Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30948
Title: O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: The use of cartographic literacy in the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Guilherme Alexandre da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NÓBREGA, Ivanalda Dantas de.
Keywords: Cartografia;Alfabetização cartográfica;Ensino fundamental - anos iniciais- cartografia;Ensino de cartografia;Pensamento espacial;Cartography;Cartographic literacy;Elementary School - early years - cartography;Cartography teaching;Spatial thinking;Ensino de Geografia - cartografia
Issue Date: 19-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Guilherme Alexandre da. O uso da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho propôs-se a apresentar, ao professor de Geografia, a importância de se trabalhar a alfabetização cartográfica na sala de aula. Dessa forma, o nosso objetivo principal foi explorar a prática da cartografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em uma turma do 4º ano, com o intuito de desmistificar as dificuldades frequentemente mencionadas em trabalhos científicos e relatadas por alunos. A metodologia utilizada caracteriza-se por pesquisa qualitativa procedida, a princípio, através de um estudo bibliográfico que fundamentou teoricamente os principais eixos que norteiam o ensino cartográfico e a sua importância para a formação do sujeito crítico. Para tanto, agregamos à presente investigação, dentre outros, os construtos teóricos de autores a exemplo de Almeida (2006), Barci (2021), Neto (2018) e Passini (2007). Em seguida, realizamos a pesquisa de campo, que envolveu 4 docentes e 20 discentes de uma escola pública municipal no Estado do Ceará. A coleta dos dados baseou-se, em um primeiro momento, na observação de aulas, sequências didáticas e entrevistas semiestruturadas com os professores. Na sequência, o pesquisador ministrou uma aula e aplicou uma atividade, na sala de aula, para os alunos. Posteriormente, analisamos os dados coletados e os organizamos em um quadro-síntese. A partir dessa análise, foi possível constatar que a maioria dos professores não receberam uma formação adequada durante a Graduação, o que acabou refletindo em aulas tradicionais baseadas somente na utilização de livros didáticos, com a ausência de metodologias ativas. Sendo essa abordagem, portanto, uma possível contribuidora para o déficit de aprendizagem de alguns alunos e falta de interesse no conteúdo trabalhado. Dessa forma, ressalta-se a importância de formações e eventos que supram essas lacunas nos profissionais, visto que a alfabetização cartográfica é a responsável por estabelecer a compreensão das relações entre espaço e tempo, permitindo que os alunos estudem o ambiente em que vivem.
Abstract: This work aimed to presente, to the Geography teacher, the importance of working on cartographic literacy in the classroom. Therefore, our main objective was to explore the practice of cartography in early Elementary School years, specifically in a 4th-grade class, with the intention of demystifying the difficulties often mentioned in scientific papers and reported by students. The methodology used is characterized by qualitative research, initially through a bibliographic study that theoretically substantiated the main axes that guide cartographic teaching and its importance for the formation of critical individuals. To this end, we incorporated into this investigation, among others, the theoretical constructs of authors such as Almeida (2006), Barci (2021), Neto (2018), and Passini (2007). Subsequently, we conducted field research, which involved 4 teachers and 20 students from a public municipal school in the state of Ceará. The data collection was based, at first, on the observation of classes, didactic sequences, and semi-structured interviews with the teachers. Next, the researcher taught a class and conducted an activity in the classroom for the students. Afterwards, we analyzed the collected data and organized them into a summary table. From this analysis, it was possible to verify that the majority of teachers did not receive adequate training during their undergraduate studies, which ended up reflecting in traditional classes based solely on the use of textbooks, with the absence of active methodologies. This approach, therefore, may contribute to the learning deficit of some students and their lack of interest in the content being taught. Thus, the importance of training and events that address these gaps in professionals is emphasized, as cartographic literacy is responsible for establishing an understanding of the relationships between space and time, allowing students to study the environment in which they live.
Keywords: Cartografia
Alfabetização cartográfica
Ensino fundamental - anos iniciais- cartografia
Ensino de cartografia
Pensamento espacial
Cartography
Cartographic literacy
Elementary School - early years - cartography
Cartography teaching
Spatial thinking
Ensino de Geografia - cartografia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30948
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUILHERME ALEXANDRE DA SILVA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdfGuilherme Alexandre da Silva. Monografia Geografia. CFP 2023.838.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.