Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31050
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, C. B.pt_BR
dc.creator.IDCHAVES, MARCIO FRAZÃO.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6366071291916542pt_BR
dc.contributor.advisor1CHAVES, Márcio Frazão.-
dc.contributor.advisor1IDCHAVES, Márcio Frazão.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDFRAZÃO CHAVES, MÁRCIO.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5314751391292608pt_BR
dc.contributor.referee1RIBEIRO, Lilian Arruda.-
dc.contributor.referee1IDRIBEIRO, L. A.pt_BR
dc.contributor.referee1IDARRUDA RIBEIRO, LILIAN.pt_BR
dc.contributor.referee1IDRIBEIRO, LILIAN ARRUDA.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2890917994663670pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS., Michelle Gomes.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee2IDSANTOS, MICHELLE GOMES.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.description.resumoOs biomas são ambientes que possuem características naturais em comum em uma mesma área territorial. A caatinga é predominantemente encontrada na região Nordeste, abrange uma área de 844.453 km2 e é um bioma exclusivamente brasileiro. As espécies vegetais encontradas na caatinga possuem grande importância econômica, com potencial alimentício, madeireiro, forrageiro além de espécies medicinais. Embora a caatinga seja um bioma com riquezas naturais próprias e endêmicas é também um dos mais degradados do país. Partindo disto, o objetivo deste trabalho foi analisar como tem sido o ensino/contextualização do bioma caatinga nas escolas de ensino médio brasileiras nos últimos 05 anos. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura realizada na base de dados “Google Acadêmico”, com os descritores “Bioma caatinga” AND “ensino médio” AND “contextualização” AND NOT “livros” AND NOT “ensino fundamental”. A busca inicial retornou 1.520 documentos, a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 24 documentos para análise e inclusão na pesquisa. Os resultados obtidos a partir das análises dos documentos foram propostas de ensino contextualizado e documentos que abordam sobre aulas descontextualizadas e fora da realidade dos alunos. Por fim, ficou evidente a necessidade de que as propostas sejam aplicadas e não apenas descritas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titleA caatinga na sala de aula: uma revisão integrativa.pt_BR
dc.date.issued2023-06-15-
dc.description.abstractBiomes are environments that have natural characteristics in common in a same territorial area. The caatinga is predominantly found in the region Northeast, covers an area of ​​844,453 km2 and is an exclusively Brazilian biome. The plant species found in the caatinga are of great importance economic, with potential for food, timber, forage, in addition to species medicinal. Although the caatinga is a biome with its own natural resources and endemic areas is also one of the most degraded in the country. Starting from this, the objective of this work was to analyze how the teaching/contextualization of the caatinga biome has been in Brazilian high schools in the last 05 years. It was a integrative literature review carried out in the “Google Academic” database, with the descriptors “Bioma caatinga” AND “high school” AND “contextualization” AND NOT “books” AND NOT “elementary school”. The initial search returned 1,520 documents, the application of inclusion and exclusion criteria were selected 24 documents for analysis and inclusion in the research. The results obtained from the document analyzes were contextualized teaching proposals and documents that deal with decontextualized classes and outside the reality of the students. Finally, it became evident the need for the proposals to be applied and not just described.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31050-
dc.date.accessioned2023-07-27T22:04:09Z-
dc.date.available2023-07-27-
dc.date.available2023-07-27T22:04:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBioma caatingapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectCaatinga biomept_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectBioma caatingapt_BR
dc.subjectEscuela secundariapt_BR
dc.subjectContextualizaciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Carla Belarmino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe caatinga in the classroom: an integrative review.pt_BR
dc.title.alternativeLa caatinga en el aula: una revisión integradora.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Carla Belarmino. A caatinga na sala de aula:uma revisão integrativa. 2023. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenLos biomas son ambientes que tienen características naturales en común en un misma área territorial. La caatinga se encuentra predominantemente en la región Noreste, cubre un área de 844.453 km2 y es un bioma exclusivamente brasileño. Las especies vegetales que se encuentran en la caatinga son de gran importancia económico, con potencial para alimento, madera, forraje, además de especies medicinal. Si bien la caatinga es un bioma con sus propios recursos naturales y zonas endémicas es también una de las más degradadas del país. Partiendo de esto, el objetivo de este trabajo fue analizar cómo la enseñanza/contextualización del bioma caatinga ha sido en las escuelas secundarias brasileñas en los últimos 05 años. Era un revisión integrativa de la literatura realizada en la base de datos “Google Academic”, con los descriptores “Bioma caatinga” Y “bachillerato” Y “contextualización” Y NO "libros" Y NO "escuela primaria". La búsqueda inicial arrojó 1,520 documentos, la aplicación de criterios de inclusión y exclusión se seleccionaron 24 documentos para su análisis e inclusión en la investigación. Los resultados obtenidos de la análisis de documentos se contextualizaron propuestas didácticas y documentos que se ocupan de clases descontextualizadas y ajenas a la realidad de los alumnos. Por fin, se hizo evidente la necesidad de que las propuestas sean aplicadas y no sólo descrito.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLA BELARMINO GOMES - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfCarla Belarmino Gomes - TCC Ciências Biológicas CES 2023312.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.