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dc.contributor.advisor1NÓBREGA, Lígia Regina Calado de Medeiros.-
dc.contributor.advisor1IDMEDEIROS, Lígia Regina Calado dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7520547082815507pt_BR
dc.contributor.referee1CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.-
dc.contributor.referee2PONTES, Carlos Gildemar.-
dc.description.resumoNo decorrer de 1930, a literatura brasileira é marcada pelo surgimento de um debate social bastante característico em romances de contexto regional e é nesse período que Rachel de Queiroz faz sua estreia com o romance O quinze. A obra, que é identificada inicialmente pela tentativa de se manter fiel à linguagem e aos costumes da região cearense, surpreende diversos críticos por revelar uma escrita de autoria feminina. Desse modo, no ímpeto desejo de contribuir para o crescimento da pesquisa de obras literárias femininas e tendo em vista os grandes desafios enfrentados pela mulher ao longo do século XX, como o acesso à educação, ao ensino superior e ao direito de votar e ser votada, o presente trabalho tem como objetivo principal compreender como ocorre a evolução social da mulher, bem como o papel por ela representado através do trajeto da personagem Conceição. Objetivamos analisar como se dá a construção da heroína do romance O quinze, que embora esteja inserida em uma sociedade com bases patriarcais, se apresenta como uma mulher em escala de emancipação. Para tanto, adotamos uma metodologia de origem bibliográfica e natureza qualitativa. A nossa pesquisa encontra-se fundamentada nas discussões de Bosi (2006), Coutinho (2004), Castello (2004), Pinto (2003), Woolf (2019), Duarte (2017), Medeiros (2010), entre outros pesquisadores que foram fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho. Constatamos, portanto, que o envolvimento de Conceição desde cedo com os livros moldaram a sua identidade, o que a fez iniciar rompimentos com certos paradigmas da época. Isto representa relativa independência para a personagem, no texto, bem como permite a narrativa alcançar, por sua vez, avanços para o que se defende em autoria por conquista de uma autonomia para as mulheres, escritoras, incumbidas também de discutir os problemas sociais comuns do seu e de outros tempos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letras – Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleConceição: a mulher e autoria feminina em O Quinze de Rachel de Queiroz.pt_BR
dc.date.issued2023-06-20-
dc.description.abstractDuring 1930, Brazilian literature is marked by the emergence of a very characteristic social debate in novels of regional context and it is in this period that Rachel de Queiroz makes her debut with the novel The fifteen. The work, which is initially identified by its attempt to remain faithful to the language and customs of the Ceará region, surprises several critics for revealing a female author's writing. Thus, in the desire to contribute to the growth of research on women's literary works and in view of the great challenges faced by women throughout the twentieth century, such as access to education, higher education and the right to vote and to be voted for, the present work has as its main objective to understand how the social evolution of women occurs, as well as the role they play through the trajectory of the character Conceição. We aim to analyze the construction of the heroine of the novel The fifteen, who, despite being inserted in a society with patriarchal bases, presents herself as a woman on a scale of emancipation. To this end, we adopted a methodology of bibliographical origin and qualitative nature. Our research is based on the discussions of Bosi (2006), Coutinho (2004), Castello (2004), Pinto (2003), Woolf (2019), Duarte (2017), Medeiros (2010) among other researchers who were fundamental for the development of this work. We found, therefore, that Conceição's early involvement with books shaped her identity, which made her initiate breaks with certain paradigms of the time. This represents relative independence for the character, in the text, as well as allows the narrative to achieve, in turn, advances for what is advocated in authorship for the achievement of an autonomy for women, writers, tasked also with discussing the common social problems of their and other times.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31033-
dc.date.accessioned2023-07-27T14:13:18Z-
dc.date.available2023-07-27-
dc.date.available2023-07-27T14:13:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectRachel de Queirózpt_BR
dc.subjectConceição – romance literáriopt_BR
dc.subjectLiterary analysispt_BR
dc.subjectRachel de Queirozpt_BR
dc.subjectConception – novel literarypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Michele Alves da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConceição: the woman and female authorship in O Quinze by Rachel de queiroz.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Michele Alves da. Conceição: a mulher e autoria feminina em O Quinze de Rachel de Queiroz. 2023. 46f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
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