Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30854
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALMEIDA-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7650445471765986pt_BR
dc.contributor.referee1Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3139517272574044pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira-
dc.contributor.referee2LattesLucas dos Santospt_BR
dc.description.resumoRESUMO Durante a pandemia do COVID-19 houve consequências no processo de ensino e aprendizagem, sendo necessário estratégias para solucionar os danos causados nesse período. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias do processo ensino e aprendizagem adotadas nas instituições públicas e privadas no período remoto. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram utilizados os seguintes descritores: educação; pandemia; isolamento social e ensino e aprendizagem. Assim, foram identificados 6140 artigos, sendo esses submetidos aos critérios de inclusão (artigos científicos na integra disponíveis online, nacionais, somente trabalhos da área de Educação, com acesso gratuito, em língua portuguesa, publicados entre os anos de 2020 a 2022) e aos critérios de exclusão (estudos publicados como forma de teses, dissertações, monografias, livros, manuais, resumos em língua estrangeira e/ou internacionais), restando 14 artigos. Para elaboração dos resultados foram utilizadas as seguintes variáveis: ensino remoto, estudo de caso experimental, tecnologias digitais, relato de experiência, tecnologias da informática, manuseio de computadores e celulares, metodologias ativas, questionário, método websurvey e análise reflexiva. A pesquisa foi realizada nos meses de fevereiro à Abril de 2023. Foi verificado que as estratégias mais utilizadas no processo de ensino e aprendizagem foram o uso de tecnologias digitais por meio de metodologias ativas, como jogos lúdicos, celulares, computadores, plataformas digitais e uso da internet. O presente estudo constatou uma precarização do trabalho docente, o qual foi potencializado pela pandemia e fragilidades no ensino remoto as quais debilitaram o processo de aprendizagem de muitos educandos, com relação as dificuldades nas condições de acesso à internet, a falta de interação escolar e o despreparo dos pais/responsáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: CONSEQUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.pt_BR
dc.date.issued2023-06-15-
dc.description.abstractDuring the COVID-19 pandemic, there were consequences in the teaching and learning process, requiring strategies to solve the damage caused during this period. Thus, the research aimed to identify the teaching-learning process strategies adopted in public and private institutions in the remote period. This is an integrative literature review. The following descriptors were used: education; pandemic; Social Isolation and Teaching Learning. Thus, 6140 articles were identified, which were submitted to the inclusion criteria (scientific articles in their entirety available online, national, only works in the area of Education, with free access, in Portuguese, published between the years 2020 to 2022) and to the exclusion criteria (studies published as theses, dissertations, monographs, books, manuals, abstracts in a foreign language and/or internationally), leaving 14 articles. To elaborate the results, the following variables were used: remote teaching, experimental case study, digital technologies, experience report, computer technologies, handling computers and cell phones, active methodologies, questionnaire, websurvey method and reflective analysis. The survey was carried out from February to April 2023. It was found that the most used strategies in the teaching-learning process were the use of digital technologies through active methodologies, such as playful games, cell phones, computers, digital platforms and internet use. The present study found a precariousness of teaching work, which was enhanced by the pandemic and weaknesses in remote teaching, which weakened the learning process of many students, regarding the difficulties in accessing the internet, the lack of school interaction and the unpreparedness of parents/guardians. Keywords: Education. Pandemic. Social isolation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30854-
dc.date.accessioned2023-07-14T16:09:59Z-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-07-14T16:09:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectPandemia.pt_BR
dc.subjectIsolamento Socialpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectSocial isolationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAraújo, Victoria Regia Fernandes-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEDUCATION IN TIMES OF CRISIS: CONSEQUENCES IN THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CSTR - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VICTORIA REGIA FERNANDES CAETANO ARAÚJO - CSTR 2023.pdfTrabalho de Conclusão de Curso450.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.