Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30835
Title: Transição da física clássica para a física moderna: uma análise sobre as grandezas de espaço, tempo e massa no 3º ano do ensino médio em Bonito de Santa Fé/PB.
Other Titles: Transition from classical physics to modern physics: an analysis of the quantities of space, time and mass in the 3rd year of high school in Bonito from Santa Fe/PB.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Waliff Arruda.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, João Maria da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROCHA, Diego Marceli.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA JÚNIOR, Altemar Lobão de.
Keywords: Física moderna - ensino médio;Escola Cidadã Integral Técnica – Bonito de Santa Fé - Paraíba;Física clássica;Transição - física clássica- física moderna;Análise de grandezas;Tempo - Física;Espaço - Físca;Massa - Física;Modern physics - high school;Full Technical Citizen School – Bonito de Santa Fé - Paraíba;Classical physics;Transition - classical physics - modern physics;Quantities analysis;Time;Space;Mass;Bonito de Santa Fé - PB - ensino de Física
Issue Date: 20-Jun-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Waliff Arruda. Transição da física clássica para a física moderna: uma análise sobre as grandezas de espaço, tempo e massa no 3° ano do ensino médio em Bonito de Santa Fé/PB. 2023. 82f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho busca discutir as concepções dos discentes do terceiro ano do ensino médio em uma Escola Cidadã Integral Técnica na cidade de Bonito de Santa Fé/PB no que se refere aos tópicos de espaço, tempo e massa na visão tanto da Mecânica Clássica quanto da Relatividade Restrita. As concepções a que nos referimos acima constituem o objeto central deste trabalho e foram levantadas por meio da aplicação de uma sequência didática tomando como base a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A sequência foi elaborada tendo em vista o contexto educacional em que se faz importante a inserção de tópicos de Física Moderna no ensino médio. Durante a execução do trabalho foi realizado uma pesquisa-ação com a finalidade de avaliar a relevância de determinadas estratégias pedagógicas onde se discute não apenas a ciência, mas também o processo de construção do conhecimento científico referente à Física Moderna. A partir da análise histórica e das definições das grandezas trabalhadas, destacamos alguns momentos nos quais foram considerados como os mais relevantes dentro da ruptura da Física Clássica para a Física Moderna abordados em sala de aula. Tais momentos abordam as transformações envolvendo espaço e tempo (ambos considerados como grandezas absolutas) por Galileu e Newton, incoerência da relatividade de Galileu para a luz e os fenômenos eletromagnéticos, os problemas que a Física Clássica não conseguia responder, os postulados da Relatividade de Einstein com o espaço e tempo relativo (iniciando assim a chamada Física Moderna) e, por fim, a equivalência Massa-Energia. Para a coleta dos dados foram utilizados testes iniciais e finais, a partir dos quais as análises mostraram um aumento significativo no número de estudantes que passaram a reconhecer as definições de espaço, tempo e massa na visão clássica e relativística e descrevê-las corretamente como um resultado da ação deste trabalho.
Abstract: The present work seeks to discuss the conceptions of the students from third year of high school in a Technical Integral Citizen School in the city of Bonito de Santa Fé/PB regarding the topics of space, time and mass in the view of both Classical Mechanics and Special Relativity. The concepts referred above constitute the central object of this work and were raised through the application of a didactic sequence based on David Ausubel's theory of meaningful learning. The sequence was elaborated by considering the educational context in which the insertion of Modern Physics topics in high school is important. During the execution of the work, an action research was carried out with the purpose of evaluating the relevance of certain pedagogical strategies where not only science is discussed, but also the process of construction of scientific knowledge referring to Modern Physics. Based on the historical analysis and the definitions of the worked quantities, we highlight some moments that were considered as the most relevant within the rupture of Classical Physics to Modern Physics addressed in the classroom. Such moments address the transformations involving space and time (both considered as absolute quantities) by Galileu and Newton, the coherence of Galileu's relativity for light and electromagnetic phenomena, the problems that Classical Physics could not answer, the postulates of Einstein's Relativity with relative space and time (thus initiating the so-called Modern Physics) and, finally, Mass-Energy equivalence. For data collection, initial and final tests were used, from which the analyzes showed a significant increase in the number of students who started to recognize the definitions of space, time and mass in the classical and relativistic view and describe them correctly as a result of the action of this work.
Keywords: Física moderna - ensino médio
Escola Cidadã Integral Técnica – Bonito de Santa Fé - Paraíba
Física clássica
Transição - física clássica- física moderna
Análise de grandezas
Tempo - Física
Espaço - Físca
Massa - Física
Modern physics - high school
Full Technical Citizen School – Bonito de Santa Fé - Paraíba
Classical physics
Transition - classical physics - modern physics
Quantities analysis
Time
Space
Mass
Bonito de Santa Fé - PB - ensino de Física
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30835
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WALIFF ARRUDA FERREIRA. MONOGRAFIA FÍSICA. CFP 2023.pdfWaliff Arruda Ferreira. Monografia Física. CFP 2023.2.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.