Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30985
Title: Consequências psicológicas e físicas em crianças em situação de conflito armado: revisão integrativa da literatura.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Mayla Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Aline Venceslau Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GALVÃO, Lilian Kelly de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SERAFIM, Roseane Christina da Nova Sá.
Keywords: Infância;Conflito armado;Consequências psicológicas - crianças;Crianças em situação de conclito;Revisão integrativa da literatura;Google Scholar - base de dados;Scielo - base de dados;Infancy;Armed conflict - children;Children in conflict;Integrative literature review;Google Scholar - database
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Mayla Oliveira. Consequências psicológicas e físicas em crianças em situação de conflito armado: revisão integrativa da literatura. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como objetivo investigar as principais implicações psicológicas e físicas ao desenvolvimento de crianças em situação de conflito armado, citados em produções acadêmico-científicas dos últimos vinte anos (2002 – 2022). Realizou-se uma busca na base de dados Google Scholar, ScIELO e LILACS utilizando os descritores “guerra”; “infância” e “desenvolvimento” e em inglês “childhood AND war”. A presente revisão integrativa da literatura possibilitou identificar que o contexto de violência, vulnerabilidade social e precarização ambiental em períodos de guerra são fatores de risco ao desenvolvimento infantil. Apesar de os impactos físicos serem igualmente preocupantes, a literatura indica maior prevalência de consequências psicológicas em crianças que vivenciam períodos de guerra.
Abstract: The present study aims to investigate the main psychological and physical implications on the development of children in situations of armed conflict cited in academic-scientific productions of the last twenty years (2002-2022). A search was carried out on Google Scholar, ScIELO and LILACS databases using the descriptors: “war AND childhood AND development”. This integrative literature review made it possible to identify that the context of violence, social vulnerability and environmental precariousness in periods of war are risk factors for child development. Although the physical impacts are equally worrisome, the literature indicates a higher prevalence of psychological consequences in children who experience periods of war.
Keywords: Infância
Conflito armado
Consequências psicológicas - crianças
Crianças em situação de conclito
Revisão integrativa da literatura
Google Scholar - base de dados
Scielo - base de dados
Infancy
Armed conflict - children
Children in conflict
Integrative literature review
Google Scholar - database
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30985
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYLA OLIVEIRA OLIVEIRA SOARES - TCC PSICOLOGIA CCBS 2022.pdf362.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.