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Title: “Eu sou negro antes de ser um homem”: os sujeitos fragmentados representados em Medicine for melancholy (2008).
Other Titles: “I am black before I am a man”: the fragmented subjects represented in Medicine for melancholy (2008).
???metadata.dc.creator???: BATISTA, Lucas Alexander Nunes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AGRA DO Ó, Alarcon.
Keywords: Cinema e história;Medicine for melancholy - filme;Filme Medicine for melancholy;Negro no cinema - representações;Crise de identidade na pós-modernidade - Stuart Hall;Identidade negra;Representação - Chartier;Pós-modernidade;Film and history;Black in the cinema - representations;Identity Crisis in Postmodernity - Stuart Hall;Black identity;Representation - Chartier;Postmodernity
Issue Date: Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BATISTA, Lucas Alexander Nunes. “Eu sou negro antes de ser um homem”: os sujeitos fragmentados representados em Medicine for melancholy (2008). 2022. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31056
???metadata.dc.description.resumo???: A monografia analisa os discursos que tentam significar o negro no filme Medicine for melancholy (2008), filme pouco falado do ganhador do Oscar Barry Jenkins, que teve o filme Moonlight (2016) premiado como Melhor Filme do ano. Em seu primeiro longa-metragem, feito em baixíssimo orçamento e com equipe reduzida, foca nos diálogos de um jovem casal negro que anda pelas ruas de São Francisco e reflete sobre a própria identidade e as implicações dela. Neste trabalho, partimos da noção de Stuart Hall sobre a crise de identidade na pós-modernidade e tentamos demonstrar, por meio do filme, como os sujeitos fragmentados desse período tentam significar a própria identidade para superar essa crise, assim como tentam criar para si identidades mais coesas e nucleares, fugindo do “descentramento” de que fala Hall em seu trabalho. Também utilizamos o conceito de “representação” de Chartier, entendendo que esses indivíduos criam imagens de si que resistem às representações sociais impostas, e nesse caso, criam uma representação de pessoas negras que resistem às imagens racistas impostas por uma branquitude dominante, cuja historicidade das práticas racistas que construíram uma imagem negativa dos sujeitos negros está documentada e analisada na obra de Achille Mbembe.
Keywords: Cinema e história
Medicine for melancholy - filme
Filme Medicine for melancholy
Negro no cinema - representações
Crise de identidade na pós-modernidade - Stuart Hall
Identidade negra
Representação - Chartier
Pós-modernidade
Film and history
Black in the cinema - representations
Identity Crisis in Postmodernity - Stuart Hall
Black identity
Representation - Chartier
Postmodernity
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31056
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

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