Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30883
Title: Estudo do meio: uma experiência de prática de ensino de Geografia em perspectiva multiescalar.
Other Titles: Study of the environment: an experience of teaching Geography in a multiscale perspective.
???metadata.dc.creator???: AIRES, Estevão da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Kátia Cristina Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NÓBREGA, Raniére Da Silva.
Keywords: Ensino de Geografia;Prática de ensino de Geografia;Geografia - prática de ensino;Estudo do meio - Geografia;Perspectiva multiescalar - Geografia;Ensino médio;Ensino superior;Espaço geográfico;Geography Teaching;Geography teaching practice;Geography - teaching practice;Study of the environment - Geography;Multiscalar perspective - Geography;High school;University education;Geographic space
Issue Date: Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AIRES, Estevão da Silva. Estudo do meio: uma experiência de prática de ensino de Geografia em perspectiva multiescalar. 2023. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30883
???metadata.dc.description.resumo???: A geografia é uma área do saber que têm como objetivo estudar o espaço geográfico, ou seja, as interações e relações que ocorrem entre a sociedade e o meio ambiente físico terrestre. A presente pesquisa busca descrever a experiência vivida numa escola pública de Campina Grande-PB com Estudo do Meio (EM), durante o estágio supervisionado IV em Geografia, no primeiro Semestre de 2022 e, no segundo semestre, como participante em uma turma de ensino superior do segundo período do curso de Geografia, na disciplina “Vivência no Espaço Escolar” da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande – PB. (EM) surge como uma estratégia pedagógica que visa aproximar o estudante da realidade geográfica ao qual ele está inserido. Isso permite uma melhor compreensão dos processos e fenômenos que ocorrem em determinado espaço bem como das diferentes formas de utilização e apropriação deste. O ensino tanto superior quanto básico carece da elaboração de pesquisas que utilizem o estudo do meio tendo em vista a baixa ou quase nenhuma realização desse tipo de procedimento pedagógico. Pois ao utilizar a perspectiva Multiescalar, o estudo do meio amplia a análise dos fenômenos geográficos para além do local, considerando as interações em níveis mais amplos, como regional, nacional e global. Com relação a metodologia ressalta-se que a pesquisa prática foi realizada com duas turmas, uma do ensino básico, 3º ano do ensino médio em uma escola estadual e uma outra turma de estudantes do ensino superior no segundo período do curso de geografia da Universidade Federal de Campina Grande – PB. A pesquisa utilizou metodologia qualitativa descritiva das atividades e do processo de realização da mesma. Isso permite uma compreensão dos processos e relações que ocorrem em determinado espaço. Constatou-se com a pesquisa que o (EM) além de contribuir para uma melhor compreensão do espaço geográfico em perspectiva multiescalar também colabora na formação do estudante, permitindo que ele desenvolva habilidades como observação, análise crítica e interpretação dos fenômenos geográficos presentes em seu entorno Assim, ao se apropriar dos conceitos e metodologias trabalhadas, o estudante pode se tornar capaz de compreender melhor a realidade em que está inserido, bem como participar de forma ativa e critica na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Abstract: Geography is an area of knowledge that aims to study the geographic space, that is, the interactions and relationships that occur between society and the terrestrial physical environment. This research seeks to describe the experience lived in a public school in Campina Grande-PB with Study of the Environment (EM), during the supervised internship IV in Geography, in the first semester of 2022 and, in the second semester, as a participant in a teaching class superior of the second period of the Geography course, in the discipline "Experience in the School Space" of the UFCG - Federal University of Campina Grande - PB. (EM) emerges as a pedagogical strategy that aims to bring students closer to the geographic reality in which they are inserted. This allows for a better understanding of the processes and phenomena that occur in a given space, as well as the different ways of using and appropriating it. Both higher and basic education lack the development of research that uses the study of the environment in view of the low or almost no performance of this type of pedagogical procedure. Because by using the Multiscalar perspective, the study of the environment expands the analysis of geographic phenomena beyond the local, considering interactions at broader levels, such as regional, national and global. Regarding the methodology, it should be noted that the practical research was carried out with two classes, one from basic education, 3rd year of high school in a state school and another group of higher education students in the second period of the geography course at the Federal University from Campina Grande – PB. The research used descriptive qualitative methodology of the activities and the process of carrying it out. This allows an understanding of the processes and relationships that occur in a given space. It was found with the research that (EM) in addition to contributing to a better understanding of the geographic space in a multiscale perspective, also collaborates in the student's formation, allowing him to develop skills such as observation, critical analysis and interpretation of the geographic phenomena present in his surroundings Thus, by appropriating the concepts and methodologies worked on, the student can become capable of better understanding the reality in which he is inserted, as well as actively and critically participating in the construction of a fairer and more sustainable society.
Keywords: Ensino de Geografia
Prática de ensino de Geografia
Geografia - prática de ensino
Estudo do meio - Geografia
Perspectiva multiescalar - Geografia
Ensino médio
Ensino superior
Espaço geográfico
Geography Teaching
Geography teaching practice
Geography - teaching practice
Study of the environment - Geography
Multiscalar perspective - Geography
High school
University education
Geographic space
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30883
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTEVÃO DA SILVA AIRES - TCC ARTIGO LIC. GEOGRAFIA CH 2023.pdfEstevão da Silva Aires - TCC Artigo Lic. Geografia CH 2023.1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.