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dc.creator.IDLÊLA, M. R. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8075219229606935pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Lígia Maria Ribeiro.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.referee2MORAIS, Vera Lúcia Meira de.-
dc.contributor.referee2IDMORAIS, V. L. M.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.lela-
dc.description.resumoAs políticas públicas são constituídas por programas e ações no âmbito do governo (seja nacional, municipal ou estadual) que objetivam assegurar o direito à cidadania de diversos grupos da sociedade civil. Dentre elas, destaca-se o Projovem Campo-Saberes da Terra, que oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar o funcionamento das políticas públicas de gestão do Projovem Campo- Saberes da Terra no município de Sumé-PB.A abordagem quali-quantitativa contribuiu para a compreensão do objeto e para tabular alguns resultados de investigações realizadas a partir de informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com educadores e educandos do programa, analisando-se as políticas públicas referentes ao repasse dos recursos.Observou-se que a ausência de cumprimento por parte do Governo Federal em relação ao recurso que norteia o programa fragiliza as condições do trabalho pedagógico nas escolas do Projovem, embora o perfil dos educadores formados em Licenciatura em Educação do Campo mantenha a identidade e os requisitos exigidos no programa. Diante do exposto conclui-se que a organização do programa depende do repasse feito pelo Governo Federal, que porventura atrasa e não chega no tempo devido, desestruturando assim o calendário do programa, além de aumentar o número de desistência por parte dos educandos, interferindo inclusive nas políticas públicas educacionais do programa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titlePolíticas públicas de gestão do ProJovem Campo-Saberes da Terra na cidade de Sumé-PB: perspectivas e desafios.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractPublic policies are constituted by government programs and actions (whether national, municipal or state) that aim at ensuring right to citizenship of various civil society groups. Among these, we highlight Projovem Campo-Saberes da Terra, which offers professional qualification and schooling to young family farmers aged 18 to 29 who have not finished elementary school. Thus, this work aimed to analyze functioning of public policies of Projovem Campo-Saberes da Terra in municipality of Sumé-PB. Qualitative-quantitative approach contributed to understanding of object and to tabulate some results of investigations carried out from information from National Fund for Education Development (FNDE), with educators and students of program, analyzing public policies related to the transfer resources. It was observed that lack of compliance on part of Federal Government regarding resource that guides program weakens conditions of pedagogical work in Projovemschools, although profile of educators graduated in Field Education Degree maintain identity and requirements required in the program. In view of above, it is concluded that organization of program depends on transfer made by Federal Government, which is delayed and does not arrive in due time, thus disrupting program schedule, in addition to increasing number of students dropping, interfering including in educational public policies of program.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30957-
dc.date.accessioned2023-07-20T17:33:24Z-
dc.date.available2023-07-20-
dc.date.available2023-07-20T17:33:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectProJovem Campo Saberes da Terrapt_BR
dc.subjectSumé - PB - Projovem Campopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionais - jovens e adultospt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectGestão do ProJovem Campo Saberes da Terra - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectProJovem Campo Saberes da Terrapt_BR
dc.subjectEducational public policies - youth and adultspt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectManagement of ProJovem Campo Saberes da Terra - Sumé - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLÊLA, Maria Raquel Batista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePublic policies of management ProJovem Campo-Saberes da Terra in the city of Sumé-PB: perspectives and challenges.pt_BR
dc.identifier.citationLÊLA, Maria Raquel Batista. Políticas públicas de gestão do ProJovem Campo-Saberes da Terra na cidade de Sumé-PB: perspectivas e desafios. 2017. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30957pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

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