Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30955
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, Micaelly Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Diogo Cabral de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7606053239079122pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.referee1IDSOUZA, Glageane da Silva;pt_BR
dc.contributor.referee1IDSouza, Glageane Da Silva;pt_BR
dc.contributor.referee1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee2SOUSA, José Jorge de.-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, J. J.;pt_BR
dc.contributor.referee2IDSOUSA, JOSÉ JORGE DE.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1410723052247758pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa relatar a experiência da vivência de duas aulas sobre o conteúdo Função Afim em uma turma do 1° ano do ensino médio. Essas aulas foram aplicadas em uma escola pública estadual localizada na cidade Barra de Santa Rosa – PB, em que foi utilizada a metodologia de ensino japonesa Lesson Study em conjunto com a Resolução de Problemas. A Lesson Study é um processo de desenvolvimento profissional de professores em grupos colaborativos e que tem como intuito problematizar a prática de sala de aula. A Resolução de Problemas objetiva ensinar matemática através de uma situação problema, onde os alunos constroem o conhecimento matemático durante e após a resolução do problema. Foi escolhido essa abordagem tendo em vista a melhoria que se obtêm no ensino de matemática com o uso dessas metodologias, dada a realidade de sala de aula e o ensino tradicional. Com isso, foi adotado como metodologia a abordagem qualitativa e com objetivo de analisar as contribuições da utilização da metodologia Lesson Study e Resolução de Problemas nas aulas de matemática. Para esta análise, foram observadas as ações e as respostas dos alunos acerca dos problemas da aula. Foi possível concluir que a utilização dessas abordagens metodológicas contribuiu para a aprendizagem dos alunos, visto que houve um maior envolvimento da turma e maior facilidade de compreensão durante a discussão e formalização. Esta abordagem favoreceu também a prática do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleUtilização da metodologia lesson study e resolução de problemas como abordagem metodológica no ensino de função afim.pt_BR
dc.date.issued2023-06-19-
dc.description.abstractThe present work aims to report the experience of living two classes on the Affine Function content in a class of the 1st year of high school. These classes were applied in a state public school located in the city of Barra de Santa Rosa - PB, in which the Japanese teaching methodology Lesson Study was used in conjunction with Problem Solving. The Lesson Study is a professional development process for teachers in collaborative groups that aims to problematize classroom practice. Problem Solving aims to teach mathematics through a problem situation, where students build mathematical knowledge during and after solving the problem. This approach was chosen in view of the improvement obtained in teaching mathematics with the use of these methodologies, given the reality of the classroom and traditional teaching. With this, the qualitative approach was adopted as methodology and with the objective of analyzing the contributions of the use of the Lesson Study and Problem Solving methodology in mathematics classes. For this analysis, the students' actions and responses regarding the problems in the class were observed. It was possible to conclude that the use of these methodological approaches contributed to the students' learning, since there was a greater involvement of the class and greater ease of understanding during the discussion and formalization. This approach also favored the teacher's practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30955-
dc.date.accessioned2023-07-20T17:02:47Z-
dc.date.available2023-07-20-
dc.date.available2023-07-20T17:02:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectLesson studypt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectFunção afimpt_BR
dc.subjectLesson study - ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectEnseñanza de las matemáticaspt_BR
dc.subjectEstudio de la lecciónpt_BR
dc.subjectSolución de problemaspt_BR
dc.subjectFunción relacionadapt_BR
dc.subjectEstudio de lección - enseñanza de matemáticaspt_BR
dc.subjectMatemáticas - enseñandopt_BR
dc.subjectMath teachingpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectRelated functionpt_BR
dc.subjectLesson study - math teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Micaelly Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of the lesson study methodology and problem solving as methodological approach in teaching affine function.pt_BR
dc.title.alternativeUso de la metodología de estudio de lecciones y resolución de problemas como enfoque metodológico en la enseñanza de la función afín.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Micaelly Silva. Utilização da metodologia lesson study e resolução de problemas como abordagem metodológica no ensino de função afim. 2023. 23 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité - Paraíba - Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenEl presente trabajo tiene como objetivo relatar la experiencia de vivir dos clases sobre el contenido Función Afim en una clase de 1er año de secundaria. Estas clases se aplicaron en una escuela pública. estado ubicado en la ciudad de Barra de Santa Rosa - PB, en el cual se utilizó la metodología de enseñanza Estudio de lecciones de japonés junto con resolución de problemas. El estudio de la lección es un proceso de desarrollo profesional de los docentes en grupos colaborativos y que pretende problematizar la práctica en el aula. La resolución de problemas tiene como objetivo enseñar matemáticas a través de de una situación problema, donde los estudiantes construyen conocimientos matemáticos durante y después resolución del problema. Se eligió este enfoque en vista de la mejora obtenida en la la enseñanza de las matemáticas utilizando estas metodologías, dada la realidad del aula y la enseñanza tradicional. Con ello, se adoptó como metodología un enfoque cualitativo y con el objetivo de analizar las contribuciones del uso de la metodología Lesson Study y Problem Solving en clases de matematicas Para este análisis, las acciones y respuestas de los estudiantes con respecto a la problemas de clase Fue posible concluir que el uso de estos enfoques metodológicos contribuyó para el aprendizaje de los estudiantes, ya que hubo una mayor implicación de la clase y una mayor facilidad comprensión durante la discusión y la formalización. Este enfoque también favoreció la práctica de maestro.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICAELLY SILVA COSTA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfMicaelly Silva Costa - TCC Licenciatura em Matemática CES 2023.639.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.