Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30992
Title: Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Eduardo Nathan Lima Nativo da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUSMÃO, Elaine Custódio Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOMES, Allany Kaline Nascimento.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Thaylâne Creusa Rogerio.
Keywords: Câncer infantil;Criança hospitalizada;Logoterapia;Childhood cancer;Hospitalized child;Logotherapy;Oncologia Pediátrica;Serviço de Oncologia Pediátrica - HUAC;Hospital Universitário Alcides Carneiro - UFCG
Issue Date: 29-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Eduardo Nathan Lima Nativo da. Interfaces entre a logoterapia e a ludicidade: um facilita-dor na oncologia pediátrica. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de adoecimento, o recebimento do diagnóstico de câncer infantil, e o período de hospitalização podem se revelar como uma experiência traumática e desestruturante, especialmente, para crianças e adolescentes que são convocados a enfrentar cenários desconhecidos e lidar com uma realidade diferente e distante de suas rotinas, que podem gerar intensas emoções desagradáveis. Considerando a importância do suporte psicológico durante a hospitalização de crianças, este trabalho tem como objetivo estabelecer a interface entre a Logoterapia e a ludicidade, enquanto ferramentas que facilitam a expressão dos valores criativos, vivenciais e atitudinais, favorecendo o encontro com o sentido da vida de crianças em tratamento oncológico. Trata-se de um estudo descritivo no formato de relato de experiência, vivenciadas durante o Estágio Supervisionado Específico I e II, do curso de Psicologia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na oncologia pediátrica do hospital universitário. A interface entre a ludicidade e a perspectiva da Logoterapia e Análise Existencial desempenha um papel fundamental no contexto da oncologia pediátrica, ambicionando acolher e minimizar o sofrimento causado pelo adoecimento, destacando o encontro com o sentido, por meio da criatividade e da arte (valores criativos), das experiências vividas em família (valores vivenciais), das atitudes tomadas diante das situações trágicas e inevitáveis (valores atitudinais). Durante o relato foram apresentadas as intervenções lúdicas realizadas no ambiente hospitalar, levando em consideração as necessidades específicas de cada criança. Foi destacado o papel dos profissionais de psicologia no estímulo ao brincar, visando promover o bem-estar e a qualidade de vida durante o tratamento. A oferta de recursos lúdicos proporcionou às crianças novas formas de enxergar o adoecimento, acolhendo suas vivências e suscitando a busca pelo sentido frente a hospitalização.
Abstract: The process of illness, receiving a diagnosis of childhood cancer, and the period of hospitalization can be revealed as a traumatic and disruptive experience, especially for children and adolescents who are called upon to face unfamiliar scenarios and deal with a reality that is different and distant from their routines, which can generate intense unpleasant emotions. Considering the importance of psychological support during the hospitalization of children, this study aims to establish the interface between Logotherapy and playfulness as tools that facilitate the expression of creative, experiential, and attitudinal values, favoring the encounter with the meaning of life for children undergoing cancer treatment. This is a descriptive study in the form of an experiential report, based on experiences during Specific Supervised Internship I and II of the Psychology course at the Federal University of Campina Grande (UFCG), in the pediatric oncology department of the university hospital. The interface between playfulness and the perspective of Logotherapy and Existential Analysis plays a fundamental role in the context of pediatric oncology, aiming to provide support and minimize the suffering caused by illness, highlighting the encounter with meaning through creativity and art (creative values), the experiences lived within the family (experiential values), and the attitudes taken in the face of tragic and inevitable situations (attitudinal values). The report presents the playful interventions carried out in the hospital environment, taking into account the specific needs of each child. The role of psychology professionals in promoting playfulness to enhance well-being and quality of life during treatment was emphasized. The provision of playful resources provided children with new ways of perceiving illness, embracing their experiences, and fostering the search for meaning in the face of hospitalization.
Keywords: Câncer infantil
Criança hospitalizada
Logoterapia
Childhood cancer
Hospitalized child
Logotherapy
Oncologia Pediátrica
Serviço de Oncologia Pediátrica - HUAC
Hospital Universitário Alcides Carneiro - UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30992
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Psicologia CCBS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUARDO NATHAN LIMA NATIVO DA COSTA - TCC Psicologia CCBS 2023.pdf.pdf274.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.