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dc.creator.IDBATISTA, L. A. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2437349619834137pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6642058880376458pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTI, S. L. O.pt_BR
dc.contributor.referee2AGRA DO Ó, Alarcon.-
dc.contributor.referee2IDAGRA DO Ó, A.pt_BR
dc.description.resumoA monografia analisa os discursos que tentam significar o negro no filme Medicine for melancholy (2008), filme pouco falado do ganhador do Oscar Barry Jenkins, que teve o filme Moonlight (2016) premiado como Melhor Filme do ano. Em seu primeiro longa-metragem, feito em baixíssimo orçamento e com equipe reduzida, foca nos diálogos de um jovem casal negro que anda pelas ruas de São Francisco e reflete sobre a própria identidade e as implicações dela. Neste trabalho, partimos da noção de Stuart Hall sobre a crise de identidade na pós-modernidade e tentamos demonstrar, por meio do filme, como os sujeitos fragmentados desse período tentam significar a própria identidade para superar essa crise, assim como tentam criar para si identidades mais coesas e nucleares, fugindo do “descentramento” de que fala Hall em seu trabalho. Também utilizamos o conceito de “representação” de Chartier, entendendo que esses indivíduos criam imagens de si que resistem às representações sociais impostas, e nesse caso, criam uma representação de pessoas negras que resistem às imagens racistas impostas por uma branquitude dominante, cuja historicidade das práticas racistas que construíram uma imagem negativa dos sujeitos negros está documentada e analisada na obra de Achille Mbembe.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.title“Eu sou negro antes de ser um homem”: os sujeitos fragmentados representados em Medicine for melancholy (2008).pt_BR
dc.date.issued2022-08-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31056-
dc.date.accessioned2023-07-28T15:52:08Z-
dc.date.available2023-07-28-
dc.date.available2023-07-28T15:52:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCinema e históriapt_BR
dc.subjectMedicine for melancholy - filmept_BR
dc.subjectFilme Medicine for melancholypt_BR
dc.subjectNegro no cinema - representaçõespt_BR
dc.subjectCrise de identidade na pós-modernidade - Stuart Hallpt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectRepresentação - Chartierpt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectFilm and historypt_BR
dc.subjectBlack in the cinema - representationspt_BR
dc.subjectIdentity Crisis in Postmodernity - Stuart Hallpt_BR
dc.subjectBlack identitypt_BR
dc.subjectRepresentation - Chartierpt_BR
dc.subjectPostmodernitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Lucas Alexander Nunes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“I am black before I am a man”: the fragmented subjects represented in Medicine for melancholy (2008).pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA, Lucas Alexander Nunes. “Eu sou negro antes de ser um homem”: os sujeitos fragmentados representados em Medicine for melancholy (2008). 2022. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31056pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

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