Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30966
Title: Conhecimento e uso sobre plantas medicinais de alunos do ensino médio de uma escola pública no município de Jaçanã - RN.
Other Titles: Knowledge and use of medicinal plants by high school students from a public school in the municipality of Jaçanã - RN.
Conocimiento y uso de plantas medicinales por estudiantes de secundaria de una escuela pública del municipio de Jaçanã - RN.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Erica Regina Oliveira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Kiriaki Nurit.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
Keywords: Plantas medicinais;Ensino de botânica;Conhecimento popular;Prática pedagógica;Medicinal plants;Botany teaching;Popular knowledge;Pedagogical practice;Plantas medicinales;Enseñanza de la botánica;Conocimiento popular;Práctica pedagógica
Issue Date: 14-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Erica Regina Oliveira da. Conhecimento e uso sobre plantas medicinais de alunos do ensino médio de uma escola pública no município de Jaçanã - RN. 2023. 83 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O Brasil apresenta uma vasta biodiversidade, cujas plantas são utilizadas para diversas finalidades, inclusive para cura e tratamento de enfermidades. Entretanto, estudos etnobotânicos realizados com Plantas medicinais ocorrem, principalmente, em comunidades, sendo ainda incipientes no âmbito escolar, o que torna necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas escolas com a finalidade de contribuir na preservação da cultura e na conservação dos recursos da flora medicinal. Objetivou-se com este estudo investigar os conhecimentos prévios acerca do uso de plantas medicinais de uma turma de 28 alunos do 3º ano do ensino médio da E.E.E.F.M. Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, localizada no município de Jaçanã-RN, bem como desenvolver estratégias pedagógicas que possam contribuir no processo ensinoaprendizagem de botânica. Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo, onde foram realizadas ações pedagógicas no período de abril a maio de 2023, através do uso de diferentes recursos didáticos (aplicação de um questionário, aula teórica, confecção de cartazes e mostra de plantas medicinais). Verificou-se que a maioria dos alunos fazem uso de plantas medicinais quando acometidos por alguma doença, cuja justificativa do uso se dá por considerarem que as PM não fazem mal à saúde, e por terem adquirido o hábito, e influência principal para o uso foi a família. Dentre as PM que os alunos mais costumam utilizar, foram citadas doze espécies, sendo o boldo (Plectranthus barbatus Andrews), Capim santo (Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf.), camomila (Matricaria chamomilla L.) e a erva-doce (Foeniculum vulgare Mill.) as espécies mais citadas foram. Foram citados 14 diferentes usos medicinais, sendo as folhas as partes mais utilizadas no preparo dos medicamentos, sob a forma de chás, para combater, principalmente, doenças do sistema gastrointestinal. Os alunos, de um modo geral, possuem pouco conhecimento sobre diferenças entre plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos, embora façam uso das PM como recurso terapêutico, cujo conhecimento foi advindo da transmissão familiar. Entretanto, o fato de justificarem o uso por considerar que este recurso “por ser natural não faz mal” é equivocado, e demonstra o desconhecimento dos possíveis riscos de toxicidade que as plantas oferecem. Na realização das demais atividades (aula expositiva, produção de cartazes e exposição) ocorreu um envolvimento dos alunos, os quais participaram das discussões, tiraram dúvidas, trouxeram curiosidades, demonstrando interesse com o tema, além de possibilitar um momento de socialização. Neste aspecto, atividades pedagógicas contextualizadas, com o intuito de fornecer informações para o uso seguro das plantas é fundamental que sejam desenvolvidas, especialmente na escola. Portanto, demonstrou-se o quanto o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para o conhecimento etnobotânico, através do uso de metodologia ativas, estimulou o protagonismo dos alunos, o diálogo e a valorização das vivências dos mesmos, resultando em uma aprendizagem significativa.
Abstract: Brazil has a vast biodiversity, whose plants are used for various purposes, including for curing and treating diseases. However, ethnobotanical studies carried out with medicinal plants occur mainly in communities, and are still incipient in the school environment, which makes it necessary to develop pedagogical practices in schools in order to contribute to the preservation of culture and conservation of medicinal flora resources. The purpose of this study was to investigate the previous knowledge about the use of medicinal plants in a class of 28 students in their third year of high school at E.E.E.F.M. Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, located in the city of Jaçanã-RN, as well as to develop pedagogical strategies that may contribute to the teaching-learning process of botany. This is a cross-sectional quali-quantitative study, where pedagogical actions were carried out in the period from April to May 2023, through the use of different didactic resources (application of a questionnaire, theoretical class, making posters and showing medicinal plants). It was found that most students use medicinal plants when they are affected by some disease, justifying their use because they consider that MPs are not harmful to health, and because they have acquired the habit, and the main influence for their use was their family. Among the MPs most commonly used by the students, twelve species were mentioned, being Boldo (Plectranthus barbatus Andrews), Holy grass (Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf.), chamomile (Matricaria chamomilla L.) and fennel (Foeniculum vulgare Mill.) the most mentioned species. Fourteen different medicinal uses were cited, the leaves being the parts most used in the preparation of medicines, in the form of teas, to combat, mainly, diseases of the gastrointestinal system. The students, in general, have little knowledge about the differences between medicinal plants and herbal medicines, although they make use of PM as a therapeutic resource, whose knowledge came from family transmission. However, the fact that they justify their use by considering that this resource "because it's natural, it doesn't hurt" is mistaken, and shows their lack of knowledge about the possible risks of toxicity that plants offer. In the realization of other activities (expository lecture, poster production and exhibition) there was an involvement of students, who participated in discussions, asked questions, brought curiosities, showing interest in the topic, besides enabling a moment of socialization. In this aspect, contextualized pedagogical activities, with the purpose of providing information for the safe use of plants is essential to be developed, especially at school. Therefore, it was shown how the development of pedagogical practices focused on ethnobotanical knowledge, through the use of active methodology, stimulated the protagonism of the students, the dialogue, and the appreciation of their experiences, resulting in a significant learning experience.
???metadata.dc.description.resumen???: Brasil tiene una gran biodiversidad, cuyas plantas se utilizan para diversos propósitos, incluyendo la cura y el tratamiento de enfermedades. Sin embargo, estudios Los estudios etnobotánicos realizados con plantas medicinales se dan principalmente en comunidades, que aún son incipientes en el ámbito escolar, lo que hace necesario desarrollo de prácticas pedagógicas en las escuelas para contribuir a la preservación de la cultura y conservación de los recursos de flora medicinal. estaba dirigido con este estudio para investigar los conocimientos previos sobre el uso de las plantas medicinales de una clase de 28 alumnos de 3° de bachillerato de la E.E.E.F.M. profesor estatal Terezinha Carolino de Souza, ubicada en el municipio de Jaçanã-RN, así como desarrollar estrategias pedagógicas que puedan contribuir al proceso de enseñanza-aprendizaje de botánica Se trata de un estudio transversal, cuali-cuantitativo, donde acciones pedagógicas se realizaron de abril a mayo de 2023, mediante el uso de de diferentes recursos didácticos (aplicación de un cuestionario, clase teórica, elaboración de carteles y exposición de plantas medicinales). Se encontró que la mayoría de los estudiantes hacen uso de plantas medicinales cuando se está afectado por una enfermedad, cuya justificación para se da su uso porque consideran que las PM no son dañinas para la salud, y porque han adquirido la hábito, y la principal influencia para el uso fue la familia. Entre los PM que los estudiantes más uso, se citaron doce especies, con boldo (Plectranthus barbatus Andrews), limoncillo (Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf.), manzanilla (Matricaria chamomilla L.) e hinojo (Foeniculum vulgare Mill.) las especies más citadas fueron. Se citaron 14 usos medicinales diferentes, siendo las hojas las partes más utilizadas en la preparación de medicamentos, en forma de infusiones, para combatir, principalmente, enfermedades del sistema gastrointestinal. Los estudiantes, en general, tienen poco conocimiento sobre las diferencias entre las plantas medicinales y las hierbas medicinales, aunque sí uso de PM como recurso terapéutico, cuyo conocimiento provino de la transmisión familiar.Sin embargo, el hecho de que justifiquen el uso considerando que este recurso “por ser lo natural no duele" está mal, y demuestra el desconocimiento de los posibles riesgos de toxicidad que ofrecen las plantas. En la realización de otras actividades (clase exposición, producción de carteles y exposición) hubo una implicación de los alumnos, el que participaron en las discusiones, respondieron preguntas, trajeron curiosidades, demostrando interés en el tema, además de posibilitar un momento de socialización. En este sentido, las actividades pedagógicas contextualizadas, con el objetivo de brindar información para el uso seguro de las plantas es fundamental para ser desarrollado, especialmente en la escuela. Por lo tanto, se demostró cuánto el desarrollo de prácticas actividades pedagógicas enfocadas en el conocimiento etnobotánico, mediante el uso de metodología actividades, estimuló el protagonismo de los estudiantes, el diálogo y la valoración de las experiencias de los mismos, dando como resultado un aprendizaje significativo.
Keywords: Plantas medicinais
Ensino de botânica
Conhecimento popular
Prática pedagógica
Medicinal plants
Botany teaching
Popular knowledge
Pedagogical practice
Plantas medicinales
Enseñanza de la botánica
Conocimiento popular
Práctica pedagógica
???metadata.dc.subject.cnpq???: Botânica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30966
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERICA REGINA OLIVEIRA DA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfErica Regina Oliveira da Silva - TCC Lincenciatura em Ciências Biológicas CES 20232.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.