Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30984
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRIBEIRO, S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4284354509445182pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Marcus José Conceição.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Marcus J.C.;pt_BR
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Marcus J.C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756190207165922pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Dioginys Cesar Felix de.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, D. C. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0711629960261680pt_BR
dc.contributor.referee2MATA, Djair Alves da.-
dc.contributor.referee2IDMATA, D. A.;pt_BR
dc.contributor.referee2IDALVES DA MATA, DJAIR.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1790074358547275 Endereçopt_BR
dc.description.resumoAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), juntamente com as Metodologias Ativas (MA), são ferramentas que podem colaborar com o processo ensino aprendizagem, pois quando trabalhadas de maneira conjunta podem potencializar a compreensão de temáticas que circunscreve a paleontologia no ensino de Ciências. Na atualidade, o uso diário de smartphones e diferentes tecnologias estão presentes no ambiente escolar e no cotidiano dos alunos. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar um mapeamento de propostas metodológicas que abordem temáticas da paleontologia e o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica através de uma pesquisa qualitativa de natureza básica e com viés exploratório utilizando mapeamento e revisão narrativa. Além dos jogos virtuais verificou-se que visitas virtuais a museus e o uso de filmes podem ser utilizados como alternativas eficazes para o ensino de Ciências. Os resultados evidenciam a carência significativa de aplicativos virtuais na área da paleontologia. No entanto, acredita-se que as tecnologias digitais podem trabalhar juntas para trazer o contexto de temáticas paleontológicas para o ensino de Ciências e na sala de aula. Espera-se que a utilização das metodologias didáticas virtuais seja cada vez mais utilizada dentro dos ambientes escolares, que essas alternativas estejam mais presentes nos contextos formais de educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleA paleontologia e o uso de tecnologias digitais: um mapeamento de propostas metodológicas para o ensino de ciências.pt_BR
dc.date.issued2023-06-12-
dc.description.abstractDigital Information and Communication Technologies (TDIC), together with Active Methodologies (AM), are tools that can collaborate with the teaching-learning process, because when worked together they can enhance the understanding of themes that circumscribe paleontology in the teaching of Sciences. Currently, the daily use of smartphones and different technologies are present in the school environment and in the daily lives of students. Given this context, the present work aims to carry out a mapping of methodological proposals that address themes of paleontology and the use of digital technologies in Science teaching. As a methodology, a bibliographic review was carried out through a qualitative research of a basic nature and with an exploratory bias using mapping and narrative review. In addition to virtual games, it was found that virtual visits to museums and the use of films can be used as effective alternatives for teaching Science. The results show the significant lack of virtual applications in the field of paleontology. However, it is believed that digital technologies can work together to bring the context of paleontological themes to science teaching and in the classroom. It is expected that the use of virtual didactic methodologies will be increasingly used within school environments, that these alternatives will be more present in formal education contexts.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30984-
dc.date.accessioned2023-07-21T18:33:31Z-
dc.date.available2023-07-21-
dc.date.available2023-07-21T18:33:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPaleontologiapt_BR
dc.subjectPaleontologia - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação de professores – ciênciaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitais – ensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitais – ensino de paleontologiapt_BR
dc.subjectPaleontologíapt_BR
dc.subjectPaleontología - enseñanzapt_BR
dc.subjectEnseñanza de las cienciaspt_BR
dc.subjectFormación del profesorado – cienciapt_BR
dc.subjectTecnologías digitales – enseñanza de cienciaspt_BR
dc.subjectTecnologías digitales – enseñanza de la paleontologíapt_BR
dc.subjectPaleontologypt_BR
dc.subjectPaleontology - teachingpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectTeacher training – sciencept_BR
dc.subjectDigital technologies – teaching of sciencespt_BR
dc.subjectDigital technologies – paleontology teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Sidney dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePaleontology and the use of digital technologies: a mapping of methodological proposals for science teaching.pt_BR
dc.title.alternativePaleontología y el uso de tecnologías digitales: un mapeo de propuestas metodológicas para la enseñanza de las ciencias.pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Sidney dos Santos.. A paleontologia e o uso de tecnologias digitais: um mapeamento de propostas metodológicas para o ensino de ciências. 2023. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenTecnologías Digitales de la Información y las Comunicaciones (TDIC), junto con la Las Metodologías Activas (MA) son herramientas que pueden colaborar con el proceso enseñar y aprender, porque cuando se trabajan juntos pueden mejorar la comprensión de los temas que circunscriben la paleontología en el enseñanza de las ciencias. Hoy en día, el uso diario de los teléfonos inteligentes y diferentes Las tecnologías están presentes en el ambiente escolar y en la vida cotidiana de los estudiantes. Contra En este contexto, el presente trabajo tiene como objetivo realizar un mapeo de propuestas metodológicas que abordan temas de paleontología y el uso de tecnologías digitales en la enseñanza de las ciencias. Como metodología, una revisión bibliográfica a través de una investigación cualitativa de carácter básico y con sesgo exploratorio usando mapeo y revisión narrativa. Además de juegos virtuales se encontró que las visitas virtuales a museos y el uso de películas se pueden utilizar como alternativas efectivas para la enseñanza de las ciencias. Los resultados muestran la carencia significativa de aplicaciones virtuales en el campo de la paleontología. Sin embargo, se cree que las tecnologías digitales pueden trabajar juntas para traer contexto de temas paleontológicos para la enseñanza de las ciencias y en el aula. Esperado que el uso de metodologías didácticas virtuales es cada vez más utilizado dentro de los ambientes escolares, que estas alternativas están más presentes en contextos formales de la educación.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIDNEY DOS SANTOS RIBEIRO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfSidney dos Santos Ribeiro - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2023.900.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.