Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30984
Title: A paleontologia e o uso de tecnologias digitais: um mapeamento de propostas metodológicas para o ensino de ciências.
Other Titles: Paleontology and the use of digital technologies: a mapping of methodological proposals for science teaching.
Paleontología y el uso de tecnologías digitales: un mapeo de propuestas metodológicas para la enseñanza de las ciencias.
???metadata.dc.creator???: RIBEIRO, Sidney dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Dioginys Cesar Felix de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MATA, Djair Alves da.
Keywords: Paleontologia;Paleontologia - ensino;Ensino de ciências;Formação de professores – ciências;Tecnologias digitais – ensino de ciências;Tecnologias digitais – ensino de paleontologia;Paleontología;Paleontología - enseñanza;Enseñanza de las ciencias;Formación del profesorado – ciencia;Tecnologías digitales – enseñanza de ciencias;Tecnologías digitales – enseñanza de la paleontología;Paleontology;Paleontology - teaching;Science teaching;Teacher training – science;Digital technologies – teaching of sciences;Digital technologies – paleontology teaching
Issue Date: 12-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RIBEIRO, Sidney dos Santos.. A paleontologia e o uso de tecnologias digitais: um mapeamento de propostas metodológicas para o ensino de ciências. 2023. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), juntamente com as Metodologias Ativas (MA), são ferramentas que podem colaborar com o processo ensino aprendizagem, pois quando trabalhadas de maneira conjunta podem potencializar a compreensão de temáticas que circunscreve a paleontologia no ensino de Ciências. Na atualidade, o uso diário de smartphones e diferentes tecnologias estão presentes no ambiente escolar e no cotidiano dos alunos. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar um mapeamento de propostas metodológicas que abordem temáticas da paleontologia e o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica através de uma pesquisa qualitativa de natureza básica e com viés exploratório utilizando mapeamento e revisão narrativa. Além dos jogos virtuais verificou-se que visitas virtuais a museus e o uso de filmes podem ser utilizados como alternativas eficazes para o ensino de Ciências. Os resultados evidenciam a carência significativa de aplicativos virtuais na área da paleontologia. No entanto, acredita-se que as tecnologias digitais podem trabalhar juntas para trazer o contexto de temáticas paleontológicas para o ensino de Ciências e na sala de aula. Espera-se que a utilização das metodologias didáticas virtuais seja cada vez mais utilizada dentro dos ambientes escolares, que essas alternativas estejam mais presentes nos contextos formais de educação.
Abstract: Digital Information and Communication Technologies (TDIC), together with Active Methodologies (AM), are tools that can collaborate with the teaching-learning process, because when worked together they can enhance the understanding of themes that circumscribe paleontology in the teaching of Sciences. Currently, the daily use of smartphones and different technologies are present in the school environment and in the daily lives of students. Given this context, the present work aims to carry out a mapping of methodological proposals that address themes of paleontology and the use of digital technologies in Science teaching. As a methodology, a bibliographic review was carried out through a qualitative research of a basic nature and with an exploratory bias using mapping and narrative review. In addition to virtual games, it was found that virtual visits to museums and the use of films can be used as effective alternatives for teaching Science. The results show the significant lack of virtual applications in the field of paleontology. However, it is believed that digital technologies can work together to bring the context of paleontological themes to science teaching and in the classroom. It is expected that the use of virtual didactic methodologies will be increasingly used within school environments, that these alternatives will be more present in formal education contexts.
???metadata.dc.description.resumen???: Tecnologías Digitales de la Información y las Comunicaciones (TDIC), junto con la Las Metodologías Activas (MA) son herramientas que pueden colaborar con el proceso enseñar y aprender, porque cuando se trabajan juntos pueden mejorar la comprensión de los temas que circunscriben la paleontología en el enseñanza de las ciencias. Hoy en día, el uso diario de los teléfonos inteligentes y diferentes Las tecnologías están presentes en el ambiente escolar y en la vida cotidiana de los estudiantes. Contra En este contexto, el presente trabajo tiene como objetivo realizar un mapeo de propuestas metodológicas que abordan temas de paleontología y el uso de tecnologías digitales en la enseñanza de las ciencias. Como metodología, una revisión bibliográfica a través de una investigación cualitativa de carácter básico y con sesgo exploratorio usando mapeo y revisión narrativa. Además de juegos virtuales se encontró que las visitas virtuales a museos y el uso de películas se pueden utilizar como alternativas efectivas para la enseñanza de las ciencias. Los resultados muestran la carencia significativa de aplicaciones virtuales en el campo de la paleontología. Sin embargo, se cree que las tecnologías digitales pueden trabajar juntas para traer contexto de temas paleontológicos para la enseñanza de las ciencias y en el aula. Esperado que el uso de metodologías didácticas virtuales es cada vez más utilizado dentro de los ambientes escolares, que estas alternativas están más presentes en contextos formales de la educación.
Keywords: Paleontologia
Paleontologia - ensino
Ensino de ciências
Formação de professores – ciências
Tecnologias digitais – ensino de ciências
Tecnologias digitais – ensino de paleontologia
Paleontología
Paleontología - enseñanza
Enseñanza de las ciencias
Formación del profesorado – ciencia
Tecnologías digitales – enseñanza de ciencias
Tecnologías digitales – enseñanza de la paleontología
Paleontology
Paleontology - teaching
Science teaching
Teacher training – science
Digital technologies – teaching of sciences
Digital technologies – paleontology teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30984
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIDNEY DOS SANTOS RIBEIRO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfSidney dos Santos Ribeiro - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2023.900.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.