Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30947
Title: Igualdade de gênero nas escolas: perspectivas de professores do ensino fundamental.
Other Titles: Gender equality in schools: perspectives of elementary school teachers.
Igualdad de género en las escuelas: perspectivas de los maestros de primaria.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Lucas Luan de Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Gigliola Marcos Bernardo de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RAMOS, Deborah Dornellas.
Keywords: Política social;Igualdade de gênero;Formação de professores – educação básica;Democracia inclusiva;Independência feminina;Ensino fundamental - professores;Escola – ensino fundamental - igualdade de gênero;Politica social;Igualdad de género;Formación de profesores - Educación básica;Democracia inclusiva;Independencia femenina;Educación primaria - profesores;Escolar - Educación Primaria - Igualdad de género;Social policy;Gender equality;Teacher training - basic education;Inclusive democracy;Female independence;Elementary education - teachers;School - Elementary Education - Equality of gender
Issue Date: 14-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Lucas Luan de Medeiros.. Igualdade de gênero nas escolas: perspectivas de professores do ensino fundamental. 2023. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: A temática da igualdade de gênero traz consigo um histórico de lutas pela independência feminina dentre o contexto plural da sociedade. A desigualdade de gênero perpassa este contexto histórico, tendo como fator as construções sociais patriarcais e predominantemente machistas. O ambiente escolar da educação básica, portanto, torna-se um espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, fortalecendo as práticas não discriminatórias, não preconceituosas e respeito às diferenças e diversidades. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo geral compreender as perspectivas dos professores sobre a promoção da igualdade de gênero nas escolas. E objetivo específico, identificar os desafios e as expectativas para a promoção da igualdade de gênero nas escolas. Metodologia: O trabalho foi realizado através de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, apoiada na realização de entrevistas semiestruturadas junto à docentes da educação básica do ensino fundamental II de um município do Curimataú paraibano. Resultados: Os relatos evidenciaram que os docentes compreendem que a influência cultural e religiosa contribui de maneira expressiva para a disseminação de práticas excludentes no ambiente educacional, e que o relacionamento familiar deve ser um aspecto preponderante para a desconstrução de tais comportamentos. Conclusões: Percebeu-se que os docentes possuem falta de formação quanto a temática de gênero, decorrentes da ausência deste aspecto na sua construção social. Ademais, foram identificados comportamentos omissos e sexistas que contribuem para a exclusão e privação da liberdade social. Torna-se então necessária a prática do conhecimento crítico e reflexivo para que se obtenha um convívio respeitoso e democrático no ambiente escolar.
Abstract: Introduction: The theme of gender equality brings with it a history of struggles for female independence within the plural context of society. Gender inequality runs through this historical context, having as a factor the patriarchal and predominantly macho social constructions. The school environment of basic education, therefore, becomes a space of learning and inclusive democracy, strengthening non-discriminatory and non-prejudiced practices and respect for differences and diversity. Objectives: This work has the general objective of understanding the perspectives of teachers about the promotion of gender equality in schools. And specific objective, identify the challenges and expectations for the promotion of gender equality in schools. Methodology: The work was conducted through an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, supported by the realization of semi-structured interviews with teachers of basic education of elementary school II of a municipality of Curimataú paraiban. Results: The reports showed that the teachers understand that the cultural and religious influence contributes expressively to the dissemination of excluding practices in the educational environment, and that the family relationship should be a preponderant aspect for the deconstruction of such behaviors. Conclusions: It was noticed that the teachers lack training on gender issues, due to the absence of this aspect in their social construction. Moreover, omissive and sexist behaviors were identified, which contribute to the exclusion and deprivation of social freedom. Therefore, the practice of critical and reflective knowledge becomes necessary in order to achieve a respectful and democratic coexistence in the school environment.
???metadata.dc.description.resumen???: Introducción: El tema de la igualdad de género trae consigo una historia de luchas por independencia femenina en el contexto plural de la sociedad. desigualdad de género permea este contexto histórico, teniendo como factor las construcciones sociales patriarcales y predominantemente sexista. El ambiente escolar de la educación básica, por lo tanto, se convierte en un espacio para el aprendizaje y la democracia inclusiva, fortaleciendo prácticas no discriminatoria, sin prejuicios y respetuosa de las diferencias y diversidades. Objetivos: Este El objetivo general de este trabajo es comprender las perspectivas de los docentes sobre la promoción de igualdad de género en las escuelas. Y objetivo específico, identificar los retos y expectativas para promover la igualdad de género en las escuelas. Metodología: El trabajo fue llevado a cabo a través de una investigación exploratoria y descriptiva, con un enfoque cualitativo, apoyado en la realización de entrevistas semiestructuradas a docentes de educación básica en escuela primaria II en un municipio de Curimataú, Paraíba. Resultados: Los informes mostró que los maestros entienden que la influencia cultural y religiosa contribuye forma expresiva para la difusión de prácticas excluyentes en el ámbito educativo, y que la relación familiar debe ser un aspecto preponderante para la deconstrucción de tal comportamientos Conclusiones: Se percibió que los docentes carecen de formación en cuanto a el tema del género, resultante de la ausencia de este aspecto en su construcción social. Además, Se identificaron conductas negligentes y sexistas que contribuyen a la exclusión y privación de la libertad social. Entonces se hace necesario practicar el conocimiento crítico y reflexiva para lograr una convivencia respetuosa y democrática en el ámbito escolar.
Keywords: Política social
Igualdade de gênero
Formação de professores – educação básica
Democracia inclusiva
Independência feminina
Ensino fundamental - professores
Escola – ensino fundamental - igualdade de gênero
Politica social
Igualdad de género
Formación de profesores - Educación básica
Democracia inclusiva
Independencia femenina
Educación primaria - profesores
Escolar - Educación Primaria - Igualdad de género
Social policy
Gender equality
Teacher training - basic education
Inclusive democracy
Female independence
Elementary education - teachers
School - Elementary Education - Equality of gender
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30947
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS LUAN DE MEDEIROS SANTOS - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2023.pdfLucas Luan de Medeiros Santos - TCC Bacharelado em Nutrição CES 2023.772.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.