Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30986
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, I. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063282759448313pt_BR
dc.contributor.advisor1VIEIRA, Alecxandro Alves.-
dc.contributor.advisor1IDVIEIRA, A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDVIEIRA, ALECXANDRO ALVES.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1887165837865869pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Jorge Alves.-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, J. A.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSOUSA, JORGE ALVES.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSOUSA, JORGE ALVES DE.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0226886239142027pt_BR
dc.contributor.referee2LOPES, Anselmo Ribeiro.-
dc.contributor.referee2IDLOPES, A. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4322372114854211pt_BR
dc.description.resumoDada a relevância dos conteúdos estatísticos para construção do cidadão crítico e autônomo, os documentos que norteiam o Ensino da Matemática no Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e, mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orienta que o ensino da Estatística seja iniciado no ensino fundamental e ampliado no Ensino Médio. Contudo, estudos relacionados à Educação Estatística têm revelado que o ensino desta temática na escola básica tem sido abordado, na maioria das vezes, de maneira deficitária, não proporcionando aos estudantes, o desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas pela BNCC para esta área de conhecimento. Diante deste contexto, este estudo buscou, a partir dos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica e de referências teóricas publicadas acerca da Educação Estatística, entender o cenário atual e quais as recomendações a serem seguidas pelos professores de Matemática ao abordar o conteúdo de Estatística. Além disso, visando descrever melhor a realidade local do município de Cuité-PB, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de alcance exploratório e descritivo, para conhecer, o perfil socioeconômico, acadêmico e profissional dos professores de Matemática atuantes nas escolas de Ensino Médio do referido município, suas percepções, os desafios e as metodologias adotadas quanto ao ensino da Estatística. Após a coleta dos dados da população alvo da pesquisa, foi realizada uma análise descritiva dos dados, cujos resultados evidenciaram que são muitos os desafios presentes na prática pedagógica do professor de Matemática ao lecionar os conteúdos de Estatística, em que tais conteúdos ainda são negligenciados, ou ensinados de maneira precária, por muitos professores de Matemática, seja por uma formação estatística insuficiente, falta de tempo disponível para abordagem satisfatória de tais conteúdos, falta de recursos tecnológicos, ou ainda, a falta de interesse dos estudantes. Acreditamos que, esta falta de interesse/dificuldade de aprendizagem a respeito da Estatística seja devido à ausência de práticas metodológicas mais atrativas e contextualizadas, a exemplo da realização de projetos interdisciplinares, que tornem a aprendizagem de tais conteúdos mais prazerosa, favorecendo o protagonismo do estudante, possibilitando ao mesmo a vivência e o reconhecimento da diversidade em sua volta e a sua atuação nesta realidade. Como desfecho, espera-se que este estudo contribua para a discussão e melhorias no ensino da Estatística tanto a nível de Ensino Médio, quanto a nível de graduação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleA Estatística no Ensino médio: diretrizes e percepções dos professores de matemática atuantes nas escolas do município de Cuité - PB.pt_BR
dc.date.issued2023-06-13-
dc.description.abstractGiven the relevance of statistical content for the construction of critical and autonomous citizens, the documents that guide the teaching of mathematics in Brazil, the National Mathematics Curricular Parameters and, more recently, the Common National Curricular Base (BNCC), guide that the teaching of Statistics should be started in elementary school and expanded in High School. However, studies related to Statistics Education have revealed that the teaching of this subject in elementary school has been addressed, in most cases, in a deficit manner, not providing students with the development of skills and competencies established by the BNCC for this area of knowledge. Given this context, this study sought, from the official documents that guide Basic Education and theoretical references published on Statistics Education, to understand the current scenario and what recommendations should be followed by mathematics teachers when addressing the content of Statistics. In addition, in order to better describe the local reality of the municipality of Cuité-PB, a quantitative exploratory and descriptive research was conducted to know the socioeconomic, academic and professional profile of Mathematics teachers working in high schools in the municipality, their perceptions, challenges and methodologies adopted in the teaching of Statistics. After collecting data from the target population of the research, a descriptive analysis of the data was performed, the results showed that there are many challenges present in the pedagogical practice of the mathematics teacher when teaching the contents of Statistics, in which such contents are still neglected, or taught in a precarious way, by many mathematics teachers, either because of insufficient statistical training, lack of time available for satisfactory approach of such contents, lack of technological resources, or even, the lack of interest of students. We believe that this lack of interest/difficulty in learning about Statistics is due to the absence of more attractive and contextualized methodological practices, such as interdisciplinary projects, which make the learning of such content more enjoyable, favoring the student's protagonism, enabling them to experience and recognize the diversity around them and to act in this reality. As a conclusion, it is expected that this study contributes to the discussion and improvements in the teaching of Statistics both at the high school and undergraduate levels.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30986-
dc.date.accessioned2023-07-21T19:33:55Z-
dc.date.available2023-07-21-
dc.date.available2023-07-21T19:33:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectMatemática - ensino médiopt_BR
dc.subjectMatemática - BNCCpt_BR
dc.subjectEstatística - ensino médio - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectEstatística - formação de professorespt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectStatisticspt_BR
dc.subjectStatistical educationpt_BR
dc.subjectMathematics - high schoolpt_BR
dc.subjectMathematics - BNCCpt_BR
dc.subjectStatistics - high school - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectStatistics - teacher trainingpt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.subjectEstadísticaspt_BR
dc.subjectEducación estadísticapt_BR
dc.subjectMatemáticas - bachilleratopt_BR
dc.subjectMatemáticas - BNCCpt_BR
dc.subjectEstadística - bachillerato - Cuité-PBpt_BR
dc.subjectEstadísticas - formación de profesorespt_BR
dc.subjectProfesores de matemáticaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Isaac Guedes dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStatistics in High School: teachers' guidelines and perceptions of mathematics working in schools in the city of Cuité - PB.pt_BR
dc.title.alternativeEstadística en la Educación Secundaria: orientaciones y percepciones de los docentes de matemáticas que trabajan en las escuelas de la ciudad de Cuité - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSantos, Isaac Guedes dos. A Estatística no Ensino médio: diretrizes e percepções dos professores de matemática atuantes nas escolas do município de Cuité - PB. 2023. 51 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenDada la relevancia de los contenidos estadísticos para la construcción de un ciudadano crítico y autónoma, los documentos que orientan la Enseñanza de las Matemáticas en Brasil, el Parámetros Curriculares Nacionales de Matemáticas y, más recientemente, la Base Curricular Común Nacional (BNCC), orienta que se inicie la enseñanza de la Estadística en la educación primaria y ampliado en la educación secundaria. Sin embargo, estudios relacionados a la Educación Estadística han revelado que la enseñanza de esta materia en la escuela primaria ha sido abordado, la mayoría de las veces, de manera deficiente, no brindando a los estudiantes, el desarrollo de habilidades y competencias establecidas por BNCC para esta área de conocimiento. En este contexto, este estudio buscado, a partir de los documentos oficiales que orientan la Educación Básica y referentes teóricos publicados sobre Educación Estadística, comprender el escenario y cuáles son las recomendaciones a seguir por los profesores de Matemáticas al abordar el contenido de la Estadística. Además, para describir mejor la realidad local del municipio de Cuité-PB, se realizó una investigación cuantitativa, ámbito exploratorio y descriptivo, para conocer, el perfil socioeconómico, académico y profesional de profesores de Matemáticas que trabajan en escuelas secundarias de ese municipio, sus percepciones, los desafíos y las metodologías adoptadas sobre la enseñanza de la estadística.Después de recopilar datos de la población objetivo de la investigación, se realizó un análisis descriptivo de los datos, cuyos resultados mostró que son muchos los desafíos presentes en la práctica pedagógica de profesor de Matemáticas en la enseñanza de los contenidos de Estadística, en los que tales los contenidos todavía son descuidados, o enseñados pobremente, por muchos Los profesores de matemáticas, ya sea por una formación estadística insuficiente, falta de tiempo disponible para un abordaje satisfactorio de dichos contenidos, falta de recursos tecnologías, o incluso, la falta de interés de los estudiantes. Creemos que esto falta de interés/dificultad para aprender Estadística ya sea por ausencia de prácticas metodológicas más atractivas y contextualizadas, como la realización de proyectos interdisciplinarios, que hacen que el aprendizaje de tales contenido más ameno, favoreciendo el protagonismo del estudiante, posibilitando al mismo tiempo la vivencia y el reconocimiento de la diversidad que les rodea y su desempeño en esta realidad. Como resultado, se espera que este estudio contribuya a la discusión y mejoras en la enseñanza de la Estadística tanto en el nivel medio como en el en el nivel de graduación.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISAAC GUEDES DOS SANTOS- TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfIsaac Guedes dos Santos - TCC Licenciatura em Matemática CES 2023678.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.