Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30981
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROMUALDO, M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTE, N. I. S.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Patrício José Félix da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, P. J. F.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2023.tccmon.romualdo-
dc.description.resumoA pesquisa trata sobre a articulação entre o ensino de Matemática e a produção de mel em uma escola do campo. Para compreender a temática buscamos respostas as questões de pesquisa: que práticas de produção de mel são desenvolvidas em uma escola do campo? Que conteúdos matemáticos podem ser estudados nas práticas com a produção de mel? A investigação teve por objetivo geral compreender as práticas de produção de mel, com vistas a estabelecer relações com os conteúdos matemáticos estudados na escola, seguido dos objetivos específicos: (i) identificar as práticas desenvolvidas com a produção de mel da escola participante; (ii) identificar os conteúdos matemáticos estudados nas práticas de produção de mel. O estudo foi realizado com a participação de 1 professor que atua em uma escola do campo do município de Sumé, do Cariri paraibano. Os dados foram produzidos por meio de um questionário enviado por e-mail. Os resultados apontam que os estudantes têm interesse em participar das atividades com a produção de mel e que as atividades são realizadas de modo coletivo com a participação de professores das diferentes áreas. O estudo abre possibilidades para estudar os conteúdos matemáticos a partir da produção de mel, bem como destaca a importância de intensificar o debate da convivência com o Semiárido nas aulas de matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA matemática presente na criação de abelhas em uma escola do campo no Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2023-06-15-
dc.description.abstractThe research deals with the articulation between the teaching of Mathematics and the production of honey in a field school. To understand the theme, we sought answers to the research questions: what honey production practices are developed in a rural school? What mathematical contents can be studied in practices with honey production? The general objective of the investigation was to understand the practices of honey production, with a view to establishing relationships with the mathematical content studied at the school, followed by the specific objectives: (i) to identify the practices developed with the production of honey at the participating school; (ii) identify the mathematical contents studied in honey production practices. The study was carried out with the participation of 1 teacher who works in a field school in the municipality of Sumé, in the Cariri region of Paraíba. Data were produced through a questionnaire sent by e-mail. The results indicate that students are interested in participating in activities with honey production and that activities are carried out collectively with the participation of teachers from different areas. The study opens up possibilities for studying mathematical content from honey production, as well as highlighting the importance of intensifying the debate on living with the Semi-Arid region in mathematics classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30981-
dc.date.accessioned2023-07-21T17:56:21Z-
dc.date.available2023-07-21-
dc.date.available2023-07-21T17:56:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEscola do campo e matemáticapt_BR
dc.subjectApiculturapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectProdução de melpt_BR
dc.subjectConvivência com o Semiáridopt_BR
dc.subjectAbelhas e matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectField School and Mathematicspt_BR
dc.subjectBeekeepingpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectHoney productionpt_BR
dc.subjectLiving with the Semiarid Regionpt_BR
dc.subjectBees and mathpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROMUALDO, Milena da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe mathematics present in the creation of bees in a rural school in Cariri Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationROMUALDO, Milena da Silva. A matemática presente na criação de abelhas em uma escola do campo no Cariri Paraibano. 2023. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, – Sumé - Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30981pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MILENA DA SILVA ROMUALDO - TCC LIC. EDUCAÇÃO DO CAMPO CDSA 2023.pdfMilena da Silva Romualdo - TCC Educação do Campo CDSA 2023851.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.