Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30976
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | CAMÊLO, Á. M. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6843606575277435 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MILREU, Isis. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MILREU, Isis. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8660552379109188 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | NOBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. | - |
dc.contributor.referee1ID | NOBREGA, M. M. S. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de. | - |
dc.contributor.referee2ID | SOUZA, F. Z. D. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6581771727878518 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação objetiva discutir as potencialidades da leitura de três contos afro-colombianos da obra Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora Amalia Lú Posso Figueroa, para a formação de leitores literários do ensino médio. A justificativa para a realização da pesquisa radica na observação de que o texto literário não é tão assíduo, como deveria, nas aulas de ELE e na crença de que sua presença nesse contexto contribui para a formação cidadã dos alunos. A escolha das citadas narrativas responde à percepção de que constituem uma base adequada para promover a reflexão dos discentes acerca de temas cruciais na referida formação como são as relações étnico-raciais e a representação da mulher negra. Por outro lado, trata-se de produções literárias contemporâneas de autoria feminina afro-colombiana com traços do real(lismo) maravilhoso, características que poderiam motivar sua leitura. Em função do mencionado objetivo central, estabelecemos os seguintes objetivos específicos para à investigação: a) refletir sobre o ensino de literatura na contemporaneidade e suas possibilidades para abordar as relações étnico-raciais nas aulas de espanhol como língua estrangeira; b) examinar as representações sociais e literárias das mulheres negras latino-americanas; c) analisar os contos “Melitina Romaña”, “Fidelia Córdoba”, e “Valentina” através das seguintes categorias: a representação das protagonistas; as marcas da literatura afro-colombiana e a presença de elementos do realismo maravilhoso; d) elaborar uma proposta didática de leitura dos contos selecionados com o intuito de ampliar os horizontes de expectativas dos estudantes colaborando, assim, para a formação de leitores através do método recepcional, bem como, proporcionando uma educação antirracista e de combate ao sexismo. O embasamento teórico central desta pesquisa está constituído pelos estudos de Lúcia Ozana Zolin (2010) acerca da literatura de autoria feminina; Alejandra Valdés (2018), sobre o passado histórico da mulher afrodescendente; Yesenia María Escobar Espitia (2012), a qual descreve as características da literatura afro-colombiana, e Vera Teixeira Aguiar e Maria da Gloria Bordini (1988), sistematizadoras do Método Recepcional, que serve de guia para a proposta didática, dentre outros. Espera-se que este trabalho estimule a discussão em torno das potencialidades do texto literário na aula de ELE para a formação de leitores literários e que as sugestões metodológicas apresentadas contribuam para a prática docente | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura Brasileira. | pt_BR |
dc.title | "Vean vé, mis nanas negras: potencialidades da leitura de contos afro-colombianos nas aulas de ELE". | pt_BR |
dc.date.issued | 2022-05-20 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação objetiva discutir as potencialidades da leitura de três contos afro-colombianos da obra Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora Amalia Lú Posso Figueroa, para a formação de leitores literários do ensino médio. A justificativa para a realização da pesquisa radica na observação de que o texto literário não é tão assíduo, como deveria, nas aulas de ELE e na crença de que sua presença nesse contexto contribui para a formação cidadã dos alunos. A escolha das citadas narrativas responde à percepção de que constituem uma base adequada para promover a reflexão dos discentes acerca de temas cruciais na referida formação como são as relações étnico-raciais e a representação da mulher negra. Por outro lado, trata-se de produções literárias contemporâneas de autoria feminina afro-colombiana com traços do real(lismo) maravilhoso, características que poderiam motivar sua leitura. Em função do mencionado objetivo central, estabelecemos os seguintes objetivos específicos para à investigação: a) refletir sobre o ensino de literatura na contemporaneidade e suas possibilidades para abordar as relações étnico-raciais nas aulas de espanhol como língua estrangeira; b) examinar as representações sociais e literárias das mulheres negras latino-americanas; c) analisar os contos “Melitina Romaña”, “Fidelia Córdoba”, e “Valentina” através das seguintes categorias: a representação das protagonistas; as marcas da literatura afro-colombiana e a presença de elementos do realismo maravilhoso; d) elaborar uma proposta didática de leitura dos contos selecionados com o intuito de ampliar os horizontes de expectativas dos estudantes colaborando, assim, para a formação de leitores através do método recepcional, bem como, proporcionando uma educação antirracista e de combate ao sexismo. O embasamento teórico central desta pesquisa está constituído pelos estudos de Lúcia Ozana Zolin (2010) acerca da literatura de autoria feminina; Alejandra Valdés (2018), sobre o passado histórico da mulher afrodescendente; Yesenia María Escobar Espitia (2012), a qual descreve as características da literatura afro-colombiana, e Vera Teixeira Aguiar e Maria da Gloria Bordini (1988), sistematizadoras do Método Recepcional, que serve de guia para a proposta didática, dentre outros. Espera-se que este trabalho estimule a discussão em torno das potencialidades do texto literário na aula de ELE para a formação de leitores literários e que as sugestões metodológicas apresentadas contribuam para a prática docente | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30976 | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T15:02:49Z | - |
dc.date.available | 2023-05-21 | - |
dc.date.available | 2023-07-21T15:02:49Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Amalia Lú Posso Figueroa - escritora | pt_BR |
dc.subject | Literatura de autoria feminina afro-colombiana | pt_BR |
dc.subject | Representação da mulher negra | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura nas aulas de ELE | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Amalia Lú Posso Figueroa - eriter | pt_BR |
dc.subject | Afro-Colombian female authored literature | pt_BR |
dc.subject | Representation of the black woman | pt_BR |
dc.subject | Reader training | pt_BR |
dc.subject | Literature teaching in ELE classes | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. Á. M. A. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | "Vean vé, mis nanas negras: potentialities of reading Afro-Colombian tales in ELE classes". | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.identifier.citation | CAMÊLO, Ákyla Mayara Araújo. "Vean vé, mis nanas negras: potencialidades da leitura de contos afro-colombianos nas aulas de ELE". 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) — Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Linguagem e Ensino. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ÁKYLA MAYARA ARAÚJO CAMÊLO – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2022.pdf | ÁKYLA MAYARA ARAÚJO CAMÊLO – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2022 | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.