Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31001
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, B. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1141946713415867pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, Glageane da Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane Da Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.-
dc.contributor.referee1IDMACEDO, A. D. R.pt_BR
dc.contributor.referee1IDMACEDO SILVA, A. D. R.pt_BR
dc.contributor.referee1IDDE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897860267687210pt_BR
dc.contributor.referee2MEIRA, Iranete de Araújo.-
dc.contributor.referee2IDMEIRA, Iranete de Araujo.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4060982292902975pt_BR
dc.description.resumoGEOMETRIA DINÂMICA: SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ESTUDO DAS PROPRIEDADES DOS POLIGONOS REGULARES Bruno Galdino dos Santos1 Glageane da Silva Souza2 RESUMO O presente trabalho faz uma abordagem sobre o uso dos softwares de matemática dinâmica em sala de aula e tem como objetivo principal, estudar de que forma o uso do software GeoGebra influencia no estudo das propriedades dos polígonos regulares. Para que pudéssemos alcançar nosso objetivo, utilizamos como fonte de pesquisa a aplicação de uma sequência didática em uma turma do 3° ano do ensino médio de uma escola da rede privada do município de Cuité-PB, a qual ocorreu no dia 8 de maio de 2023. A aplicação ocorreu no campus da UFCG, no laboratório de informática do curso de licenciatura em Matemática. A aplicação contou com a presença de 11 alunos, sendo 6 meninos e 5 meninas e teve duração aproximada de 1 hora. Fizemos abordagens de caráter qualitativo, quantitativo e interpretativo para analisarmos os aspectos envolvidos na pesquisa. Os dados coletados foram obtidos por meio de observações feitas durante a sequência didática e através das respostas dos alunos a um questionário entregue ao final da aplicação. Com base na análise dos dados, percebemos que a forma como utilizamos o GeoGebra interferiu de maneira positiva nos alunos, porém, de formas distintas. Dentre as propriedades estudas temos, inscrição e circunscrição de polígonos regulares e cálculo das somas dos ângulos de polígonos regulares. Em aspectos de conclusão, notamos que, dentro das condições adequadas e com um planejamento bem executado, a utilização dos softwares no processo de ensino-aprendizagem de matemática, em especifico a geometria, se mostrou bastante relevante, proporcionando uma melhor interação entre aluno e professor. Além do mais, vimos que o GeoGebra contribuiu efetivamente na compreensão do conteúdo ministrado na sequência didática, despertando em alguns alunos a curiosidade, motivando-os a explorar o software além do que estava planejado. Desta forma, concluímos que, a utilização do GeoGebra e de softwares similares é eficaz no processo de ensino-aprendizagem de matemática, em destaque, o GeoGebra no auxílio do estudo das propriedades dos polígonos regulares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFarmáciapt_BR
dc.titleGeometria dinâmica: software geogebra como ferramenta auxiliar no estudo das propriedades dos polígonos regulares.pt_BR
dc.date.issued2023-06-16-
dc.description.abstractDYNAMIC GEOMETRY: GEOGEBRA SOFTWARE AS ASSISTANT TOOL IN THE STUDY OF THE PROPERTIES OF REGULAR POLYGONS Bruno Galdino dos Santos1 Glageane da Silva Souza2 SUMMARY The present work approaches the use of dynamic mathematics software in the classroom. class and its main objective is to study how the use of GeoGebra software influences the study of the properties of regular polygons. In order for us to reach our goal, we used as a source of research the application of a didactic sequence in a class of the 3rd year of high school at a private school in the city of Cuité-PB, which took place on May 8 2023. The application took place on the UFCG campus, in the computer lab of the degree in Mathematics. The application was attended by 11 students, 6 boys and 5 girls and lasted approximately 1 hour. We made qualitative, quantitative approaches and interpretative to analyze the aspects involved in the research. The collected data were obtained through observations made during the didactic sequence and through the students' responses to a questionnaire delivered at the end of the application. Based on data analysis, we realized that the how we use GeoGebra interfered in a positive way in the students, however, in different ways. Among the studied properties we have, inscription and circumscription of regular polygons and calculation of the sums of angles of regular polygons. In conclusion, we note that, within the adequate conditions and with a well-executed planning, the use of software in the process of teaching-learning of mathematics, specifically geometry, proved to be quite relevant, providing better interaction between student and teacher. Furthermore, we have seen that GeoGebra contributed effectively to the understanding of the content taught in the didactic sequence, awakening in some students curiosity, motivating them to explore the software beyond what was planned. Of this Thus, we conclude that the use of GeoGebra and similar software is effective in the process of teaching-learning of mathematics, highlighted, GeoGebra in the aid of the study of properties of regular polygons.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31001-
dc.date.accessioned2023-07-24T16:56:09Z-
dc.date.available2023-07-24-
dc.date.available2023-07-24T16:56:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectLaboratório de matemática - UFCG-CES - Cuité - PBpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectGeogebra - software.pt_BR
dc.subjectMatemática dinâmicapt_BR
dc.subjectPolígonos regulares - software - geogebrapt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectMathematics Laboratory - UFCG-CES - Cuite - PBpt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectDynamic geometrypt_BR
dc.subjectMathematics dynamicspt_BR
dc.subjectGeogebra - softwarept_BR
dc.subjectRegular polygons - software - geogebrapt_BR
dc.subjectGeometríapt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectLaboratorio de Matemáticas - UFCG-CES - Lindo - PBpt_BR
dc.subjectSecuencia didácticapt_BR
dc.subjectGeometría dinámicapt_BR
dc.subjectMatemáticas dinámicapt_BR
dc.subjectGeogebra - softwarept_BR
dc.subjectPolígonos regulares - software - geogebrapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Bruno Galdino dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDynamic geometry: geogebra software as an auxiliary tool in the study of the properties of regular polygons.pt_BR
dc.title.alternativeGeometría dinámica: software geogebra como herramienta auxiliar en la estudio de las propiedades de los polígonos regulares.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Bruno Galdino dos.Geometria dinâmica: software geogebra como ferramenta auxiliar no estudo das propriedades dos polígonos regulares. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenGEOMETRÍA DINÁMICA: EL SOFTWARE GEOGEBRA COMO HERRAMIENTA AUXILIAR EN EL ESTUDIO DE LAS PROPIEDADES DE POLÍGONOS REGULARES Bruno Galdino dos Santos1 Glageane da Silva Souza2 RESUMEN El presente trabajo aborda el uso de software de matemáticas dinámicas en el aula. clase y su principal objetivo es estudiar cómo el uso del software GeoGebra influye en la estudio de las propiedades de los polígonos regulares. Para que alcancemos nuestro objetivo, utilizamos como fuente de investigación la aplicación de una secuencia didáctica en una clase del 3° año de secundaria en una escuela privada en la ciudad de Cuité-PB, que tuvo lugar el 8 de mayo 2023. La aplicación se realizó en el campus de la UFCG, en el laboratorio de computación de la Licenciatura en Matemáticas. A la aplicación asistieron 11 alumnos, 6 chicos y 5 chicas y duró aproximadamente 1 hora. Hicimos aproximaciones cualitativas, cuantitativas e interpretativo para analizar los aspectos involucrados en la investigación. Los datos recopilados se obtuvieron a través de las observaciones realizadas durante la secuencia didáctica y a través de las respuestas de los estudiantes a una cuestionario entregado al final de la aplicación. Con base en el análisis de datos, nos dimos cuenta de que el cómo usamos GeoGebra interfirió de manera positiva en los estudiantes, sin embargo, de diferentes maneras. Entre las propiedades estudiadas tenemos, inscripción y circunscripción de polígonos regulares y cálculo de la Sumas de ángulos de polígonos regulares. En conclusión, señalamos que, dentro del condiciones adecuadas y con una planeación bien ejecutada, el uso de software en el proceso de la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas, específicamente de la geometría, demostró ser bastante relevante, proporcionando una mejor interacción entre el estudiante y el profesor. Además, hemos visto que GeoGebra contribuido eficazmente a la comprensión del contenido enseñado en la secuencia didáctica, despertando en la curiosidad de algunos estudiantes, motivándolos a explorar el software más allá de lo planeado. De esta Por lo tanto, concluimos que el uso de GeoGebra y software similar es efectivo en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las matemáticas, destacó, GeoGebra en la ayuda al estudio de las propiedades de polígonos regulares.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNO GALDINO DOS SANTOS - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2023.pdfBruno Galdino dos Santos - TCC Licenciatura em Matemática CES 2023381.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.