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Title: Economia circular e consumo sustentável: explorando relações entre os modelos de negócios e o comportamento do consumidor.
???metadata.dc.creator???: QUEIROGA, Adayanna Teberges Dantas. Queiroga
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Verônica Macário de.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: ELF, Patrick.
???metadata.dc.contributor.referee1???: QUEIROGA, Adayanna Teberges Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERASSO, Marcos.
Keywords: Economia circular;Consumo sustentável;Modelos de negócios circulares;Modelos de negócios;Mudança de comportamento do consumidor;Circular economy;Sustainable consumption;Circular business templates;Business models;Changing consumer behavior
Issue Date: 23-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Adayanna Teberges. Economia circular e consumo sustentável: explorando relações entre os modelos de negócios e o comportamento do consumidor. 2023. 110f Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral desta dissertação foi analisar como os modelos de negócios da economia circular podem contribuir para promover o comportamento de consumo sustentável do consumidor. Para tanto, foi adotada uma abordagem sistemática que visa responder à pergunta a modalidade de três artigos: O primeiro artigo descreveu como a produção acadêmica sobre as temáticas economia circular e consumo sustentável estão relacionadas. Realizou-se, portanto, um estudo bibliométrico, mediante a análise das publicações coletadas na base de dados da Web of Science, no período de 2011 a 2022. Os resultados apontam que as publicações têm maior representatividade no ano de 2021. E, que nem sempre o periódico com maior número de publicações é o mais influente em número de citações. A área de concentração das publicações esteve direcionada para os modelos de negócios, reuso, compras de segunda mão. Destacaramse as práticas de compartilhamento, aluguel de roupas, e objetos subutilizados, que reconhece a produção e o consumo como fatores essenciais para alcançar o desenvolvimento sustentável. Partindo do pressuposto de que as temáticas economia circular e comportamento do consumidor estão relacionadas, o segundo artigo se propôs a analisar como os modelos de negócios circulares podem atuar como meio de promoção do comportamento sustentável do consumidor. Buscou-se compreender as oportunidades e extensões que os elementos desses modelos de negócios possuem para atuar como força positiva de transição para a economia circular, por meio de um ensaio teórico. Assim, adotou-se o modelo de comportamento COM-B, que é utilizado para reconhecer quais fatores precisam ser modificados para que haja uma intervenção de mudança. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória da literatura sobre a temática, a fim de propor um framework com os elementos que configuram categorias de análise dos modelos de negócios circulares e que se relacionam com as dimensões do modelo COM-B: capacidade (C), oportunidade (O) e motivação (M), que juntos anunciam o comportamento resultante. A partir da revisão teórica, identificou-se três modelos de negócios no que têm maior potencial para influenciar o comportamento do consumidor em compartilhamento, produto como serviço e extensão do ciclo de vida. Por fim, o terceiro artigo explorou como os modelos de negócios circulares podem atuar na mudança de comportamento do consumidor, a partir da percepção dos gestores de negócios circulares e com base no framework proposto no modelo COM-B. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação não-participante e análise documental, permitindo a triangulação dos dados. Os resultados apontam que os fatores de interação presentes nos modelos circulares investigados contribuem para estabelecer novos padrões comportamentais de consumo, isto porque convida os consumidores a repensar suas atitudes.
Abstract: The general objective of this dissertation was to analyze how the circular economy business models can contribute to promote sustainable consumption behavior. To do so, a systematic approach was applied that resulted in three articles. The first analyzed how academic production on circular economy and sustainable consumption were related. A bibliometric study was carried out, through the analysis of publications collected in the Web of Science database, in the period from 2011 to 2022. The results indicate that the publications have greater representation in the year 2021. Moreover, it became apparent that not always the journal with greater number of publications is more influential in terms of number of citations. The area of concentration of the publications was directed towards business models, reuse, second-hand purchases. The practices of sharing, renting clothes, and underused objects stood out. The second article proposed to analyze how circular business models can act as a means of promoting sustainable consumer behavior. This makes it possible to understand the opportunities and extensions that the elements of these business models have to act as a positive force in the transition to a circular economy. Therefore, a qualitative and exploratory research of the literature on the subject was carried out to propose a framework with such elements. After reviewing the key literature discussing circular economy models, three business models were chosen in the study that have the greatest potential to influence the consumer: sharing, product as a service and lifecycle extension. Finally, the third article explored how circular business models can act in changing consumer behavior, from the perception of managers and based on the COM-B model. Data were collected through semi-structured interviews, non-participant observation and documentary analysis of secondary data, allowing data triangulation. The results indicate that the interaction factors present in the investigated circular models contribute to establishing new behavioral patterns of consumption, because it invites consumers to rethink their attitudes.
Keywords: Economia circular
Consumo sustentável
Modelos de negócios circulares
Modelos de negócios
Mudança de comportamento do consumidor
Circular economy
Sustainable consumption
Circular business templates
Business models
Changing consumer behavior
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30840
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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