Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30919
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAETANO, G. W. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.referee1CANTALICE, Jamile Bezerra.-
dc.contributor.referee1IDCANTALICE, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee2LISBOA, Ana Cristina Chacon.-
dc.contributor.referee2IDLISBOA, A. C. C.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2023.tccmon.caetano-
dc.description.resumoO solo é o recurso natural que sustenta a vida em seus diferentes aspectos, mas ainda é o componente dos ecossistemas memos conhecido e valorizado. A Educação em Solos, indissociável da Educação Ambiental, pode contribuir para a formação cidadã e crítica. É urgente a necessidade de promover a conscientização pedológica, que deve ser trabalhada em sala de aula, em todas as séries, de modo a sensibilizar para a conexão do real significado do solo para a vida no Planeta. A investigação objetivou realizar o levantamento de projetos e atividades relacionadas a Educação Ambiental com ênfase no solo, conduzidos por professores das três escolas de Ensino Médio do município de Monteiro (PB) e verificar a percepção destes sobre o tema em pauta. A metodologia partiu da elaboração de questionário organizado na plataforma Google Forms e enviado via e-mail. Foram enviados um total de 32 questionários, mas devolvidos apenas 16, sendo 46% do gênero masculino, 47% feminino e 7% que não fizeram a identificação. Desse total, 45% tem dedicado mais de 14 anos à sala de aula. Relativo à pesquisa de percepção, verificou-se que apesar de existir uma conscientização significativa sobre a importância do solo e da necessidade de uma abordagem mais eficiente de seus diferentes conteúdos em sala de aula, não foi identificado nenhum projeto conduzido com ênfase no solo e os professores mencionaram que encontram entre as dificuldades a falta de conteúdo didático e capacitação na área. Os professores reconhecem a importância da condução de projetos de Educação Ambiental no Ensino Médio e demonstram disposição nessa demanda, mas alegam dificuldades de logísticas e apoio. Dos participantes da pesquisa 60% já visitaram o Espaço do Solo do CDSA/UFCG, mencionando que essas visitações aprimoram os conhecimentos vistos em sala de aula. Destaca-se o caráter inovador das ações de Educação em Solos desenvolvidas no CDSA/UFCG como suporte às atividades de sala de aula, como as oficinas temáticas e as trilhas pedológicas, que podem ajudar aos alunos a entender um pouco da importância da relação solo-sociedade e de preservar e conservar os solos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAgroecologia.pt_BR
dc.titleEducação ambiental e a percepção do solo no ensino médio: levantamento de projetos conduzidos nas escolas estaduais do município de Monteiro – PB.pt_BR
dc.date.issued2023-06-20-
dc.description.abstractSoil is the natural resource that sustains life in its different aspects, but it is still the most widely known and valued component of ecosystems. Soil Education, inseparable from Environmental Education, can contribute to the formation of a critical citizen. There is an urgent need to promote pedological awareness, which must be worked on in the classroom, in all grades, in order to raise awareness of the connection of the real meaning of soil for life on the planet. The research aimed to carry out a survey of projects and activities related to Environmental Education with emphasis on soil, conducted by teachers from three high schools in the municipality of Monteiro (PB) and to verify their perception of the topic. The methodology started with the elaboration of a questionnaire organized in the Google Forms platform and sent via e-mail. A total of 32 questionnaires were sent out, but only 16 were returned; 46% were male, 47% female, and 7% did not identify themselves. Of this total, 45% have dedicated more than 14 years to the classroom. Regarding the perception survey, it was found that although there is a significant awareness of the importance of soil and the need for a more efficient approach to its different contents in the classroom, no project conducted with emphasis on soil was identified, and the teachers mentioned that they find among the difficulties the lack of didactic content and training in the area. The teachers recognize the importance of conducting Environmental Education projects in High School and show willingness in this demand, but allege difficulties with logistics and support. Of the research participants, 60% have already visited the CDSA/UFCG Soil Space, mentioning that these visits enhance the knowledge seen in the classroom. We highlight the innovative character of the actions of Soil Education developed in CDSA/UFCG as a support to classroom activities, such as the thematic workshops and the pedological trails, which can help students to understand a little of the importance of the soil-society relationship and to preserve and conserve soils.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30919-
dc.date.accessioned2023-07-19T17:39:11Z-
dc.date.available2023-07-19-
dc.date.available2023-07-19T17:39:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMonteiro – PB – educação ambientalpt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectEscolas estaduais – educação ambientalpt_BR
dc.subjectEscolas estaduais – educação ambientalpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas ambientaispt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectEscola Estadual Miguel Santa Cruz - Monteiro - PBpt_BR
dc.subjectEscola Estadual João de Oliveira Chaves - Monteiro - PBpt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integral José Leite de Sousa - Monteiro - PBpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectMonteiro – PB – environmental educationpt_BR
dc.subjectStudy of perceptionpt_BR
dc.subjectState schools – environmental educationpt_BR
dc.subjectSoilspt_BR
dc.subjectEnvironmental pedagogical practicespt_BR
dc.subjectSoil educationpt_BR
dc.subjectMiguel Santa Cruz State School - Monteiro - PBpt_BR
dc.subjectJoão de Oliveira Chaves State School - Monteiro - PBpt_BR
dc.subjectFull Citizen School José Leite de Sousa - Monteiro - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAETANO, Geovanna Wanelly da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and the perception of the soil in high school: survey of projects carried out in state schools in the municipality of Monteiro - PB.pt_BR
dc.identifier.citationCAETANO, Geovanna Wanelly da Silva. Educação ambiental e a percepção do solo no ensino médio: levantamento de projetos conduzidos nas escolas estaduais do município de Monteiro – PB. 2023. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30919pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEOVANNA WANELLY DA SILVA CAETANO - TCC AGROECOLOGIA CDSA 2023.pdfGeovanna Wanelly da Silva Caetano - TCC Agroecologia CDSA 20231.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.