Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30976
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAMÊLO, Á. M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6843606575277435pt_BR
dc.contributor.advisor1MILREU, Isis.-
dc.contributor.advisor1IDMILREU, Isis.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8660552379109188pt_BR
dc.contributor.referee1NOBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.referee1IDNOBREGA, M. M. S. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2123326909056011pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, F. Z. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6581771727878518pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva discutir as potencialidades da leitura de três contos afro-colombianos da obra Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora Amalia Lú Posso Figueroa, para a formação de leitores literários do ensino médio. A justificativa para a realização da pesquisa radica na observação de que o texto literário não é tão assíduo, como deveria, nas aulas de ELE e na crença de que sua presença nesse contexto contribui para a formação cidadã dos alunos. A escolha das citadas narrativas responde à percepção de que constituem uma base adequada para promover a reflexão dos discentes acerca de temas cruciais na referida formação como são as relações étnico-raciais e a representação da mulher negra. Por outro lado, trata-se de produções literárias contemporâneas de autoria feminina afro-colombiana com traços do real(lismo) maravilhoso, características que poderiam motivar sua leitura. Em função do mencionado objetivo central, estabelecemos os seguintes objetivos específicos para à investigação: a) refletir sobre o ensino de literatura na contemporaneidade e suas possibilidades para abordar as relações étnico-raciais nas aulas de espanhol como língua estrangeira; b) examinar as representações sociais e literárias das mulheres negras latino-americanas; c) analisar os contos “Melitina Romaña”, “Fidelia Córdoba”, e “Valentina” através das seguintes categorias: a representação das protagonistas; as marcas da literatura afro-colombiana e a presença de elementos do realismo maravilhoso; d) elaborar uma proposta didática de leitura dos contos selecionados com o intuito de ampliar os horizontes de expectativas dos estudantes colaborando, assim, para a formação de leitores através do método recepcional, bem como, proporcionando uma educação antirracista e de combate ao sexismo. O embasamento teórico central desta pesquisa está constituído pelos estudos de Lúcia Ozana Zolin (2010) acerca da literatura de autoria feminina; Alejandra Valdés (2018), sobre o passado histórico da mulher afrodescendente; Yesenia María Escobar Espitia (2012), a qual descreve as características da literatura afro-colombiana, e Vera Teixeira Aguiar e Maria da Gloria Bordini (1988), sistematizadoras do Método Recepcional, que serve de guia para a proposta didática, dentre outros. Espera-se que este trabalho estimule a discussão em torno das potencialidades do texto literário na aula de ELE para a formação de leitores literários e que as sugestões metodológicas apresentadas contribuam para a prática docentept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileira.pt_BR
dc.title"Vean vé, mis nanas negras: potencialidades da leitura de contos afro-colombianos nas aulas de ELE".pt_BR
dc.date.issued2022-05-20-
dc.description.abstractEsta dissertação objetiva discutir as potencialidades da leitura de três contos afro-colombianos da obra Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora Amalia Lú Posso Figueroa, para a formação de leitores literários do ensino médio. A justificativa para a realização da pesquisa radica na observação de que o texto literário não é tão assíduo, como deveria, nas aulas de ELE e na crença de que sua presença nesse contexto contribui para a formação cidadã dos alunos. A escolha das citadas narrativas responde à percepção de que constituem uma base adequada para promover a reflexão dos discentes acerca de temas cruciais na referida formação como são as relações étnico-raciais e a representação da mulher negra. Por outro lado, trata-se de produções literárias contemporâneas de autoria feminina afro-colombiana com traços do real(lismo) maravilhoso, características que poderiam motivar sua leitura. Em função do mencionado objetivo central, estabelecemos os seguintes objetivos específicos para à investigação: a) refletir sobre o ensino de literatura na contemporaneidade e suas possibilidades para abordar as relações étnico-raciais nas aulas de espanhol como língua estrangeira; b) examinar as representações sociais e literárias das mulheres negras latino-americanas; c) analisar os contos “Melitina Romaña”, “Fidelia Córdoba”, e “Valentina” através das seguintes categorias: a representação das protagonistas; as marcas da literatura afro-colombiana e a presença de elementos do realismo maravilhoso; d) elaborar uma proposta didática de leitura dos contos selecionados com o intuito de ampliar os horizontes de expectativas dos estudantes colaborando, assim, para a formação de leitores através do método recepcional, bem como, proporcionando uma educação antirracista e de combate ao sexismo. O embasamento teórico central desta pesquisa está constituído pelos estudos de Lúcia Ozana Zolin (2010) acerca da literatura de autoria feminina; Alejandra Valdés (2018), sobre o passado histórico da mulher afrodescendente; Yesenia María Escobar Espitia (2012), a qual descreve as características da literatura afro-colombiana, e Vera Teixeira Aguiar e Maria da Gloria Bordini (1988), sistematizadoras do Método Recepcional, que serve de guia para a proposta didática, dentre outros. Espera-se que este trabalho estimule a discussão em torno das potencialidades do texto literário na aula de ELE para a formação de leitores literários e que as sugestões metodológicas apresentadas contribuam para a prática docentept_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30976-
dc.date.accessioned2023-07-21T15:02:49Z-
dc.date.available2023-05-21-
dc.date.available2023-07-21T15:02:49Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAmalia Lú Posso Figueroa - escritorapt_BR
dc.subjectLiteratura de autoria feminina afro-colombianapt_BR
dc.subjectRepresentação da mulher negrapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectEnsino de literatura nas aulas de ELEpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectAmalia Lú Posso Figueroa - eriterpt_BR
dc.subjectAfro-Colombian female authored literaturept_BR
dc.subjectRepresentation of the black womanpt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectLiterature teaching in ELE classespt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. Á. M. A.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative"Vean vé, mis nanas negras: potentialities of reading Afro-Colombian tales in ELE classes".pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationCAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. "Vean vé, mis nanas negras: potencialidades da leitura de contos afro-colombianos nas aulas de ELE". 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) — Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÁKYLA MAYARA ARAÚJO CAMÊLO – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2022.pdfÁKYLA MAYARA ARAÚJO CAMÊLO – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 20221.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.