Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30991
Title: Vivências interprofissionais na formação em saúde: relato de experiência.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Thais Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Kleane Maria da Fonseca Azevedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRANDÃO, Gisetti Corina Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Suenny Fonseca de.
Keywords: Educação Interprofissional;Educação superior;Profissionais de Saúde;Interprofessional Education;Health Professionals;College education;Relato de experiência
Issue Date: 30-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Thais Nascimento. Vivências interprofissionais na formação em saúde: relato de experiência. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Interprofissional configura-se como estratégia capaz de qualificar a formação em saúde, uma vez que contribui para a formação em prol do trabalho colaborativo entre os profissionais de saúde. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo relatar as ações interprofissionais desenvolvidas na formação em saúde no interstício do Pet-Saúde Interprofissionalidades. Estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência das ações desenvolvidas no Pet-Saúde interprofissionalidade no período de março de 2019 a março de 2021. Para efetivação das ações utilizou-se estratégias de formação e práticas no território com a integração de discentes e docentes dos cursos de psicologia, enfermagem e medicina. Todo processo foi registrado em diário de campo, relatório, fotografias; instrumentos utilizados para o relato. Para o desenvolvimento das ações utilizou-se a articulação ensino- serviço-comunidade, que estão descritos em dois eixos temáticos; Iniciando aproximações com a interprofissionalidade e Reinventando ações interprofissionais no contexto pandêmico. Conclui-se que educação interprofissional é uma estratégia inovadora para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, uma vez que contribui para uma formação do trabalho colaborativo entre os profissionais, fato que qualifica a atenção à saúde.
Abstract: Interprofessional Education is a strategy capable of qualifying health training, as it contributes to training in favor of collaborative work among health professionals. In this sense, this work aims to report the interprofessional actions developed in health education in the interstice of Pet-Saúde Interprofessionalidades. Qualitative, descriptive study, type of experience report of the actions developed in Pet-Saúde interprofessionality in the period from March 2019 to March 2021. To carry out the actions, training strategies and practices were used in the territory with the integration of students and teachers of the courses in psychology, nursing and medicine. The entire process was recorded in a field diary, report, photographs; instruments used for reporting. For the development of actions, the teaching-service- community articulation was used, which are described in two thematic axes; Initiating approximations with interprofessionality and Reinventing interprofessional actions in the pandemic context. It is concluded that interprofessional education is an innovative strategy for strengthening the Unified Health System, since it contributes to the formation of collaborative work among professionals, a fact that qualifies health care.
Keywords: Educação Interprofissional
Educação superior
Profissionais de Saúde
Interprofessional Education
Health Professionals
College education
Relato de experiência
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30991
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAIS NASCIMENTO FERNANDES - TCC ENFERMAGEM CCBS 2022.pdf292.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.