Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31053
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTANA, Rosemere Olimpio de.-
dc.contributor.advisor1IDSANTANA, Rosemere O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172861753799782pt_BR
dc.contributor.referee1CAMILO, Janaína Valéria Pinto.-
dc.contributor.referee2LIMA, Danielly Lopes de.-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo problematizar a operacionalização de conceitos, ideias e conteúdos atrelados à educação antirracista, desenvolvendo recursos pedagógicos que auxiliam e potencializam o ensino voltado para o antirracismo, considerando a importância e contribuição do professor de história. O estudo segue a metodologia da pesquisa-ação pensada por Michel Thiollent (1986) e foi desenvolvida com professores e alunos da turma do nono ano do ensino fundamental de uma escola da cidade de Cajazeiras, Paraíba. Para compor as fontes foi feito uso de documentos e diretrizes e para coleta de dados, foram realizadas entrevistas e encontros coletivos. Somado a isso, executou-se oficinas com a finalidade de entender o desenvolvimento da educação antirracista na escola atualmente. Esta pesquisa dialoga com o pensamento decolonial e com seus articuladores como Aníbal Quijano (2002), Walter Mignolo (2006) e Catherine Walsh (2005). Entendendo ainda a educação antirracista a partir dos autores Kabengele Munanga (2005) e Eliane Cavalleiro (2001), como uma perspectiva de ensino que busca romper com o sistema do racismo estrutural, partindo da teoria e da prática, desenvolvendo reflexões acerca de temáticas étnico-raciais de maneira que se constitua um pensamento crítico que não só reconheça a existência do racismo, mas que promova ativamente o combate a essa questão. Logo, consideramos que a educação é transformadora e o ensino de história é parte fundamental para modificação de pensamentos e estruturas da sociedade atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleA contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista.pt_BR
dc.date.issued2023-06-19-
dc.description.abstractThis research aims to problematize the operationalization of concepts, ideas and contents related to anti-racist education, developing pedagogical resources that help and enhance teaching approaches at anti-racism, considering the importance and contribution of the History teacher. The study goes along with the action-research methodology thought by Michel Thiollent (1986) and was developed with teachers and students from the ninth grade of elementary school at a school in the city of Cajazeiras, in Paraíba. To compose the sources, we used documents and guidelines and made interviews and meetings for data. In addition, workshops were designed in order to understand the development of anti-racist education in schools today. This research dialogues with decolonial thinking and with its articulators like Aníbal Quijano (2002), Walter Mignolo (2006) and Catherine Walsh (2005). Understanding anti-racist education from the authors Kabengele Munanga (2005) and Eliane Cavalleiro (2001) as a teaching perspective that seeks to break the system of structural racism, starting from theory and practice, developing reflections on ethnic-racial issues in a way that constitutes a critical thought that not only recognizes the existence of racism, but that actively promotes the fight against this issue. Therefore, we believe education is transformative and teaching History is a fundamental part of modifying thoughts and structures in today's society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31053-
dc.date.accessioned2023-07-28T13:56:45Z-
dc.date.available2023-07-28-
dc.date.available2023-07-28T13:56:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEscola - Município - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectRacismo estruturalpt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectRacismo na escolapt_BR
dc.subjectProfessor de históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectSchool - Municipality - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectStructural racismpt_BR
dc.subjectAnti-racist educationpt_BR
dc.subjectRacism at schoolpt_BR
dc.subjectHistory teacherpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectDecolonialismopt_BR
dc.subjectEducação etnico-racialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFÉLIX, Mariana Valença.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of the history teacher to the construction of an anti-racist education.pt_BR
dc.identifier.citationFÉLIX, Mariana Valença. A contribuição do professor de história para a construção de uma educação antirracista. 2023. 95f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil.2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA VALENÇA FÉLIX. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2023.pdfMariana Valença Félix. Monografia História. CFP 2023. 1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.