Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31060
Title: Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral.
Other Titles: Life project in high school and teacher training to work in full school.
Proyecto de vida en el bachillerato y formación del profesorado para trabajar en escuela completa.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Ana Flávia Dantas da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SODRÉ NETO, Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Joseclécio Dutra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Michelle Gomes.
Keywords: Formação docente;Projeto de vida;Manual do professor;Escola integral;Projeto de vida – ensino médio;Teacher training;Life project;Teacher's manual;Full school;Life project – high school;Formación del profesorado;Proyecto de vida;Manual del profesor;Escuela completa;Proyecto de vida – bachillerato
Issue Date: 14-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Ana Flávia Dantas da. Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral. 2023. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: As dificuldades de ensino-aprendizagem relacionadas a metodologias de ensino continuam evidentes, visto que modalidades mais convencionais ainda são predominantes nas escolas. No entanto, a contemporaneidade requer muito mais do que apenas memorização dos conteúdos das disciplinas curriculares. Diante disso, o trabalho teve como objetivo analisar as metodologias de ensino utilizadas pelas professoras na disciplina de Projeto de Vida (PV) e identificar possíveis diferenças na forma de ministrar a parte diversificada da regular, relacionando esse comportamento com o uso ou não do manual do professor, bem como a necessidade de buscar formações que resultem numa aprendizagem adequada durante o desenvolvimento das disciplinas. O estudo foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Prefeito Aguitônio Dantas, através de conversas com duas professoras que ministram disciplinas regulares e PV. Os resultados constataram a permanência do ensino tradicional nas metodologias utilizadas em sala de aula e que os novos componentes curriculares que trazem metodologias ativas podem contribuir para esse processo de atualização, assim como também indicaram a existência de um duplo comportamento por parte dos docentes na condução das disciplinas, principalmente no que diz respeito ao uso do material fornecido para orientação e preparação das aulas.
Abstract: Teaching-learning difficulties related to teaching methodologies remain evident, since more conventional modalities are still prevalent in schools. However, contemporaneity requires much more than than just memorization of the contents of the curricular disciplines. That said, The objective of this work was to analyze the teaching methodologies used by teachers in the Life Project (PV) discipline and identify possible differences in the way of ministering the diversified part of the regular, relating this behavior with the use or not of the teacher's manual, as well as the need to seek training that results in adequate learning during the development of the disciplines. The study was carried out at the School Full Citizen Mayor Aguitônio Dantas, through conversations with two teachers who teach regular and PV subjects. The results confirmed the permanence of traditional teaching in the methodologies used in the classroom and that the new curricular components that bring active methodologies can contribute to this updating process, as well as indicating the existence of double behavior on the part of teachers in conducting the disciplines, particularly with regard to the use of the material provided for guidance and lesson preparation.
???metadata.dc.description.resumen???: Dificultades de enseñanza-aprendizaje relacionadas con las metodologías de enseñanza siguen siendo evidentes, ya que aún existen modalidades más convencionales frecuente en las escuelas. Sin embargo, la contemporaneidad exige mucho más que que la mera memorización de los contenidos de las disciplinas curriculares. Delante de eso, El objetivo de este trabajo fue analizar las metodologías de enseñanza utilizadas por docentes en la disciplina Proyecto de Vida (PV) e identificar posibles diferencias en la forma de ministrar la parte diversificada de lo regular, relacionándola comportamiento con el uso o no del manual del profesor, así como la necesidad de buscar una formación que resulte en un aprendizaje adecuado durante el desarrollo de las disciplinas. El estudio se llevó a cabo en la Escuela Pleno Ciudadano Mayor Aguitônio Dantas, a través de conversaciones con dos docentes que imparten asignaturas regulares y PV. Los resultados confirmaron la permanencia de la enseñanza tradicional en las metodologías utilizadas en el aula y que los nuevos componentes curriculares que traen metodologías activas pueden contribuir a este proceso de actualización, así como señalar las existencia de un doble comportamiento por parte de los docentes en la realización de las disciplinas, particularmente en lo que se refiere al uso del material previsto orientación y preparación de lecciones.
Keywords: Formação docente
Projeto de vida
Manual do professor
Escola integral
Projeto de vida – ensino médio
Teacher training
Life project
Teacher's manual
Full school
Life project – high school
Formación del profesorado
Proyecto de vida
Manual del profesor
Escuela completa
Proyecto de vida – bachillerato
???metadata.dc.subject.cnpq???: Farmácia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31060
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Farmácia - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA FLÁVIA DANTAS DA SILVA - TCC CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2023.pdfAna Flávia Dantas da Silva - TCC Ciências Biológicas CES 2023202.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.