Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30976
Title: "Vean vé, mis nanas negras: potencialidades da leitura de contos afro-colombianos nas aulas de ELE".
Other Titles: "Vean vé, mis nanas negras: potentialities of reading Afro-Colombian tales in ELE classes".
???metadata.dc.creator???: CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. Á. M. A.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MILREU, Isis.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de.
Keywords: Amalia Lú Posso Figueroa - escritora;Literatura de autoria feminina afro-colombiana;Representação da mulher negra;Formação de leitores;Ensino de literatura nas aulas de ELE;Relações étnico-raciais;Amalia Lú Posso Figueroa - eriter;Afro-Colombian female authored literature;Representation of the black woman;Reader training;Literature teaching in ELE classes;Ethnic-racial relations
Issue Date: 20-May-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. "Vean vé, mis nanas negras: potencialidades da leitura de contos afro-colombianos nas aulas de ELE". 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) — Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação objetiva discutir as potencialidades da leitura de três contos afro-colombianos da obra Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora Amalia Lú Posso Figueroa, para a formação de leitores literários do ensino médio. A justificativa para a realização da pesquisa radica na observação de que o texto literário não é tão assíduo, como deveria, nas aulas de ELE e na crença de que sua presença nesse contexto contribui para a formação cidadã dos alunos. A escolha das citadas narrativas responde à percepção de que constituem uma base adequada para promover a reflexão dos discentes acerca de temas cruciais na referida formação como são as relações étnico-raciais e a representação da mulher negra. Por outro lado, trata-se de produções literárias contemporâneas de autoria feminina afro-colombiana com traços do real(lismo) maravilhoso, características que poderiam motivar sua leitura. Em função do mencionado objetivo central, estabelecemos os seguintes objetivos específicos para à investigação: a) refletir sobre o ensino de literatura na contemporaneidade e suas possibilidades para abordar as relações étnico-raciais nas aulas de espanhol como língua estrangeira; b) examinar as representações sociais e literárias das mulheres negras latino-americanas; c) analisar os contos “Melitina Romaña”, “Fidelia Córdoba”, e “Valentina” através das seguintes categorias: a representação das protagonistas; as marcas da literatura afro-colombiana e a presença de elementos do realismo maravilhoso; d) elaborar uma proposta didática de leitura dos contos selecionados com o intuito de ampliar os horizontes de expectativas dos estudantes colaborando, assim, para a formação de leitores através do método recepcional, bem como, proporcionando uma educação antirracista e de combate ao sexismo. O embasamento teórico central desta pesquisa está constituído pelos estudos de Lúcia Ozana Zolin (2010) acerca da literatura de autoria feminina; Alejandra Valdés (2018), sobre o passado histórico da mulher afrodescendente; Yesenia María Escobar Espitia (2012), a qual descreve as características da literatura afro-colombiana, e Vera Teixeira Aguiar e Maria da Gloria Bordini (1988), sistematizadoras do Método Recepcional, que serve de guia para a proposta didática, dentre outros. Espera-se que este trabalho estimule a discussão em torno das potencialidades do texto literário na aula de ELE para a formação de leitores literários e que as sugestões metodológicas apresentadas contribuam para a prática docente
Abstract: Esta dissertação objetiva discutir as potencialidades da leitura de três contos afro-colombianos da obra Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora Amalia Lú Posso Figueroa, para a formação de leitores literários do ensino médio. A justificativa para a realização da pesquisa radica na observação de que o texto literário não é tão assíduo, como deveria, nas aulas de ELE e na crença de que sua presença nesse contexto contribui para a formação cidadã dos alunos. A escolha das citadas narrativas responde à percepção de que constituem uma base adequada para promover a reflexão dos discentes acerca de temas cruciais na referida formação como são as relações étnico-raciais e a representação da mulher negra. Por outro lado, trata-se de produções literárias contemporâneas de autoria feminina afro-colombiana com traços do real(lismo) maravilhoso, características que poderiam motivar sua leitura. Em função do mencionado objetivo central, estabelecemos os seguintes objetivos específicos para à investigação: a) refletir sobre o ensino de literatura na contemporaneidade e suas possibilidades para abordar as relações étnico-raciais nas aulas de espanhol como língua estrangeira; b) examinar as representações sociais e literárias das mulheres negras latino-americanas; c) analisar os contos “Melitina Romaña”, “Fidelia Córdoba”, e “Valentina” através das seguintes categorias: a representação das protagonistas; as marcas da literatura afro-colombiana e a presença de elementos do realismo maravilhoso; d) elaborar uma proposta didática de leitura dos contos selecionados com o intuito de ampliar os horizontes de expectativas dos estudantes colaborando, assim, para a formação de leitores através do método recepcional, bem como, proporcionando uma educação antirracista e de combate ao sexismo. O embasamento teórico central desta pesquisa está constituído pelos estudos de Lúcia Ozana Zolin (2010) acerca da literatura de autoria feminina; Alejandra Valdés (2018), sobre o passado histórico da mulher afrodescendente; Yesenia María Escobar Espitia (2012), a qual descreve as características da literatura afro-colombiana, e Vera Teixeira Aguiar e Maria da Gloria Bordini (1988), sistematizadoras do Método Recepcional, que serve de guia para a proposta didática, dentre outros. Espera-se que este trabalho estimule a discussão em torno das potencialidades do texto literário na aula de ELE para a formação de leitores literários e que as sugestões metodológicas apresentadas contribuam para a prática docente
Keywords: Amalia Lú Posso Figueroa - escritora
Literatura de autoria feminina afro-colombiana
Representação da mulher negra
Formação de leitores
Ensino de literatura nas aulas de ELE
Relações étnico-raciais
Amalia Lú Posso Figueroa - eriter
Afro-Colombian female authored literature
Representation of the black woman
Reader training
Literature teaching in ELE classes
Ethnic-racial relations
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
Literatura Brasileira.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30976
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÁKYLA MAYARA ARAÚJO CAMÊLO – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2022.pdfÁKYLA MAYARA ARAÚJO CAMÊLO – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 20221.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.