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dc.creator.IDMACEDO, M. E. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9367521010955944pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, N. C. C. de B.;pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, NATHANIELLY CYSTINE CB;pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6315363248040926pt_BR
dc.contributor.referee1NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva.-
dc.contributor.referee1IDSARAIVA, Alynne Mendonça;pt_BR
dc.contributor.referee1IDAlynne Mendonça SARAIVA;pt_BR
dc.contributor.referee1IDAlynne Mendonça Saraiva.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8869678305441029pt_BR
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Matheus Figueiredo.-
dc.contributor.referee2IDNOGUEIRA, M. F.;pt_BR
dc.contributor.referee2IDFIGUEIREDO NOGUEIRA, MATHEUS;pt_BR
dc.contributor.referee2IDNOGUEIRA, MATHEUS FIGUEREIDO.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2379371079660244pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Estimar a prevalência de crianças com risco para o Transtorno do Espectro Autista em creches, a partir da aplicação do M-CHAT-R-F e os possíveis fatores associados. Metodologia: Estudo observacional, descritivo, analítico, de corte transversal, e abordagem quantitativa realizado de dezembro de 2022 a março de 2023, com amostra de 80 mães e/ou cuidadores de crianças entre 16 e 30 meses. As variáveis analisadas foram sociodemográfica, perinatal e do desenvolvimento infantil, e o instrumento Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT- R/F) para risco de autismo. Utilizou-se a prevalência por frequências absolutas e relativas e o teste de associação de fisher. Resultados e discussão: Evidenciou-se que 100% dos pais e/ou cuidadores eram do sexo feminino, e a maioria (97,5%) mães, com ensino médio completo (63,8%), imóvel próprio (65%) e provedora da renda familiar (57,5%), esta variando de meio a <1 salário mínimo (75%). Prevaleceu o risco baixo para autismo ( 91,25%) e os possíveis fatores associados ao risco de autismo estavam relacionados às características perinatais com associação estatisticamente significativa do parentesco entre os pais (p= 0,000) e a classificação do desenvolvimento (p= 0,000), fortalecendo as evidências de que uma das principais causas do autismo é a hereditariedade, e a importância de realizar ações de vigilância do desenvolvimento da criança. Conclusão: Demonstra-se a relevância do cenário educacional para oportunizar o rastreio do autismo e, assim, o seguimento da criança para investigação e diagnóstico precoce, contribuindo para melhora da qualidade de vida infantil. Ademais, poderá contribuir para sensibilizar gestores e profissionais da saúde acerca da importância do uso de instrumentos de rastreio para um cuidado continuado na consulta de puericultura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.titlePrevalência de crianças com risco para o transtorno do espectro autista em creches, a partir da aplicação do M-CHATR- F e os Possíveis fatores associados.pt_BR
dc.date.issued2023-06-21-
dc.description.abstractObjective: To estimate the prevalence of children at risk for Autism Spectrum Disorder in day care centers, based on the application of the M-CHAT-R-F and possible associated factors. Methodology: Observational, descriptive, analytical, cross-sectional study with a quantitative approach carried out from December 2022 to March 2023, with a sample of 80 mothers and/or caregivers of children aged between 16 and 30 months. The variables analyzed were sociodemographic, perinatal and child development, and the Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT-R/F) instrument for autism risk. Prevalence by absolute and relative frequencies and Fisher's association test were used. Results and discussion: It was evidenced that 100% of the parents and/or caregivers were female, and the majority (97.5%) mothers, with complete secondary education (63.8%), own property (65%) and family income provider (57.5%), ranging from half to <1 minimum wage (75%). A low risk for autism prevailed (91,25%) and the possible factors associated with the risk of autism were related to perinatal characteristics with a statistically significant association between parent kinship (p= 0.000) and developmental classification (p= 0.000), strengthening the evidence that one of the main causes of autism is heredity, and the importance of monitoring the child's development. Conclusion: The relevance of the educational scenario is demonstrated to provide opportunities for autism screening and, thus, the follow-up of the child for investigation and early diagnosis, contributing to the improvement of the child's quality of life. Furthermore, it may contribute to sensitize managers and health professionals about the importance of using screening instruments for continued care in childcare consultations. Keywords: Screening; Autism Spectrum Dipt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30934-
dc.date.accessioned2023-07-19T20:50:26Z-
dc.date.available2023-07-19-
dc.date.available2023-07-19T20:50:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectRastreamentopt_BR
dc.subjectCuidado da criançapt_BR
dc.subjectAutismo Creches - crianças - autismopt_BR
dc.subjectDesorden del espectro autistapt_BR
dc.subjectSeguimientopt_BR
dc.subjectCuidado de los niñospt_BR
dc.subjectAutismo Guarderías - niños - autismopt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectTrackingpt_BR
dc.subjectChild carept_BR
dc.subjectAutism Nurseries - children - autismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACEDO, Maria Eduarda de Pontes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePrevalence of children at risk for autism spectrum disorder in day care centers, based on the application of the M-CHATR-F and possible associated factors.pt_BR
dc.title.alternativePrevalencia de niños con riesgo de trastorno del espectro autista en guarderías, con base en la aplicación del M-CHATR-F y posibles factores asociadospt_BR
dc.identifier.citationMACEDO, Maria Eduarda de Pontes. Prevalência de crianças com risco para o transtorno do espectro autista em creches , a partir da aplicação do M-CHAT R- F e os possíveis fatores associados 2023. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenObjetivo: Estimar la prevalencia de niños en riesgo de Trastorno del Espectro Autista en guarderías, a partir de la aplicación del M-CHAT-R-F y los posibles factores asociados. Metodología: Estudio observacional, descriptivo, analítico, transversal y de abordaje. cuantitativamente de diciembre de 2022 a marzo de 2023, con una muestra de 80 madres y/o cuidadores de niños entre 16 y 30 meses. Las variables analizadas fueron sociodemográficas, desarrollo perinatal e infantil, y la Lista de verificación modificada para el autismo en Niños pequeños (M-CHAT-R/F) para el riesgo de autismo. Se utilizó la prevalencia por frecuencias absoluta y relativa y prueba de asociación de Fisher. Resultados y discusión: Se evidenció que el 100% de los padres y/o cuidadores eran mujeres, y la mayoría (97,5%) madres, con secundaria completa (63,8%), propiedad propia (65%) y proveedor de ingresos familiares (57,5%), oscilando entre medio y <1 salario mínimo (75%). Prevaleció el riesgo bajo para autismo (91,25%) y los posibles factores asociados al riesgo de autismo se relacionaron a las características perinatales con una asociación estadísticamente significativa de parentesco entre padres (p= 0.000) y clasificación evolutiva (p= 0.000), fortaleciendo la evidencia de que una de las principales causas del autismo es la herencia, y la importancia realizar acciones de vigilancia del desarrollo infantil. Conclusión: Demuestra la relevancia del escenario educativo para brindar oportunidades para el tamizaje del autismo y, con ello, la seguimiento del niño para investigación y diagnóstico precoz, contribuyendo a la mejora de la calidad de vida de los niños. Además, puede contribuir a sensibilizar a los gestores y profesionales de la salud sobre la importancia de utilizar instrumentos de tamizaje para atención continuada en la consulta de puericultura.pt_BR
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