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Title: Movimentos sociais e consumo sustentável: explorando as relações entre as dimensões material, simbólica e política e as ações de organizações sociais.
Other Titles: Social movements and sustainable consumption: exploring the relationships between the material, symbolic and political dimensions and the actions of social organizations.
???metadata.dc.creator???: NEGROMONTE, Eridinaide Machado.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Verônica Macário de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA-NASCIMENTO, Daniela Viegas da.
Keywords: Movimentos sociais;Consumo sustentável – dimensões sociais;Consumo inclusivo;Ações de sustentabilidade;Responsabilidade social e ambiental;Desenvolvimento sustentável;Tomada de decisões;Social movements;Sustainable consumption - social dimensions;Inclusive consumption;Sustainability actions;Social and environmental responsibility;Sustainable development;Decision-making
Issue Date: 17-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NEGROMONTE, E. M. Movimentos sociais e consumo sustentável: explorando as relações entre as dimensões material, simbólica e política e as ações de organizações sociais. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral desta dissertação é explorar como os movimentos sociais e suas dimensões contemporâneas (material, simbólica e política) se relacionam com a promoção do consumo sustentável. Para isso, elaboraram-se três artigos. O artigo I descreveu a trajetória política e estratégica sobre o consumo sustentável nas últimas duas décadas (2001-2022), através de um estudo bibliométrico e recurso do software VOSViewer. Os resultados apontaram colaboração de instituições europeias, integração de nações em desenvolvimento socioeconômico e o progresso do consumo sustentável em consonância aos ODS. O artigo II relacionou as dimensões dos movimentos sociais (material, simbólica e política) apresentadas por Scherer-Warren (2013), com categorias de análise voltadas à promoção do consumo sustentável. Demonstrou-se que a contemporaneidade de objetivos relacionam os movimentos sociais e o consumo sustentável pela coletividade e transformações sociais, na busca de melhoria da qualidade de vida sem prescindir os recursos ambientais. O artigo III analisou como os movimentos sociais se relacionam com a promoção do consumo sustentável, a partir da atuação das organizações Instituto Akatu, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e Greenpeace Brasil, considerando as dimensões material, simbólica e política. Através de um estudo de caso múltiplo, entrevistas semi-estruturadas e recurso do software ATLAS.ti, os resultados apresentaram conformidades de ações em torno de áreas de consumo cotidiano, atuando em eixos colaborativos, mecanismos materiais, integrações simbólicas e participações sociopolíticas para alavancar responsabilidades sustentáveis, fortalecendo aos consumidores compromissos por seus atos de consumo. Este trabalho justifica-se por estudar as contribuições dos movimentos sociais como uma alternativa que pode auxiliar na promoção do consumo sustentável, promovendo benefícios socioambientais. Compreender a força das organizações da sociedade civil no contexto da sustentabilidade, envolve valorizar novas formas de pensar e agir, considerando a promoção de ações que contemplem a participação da sociedade na tomada de decisões ao consumo inclusivo e sustentável.
Abstract: The overall objective of this dissertation is to explore how the contemporary dimensions of social movements (material, symbolic and political) can help promote sustainable consumption. As a result, three articles were prepared. Article I analyzed the political and strategic trajectory of sustainable consumption in the last two decades (2001-2022) through a bibliometric study using the VOSViewer software. The results identified the collaboration of European institutions, cooperation between socio-economically developing nations, and the progress of sustainable consumption aligned with the SDGs. Article II related the dimensions of social movements (material, symbolic and political) presented by Scherer-Warren (2013), with categorical analysis focused on the promotion of sustainable consumption. It was displayed that contemporary objectives relate social movements and sustainable consumption by the collectivity and social transformations, while searching to improve quality of life without relinquishing environmental resources. Article III analyzed how social movements relate to the promotion of sustainable consumption based on the actions of these organizations Akatu Institute, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) and Greenpeace Brasil, as they considered the material, symbolic and political dimensions. With the help of a multiple case study, semi-structured interviews and the use of the ATLAS.ti software, the results presented conformities of actions around areas of daily consumption, areas of cooperation, material mechanisms, symbolic integrations and socio-political participations to leverage sustainable responsibilities, strengthening consumers' commitments for their consumption activities. This work is justified by studying the contributions of social movements as an alternative that can help promote sustainable consumption, promoting socio-environmental benefits. Nongovernment organizations in the context of sustainability means to value new ways of thinking and acting, considering the promotion of actions that contemplate the participation of society the decision process for inclusive and sustainable consumption.
Keywords: Movimentos sociais
Consumo sustentável – dimensões sociais
Consumo inclusivo
Ações de sustentabilidade
Responsabilidade social e ambiental
Desenvolvimento sustentável
Tomada de decisões
Social movements
Sustainable consumption - social dimensions
Inclusive consumption
Sustainability actions
Social and environmental responsibility
Sustainable development
Decision-making
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30852
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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