digital apps may become an important gateway for the elder to access the virtual world and enjoy the benefits that Information and Communication Technologies (ICT) can provide. Design, as a field of research and development, becomes fundamental in this process of promotion and digital inclusion, contributing to the development of suitable products that correspond to the needs of those individuals. The approach adopted in this research was of mixed nature, bearing in mind the acquisition of qualitative and quantitative data for the analysis and formulation of inferences. This research’s method is Design Science Research, being that it is adequate for developing research projects that focus on creating artifacts that promote improvements in the real world and is applied based on the contributions of Pimentel et al. (2020), Santos (2018) and Lacerda et al. (2013). In addition to the collection of bibliographic information, evaluations were carried out with similar products to contribute to the understanding of the problem. Subsequently, a prototype was developed and submitted to a diagnostical usability test, using as collection instruments: pre-test survey, observation, annotations, auxiliary file, and semi-structured interview. The results obtained were satisfactory in terms of the interactional efficacy of the participants with the prototype and of the adequacy of the visual elements applied, as well as it was possible to ratify the conjectures collected in the study. Finally, is hereby ratified a need for effective digital inclusion of the elderly through the expansion of accessible mechanisms and products that contribute to the learning of that public.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30834-
dc.date.accessioned2023-07-13T13:11:01Z-
dc.date.available2023-07-02-
dc.date.available2023-07-13T13:11:01Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectInclusão digital de idosospt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectElementos visuaispt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectVisual elementspt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectDigital inclusion of elderlypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDINIZ, Antonia Fagnia Batista Pereira Vieira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relationPesquisa financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PBpt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, Antonia Fagnia Batista Pereira Vieira. Inclusão digital de idosos: utilização de elementos visuais do design de interface no desenvolvimento de aplicativo mobile para auxílio em compras de supermercado. 2023. 240f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pósgraduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIA FAGNIA BATISTA PEREIRA VIEIRA DINIZ - DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2023 (1).pdf3.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.