Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30837
Title: Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da Covid-19.
Other Titles: The Challenges Faced by Early Childhood Education Teachers in the Covid-19 Pandemic.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Mariana Vieira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAUSO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
Keywords: Educação infantil-percurso histórico;Pandemia da COVID-19;Formação docente- desafios;Formação de professor infantil;Early Childhood Education-Historical Path;COVID-19 pandemic;Teacher training - challenges;Children's teacher training
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, Mariana Vieira. Os desafios enfrentados pelo professor da educação infantil na pandemia da covid-19. 2023. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A pandemia da Covid-19 trouxe diversos desafios para a educação, sendo importante ressaltar o papel do professor e sua metodologia de ensino remoto. O referido trabalho disserta sobre a educação em tempos de pandemia da covid-19, desafios enfrentados pelo professor da educação infantil em vários aspectos. O objetivo geral da pesquisa compreender as dificuldades enfrentadas pelo professor de educação infantil na pandemia da Covid-19, no município de Santa Helena-Paraíba, na escola municipal de educação infantil. Os objetivos específicos são: 1) Pesquisar sobre o histórico da pandemia da Covid-19; 2) Identificar os principais desafios enfrentados pelo professor na pandemia da Covid-19; 3) Observar as metodologias e estratégias utilizadas pelo professor no período de pandemia da Covid-19. O referencial teórico aborda primeiramente um breve histórico da pandemia da Covid-19, a partir de um estudo bibliográfico, apresentará, em seguida, os desafios enfrentados pelos professores e as metodologias usadas por eles em tempo de pandemia e ensino remoto e o uso das tecnologias. Nesta pesquisa, a coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista semiestruturada. Conforme os dados coletados optei pela abordagem qualitativa. Assim sendo o professor enfrentou sérios problemas neste periodo da pandemia, desde a falta de comunicação com os alunos, falta de formação para utilizar as ferramentas digitais, acesso a internet, falta de recursos, dentre outras dificuldades. Isso gerou um prejuizo escolar para os alunos que não conseguiram assistir aulas no periodo da pandemia do Covid-19.
Abstract: The Covid-19 pandemic brought several challenges to education, and it is important to highlight the role of the teacher and his remote teaching methodology. The present work will discuss education in times of the covid-19 pandemic, challenges faced by the early childhood education teacher in various aspects. The general objective of the research is to understand the difficulties faced by the kindergarten teacher in the Covid-19 pandemic, in the municipality of Santa Helena-Paraíba, in the municipal school of early childhood education. The specific objectives are: 1) Research on the history of the Covid-19 pandemic; 2) Identify the main challenges faced by the teacher in the Covid-19 pandemic; 3) Observe the methodologies and strategies used by the teacher during the Covid-19 pandemic. The theoretical framework will first address a brief history of the Covid-19 pandemic from a bibliographical study, then present the challenges faced by teachers and the methodologies used by them in times of pandemic and remote teaching and the use of technologies. In this research, data collection will be done through a semi-structured interview. According to the data collected, I will opt for a qualitative approach, of a basic nature. Therefore, the teacher faced serious problems in this period of the pandemic, from lack of communication with students, lack of training to use digital tools, internet access, lack of resources. This generated a school loss for students who were unable to attend classes during the Covid-19 pandemic period.
Keywords: Educação infantil-percurso histórico
Pandemia da COVID-19
Formação docente- desafios
Formação de professor infantil
Early Childhood Education-Historical Path
COVID-19 pandemic
Teacher training - challenges
Children's teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30837
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA VIEIRA LOPES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfMariana Vieira Lopes. Monografia Pedagogia. CFP. 2023.680.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.