Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, L. L. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7448435015831274pt_BR
dc.contributor.advisor1NAGASHIMA, Alynne Mendonça Saraiva.-
dc.contributor.advisor1IDSARAIVA, Alynne Mendonça;pt_BR
dc.contributor.advisor1IDAlynne Mendonça SARAIVA;pt_BR
dc.contributor.advisor1IDAlynne Mendonça Saraiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8869678305441029pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Gigliola Marcos Bernardo de.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, G. M. B;pt_BR
dc.contributor.referee1IDLIMA, GIGLIOLA MARCOS BERNARDO DE.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8351409833101972pt_BR
dc.contributor.referee2RAMOS, Deborah Dornellas.-
dc.contributor.referee2IDRAMOS, Deborah Dornellas;pt_BR
dc.contributor.referee2IDRamos, Deborah Dornellas.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8976434644813519pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A temática da igualdade de gênero traz consigo um histórico de lutas pela independência feminina dentre o contexto plural da sociedade. A desigualdade de gênero perpassa este contexto histórico, tendo como fator as construções sociais patriarcais e predominantemente machistas. O ambiente escolar da educação básica, portanto, torna-se um espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, fortalecendo as práticas não discriminatórias, não preconceituosas e respeito às diferenças e diversidades. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo geral compreender as perspectivas dos professores sobre a promoção da igualdade de gênero nas escolas. E objetivo específico, identificar os desafios e as expectativas para a promoção da igualdade de gênero nas escolas. Metodologia: O trabalho foi realizado através de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, apoiada na realização de entrevistas semiestruturadas junto à docentes da educação básica do ensino fundamental II de um município do Curimataú paraibano. Resultados: Os relatos evidenciaram que os docentes compreendem que a influência cultural e religiosa contribui de maneira expressiva para a disseminação de práticas excludentes no ambiente educacional, e que o relacionamento familiar deve ser um aspecto preponderante para a desconstrução de tais comportamentos. Conclusões: Percebeu-se que os docentes possuem falta de formação quanto a temática de gênero, decorrentes da ausência deste aspecto na sua construção social. Ademais, foram identificados comportamentos omissos e sexistas que contribuem para a exclusão e privação da liberdade social. Torna-se então necessária a prática do conhecimento crítico e reflexivo para que se obtenha um convívio respeitoso e democrático no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.titleIgualdade de gênero nas escolas: perspectivas de professores do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2023-06-14-
dc.description.abstractIntroduction: The theme of gender equality brings with it a history of struggles for female independence within the plural context of society. Gender inequality runs through this historical context, having as a factor the patriarchal and predominantly macho social constructions. The school environment of basic education, therefore, becomes a space of learning and inclusive democracy, strengthening non-discriminatory and non-prejudiced practices and respect for differences and diversity. Objectives: This work has the general objective of understanding the perspectives of teachers about the promotion of gender equality in schools. And specific objective, identify the challenges and expectations for the promotion of gender equality in schools. Methodology: The work was conducted through an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, supported by the realization of semi-structured interviews with teachers of basic education of elementary school II of a municipality of Curimataú paraiban. Results: The reports showed that the teachers understand that the cultural and religious influence contributes expressively to the dissemination of excluding practices in the educational environment, and that the family relationship should be a preponderant aspect for the deconstruction of such behaviors. Conclusions: It was noticed that the teachers lack training on gender issues, due to the absence of this aspect in their social construction. Moreover, omissive and sexist behaviors were identified, which contribute to the exclusion and deprivation of social freedom. Therefore, the practice of critical and reflective knowledge becomes necessary in order to achieve a respectful and democratic coexistence in the school environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30947-
dc.date.accessioned2023-07-20T12:17:00Z-
dc.date.available2023-07-20-
dc.date.available2023-07-20T12:17:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPolítica socialpt_BR
dc.subjectIgualdade de gêneropt_BR
dc.subjectFormação de professores – educação básicapt_BR
dc.subjectDemocracia inclusivapt_BR
dc.subjectIndependência femininapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - professorespt_BR
dc.subjectEscola – ensino fundamental - igualdade de gêneropt_BR
dc.subjectPolitica socialpt_BR
dc.subjectIgualdad de géneropt_BR
dc.subjectFormación de profesores - Educación básicapt_BR
dc.subjectDemocracia inclusivapt_BR
dc.subjectIndependencia femeninapt_BR
dc.subjectEducación primaria - profesorespt_BR
dc.subjectEscolar - Educación Primaria - Igualdad de géneropt_BR
dc.subjectSocial policypt_BR
dc.subjectGender equalitypt_BR
dc.subjectTeacher training - basic educationpt_BR
dc.subjectInclusive democracypt_BR
dc.subjectFemale independencept_BR
dc.subjectElementary education - teacherspt_BR
dc.subjectSchool - Elementary Education - Equality of genderpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Lucas Luan de Medeiros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender equality in schools: perspectives of elementary school teachers.pt_BR
dc.title.alternativeIgualdad de género en las escuelas: perspectivas de los maestros de primaria.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Lucas Luan de Medeiros.. Igualdade de gênero nas escolas: perspectivas de professores do ensino fundamental. 2023. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenIntroducción: El tema de la igualdad de género trae consigo una historia de luchas por independencia femenina en el contexto plural de la sociedad. desigualdad de género permea este contexto histórico, teniendo como factor las construcciones sociales patriarcales y predominantemente sexista. El ambiente escolar de la educación básica, por lo tanto, se convierte en un espacio para el aprendizaje y la democracia inclusiva, fortaleciendo prácticas no discriminatoria, sin prejuicios y respetuosa de las diferencias y diversidades. Objetivos: Este El objetivo general de este trabajo es comprender las perspectivas de los docentes sobre la promoción de igualdad de género en las escuelas. Y objetivo específico, identificar los retos y expectativas para promover la igualdad de género en las escuelas. Metodología: El trabajo fue llevado a cabo a través de una investigación exploratoria y descriptiva, con un enfoque cualitativo, apoyado en la realización de entrevistas semiestructuradas a docentes de educación básica en escuela primaria II en un municipio de Curimataú, Paraíba. Resultados: Los informes mostró que los maestros entienden que la influencia cultural y religiosa contribuye forma expresiva para la difusión de prácticas excluyentes en el ámbito educativo, y que la relación familiar debe ser un aspecto preponderante para la deconstrucción de tal comportamientos Conclusiones: Se percibió que los docentes carecen de formación en cuanto a el tema del género, resultante de la ausencia de este aspecto en su construcción social. Además, Se identificaron conductas negligentes y sexistas que contribuyen a la exclusión y privación de la libertad social. Entonces se hace necesario practicar el conocimiento crítico y reflexiva para lograr una convivencia respetuosa y democrática en el ámbito escolar.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS LUAN DE MEDEIROS SANTOS - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2023.pdfLucas Luan de Medeiros Santos - TCC Bacharelado em Nutrição CES 2023.772.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.