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dc.creator.IDSILVA, A. F. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0201729693396760pt_BR
dc.contributor.advisor1SODRÉ NETO, Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDSODRÉ NETO, L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809866931227584pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Joseclécio Dutra.-
dc.contributor.referee1IDDANTAS, J. D.pt_BR
dc.contributor.referee1IDJ. D. Dantas;DANTAS, J.D.pt_BR
dc.contributor.referee1IDDANTAS, JOSECLÉCIO DUTRA.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9578968519982943pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee2IDSANTOS, MICHELLE GOMES.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.description.resumoAs dificuldades de ensino-aprendizagem relacionadas a metodologias de ensino continuam evidentes, visto que modalidades mais convencionais ainda são predominantes nas escolas. No entanto, a contemporaneidade requer muito mais do que apenas memorização dos conteúdos das disciplinas curriculares. Diante disso, o trabalho teve como objetivo analisar as metodologias de ensino utilizadas pelas professoras na disciplina de Projeto de Vida (PV) e identificar possíveis diferenças na forma de ministrar a parte diversificada da regular, relacionando esse comportamento com o uso ou não do manual do professor, bem como a necessidade de buscar formações que resultem numa aprendizagem adequada durante o desenvolvimento das disciplinas. O estudo foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Prefeito Aguitônio Dantas, através de conversas com duas professoras que ministram disciplinas regulares e PV. Os resultados constataram a permanência do ensino tradicional nas metodologias utilizadas em sala de aula e que os novos componentes curriculares que trazem metodologias ativas podem contribuir para esse processo de atualização, assim como também indicaram a existência de um duplo comportamento por parte dos docentes na condução das disciplinas, principalmente no que diz respeito ao uso do material fornecido para orientação e preparação das aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFarmáciapt_BR
dc.titleProjeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral.pt_BR
dc.date.issued2023-06-14-
dc.description.abstractTeaching-learning difficulties related to teaching methodologies remain evident, since more conventional modalities are still prevalent in schools. However, contemporaneity requires much more than than just memorization of the contents of the curricular disciplines. That said, The objective of this work was to analyze the teaching methodologies used by teachers in the Life Project (PV) discipline and identify possible differences in the way of ministering the diversified part of the regular, relating this behavior with the use or not of the teacher's manual, as well as the need to seek training that results in adequate learning during the development of the disciplines. The study was carried out at the School Full Citizen Mayor Aguitônio Dantas, through conversations with two teachers who teach regular and PV subjects. The results confirmed the permanence of traditional teaching in the methodologies used in the classroom and that the new curricular components that bring active methodologies can contribute to this updating process, as well as indicating the existence of double behavior on the part of teachers in conducting the disciplines, particularly with regard to the use of the material provided for guidance and lesson preparation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31060-
dc.date.accessioned2023-07-28T16:50:48Z-
dc.date.available2023-07-28-
dc.date.available2023-07-28T16:50:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectManual do professorpt_BR
dc.subjectEscola integralpt_BR
dc.subjectProjeto de vida – ensino médiopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectLife projectpt_BR
dc.subjectTeacher's manualpt_BR
dc.subjectFull schoolpt_BR
dc.subjectLife project – high schoolpt_BR
dc.subjectFormación del profesoradopt_BR
dc.subjectProyecto de vidapt_BR
dc.subjectManual del profesorpt_BR
dc.subjectEscuela completapt_BR
dc.subjectProyecto de vida – bachilleratopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Ana Flávia Dantas da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLife project in high school and teacher training to work in full school.pt_BR
dc.title.alternativeProyecto de vida en el bachillerato y formación del profesorado para trabajar en escuela completa.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ana Flávia Dantas da. Projeto de vida no ensino médio e formação docente para atuação na escola integral. 2023. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.pt_BR
dc.description.resumenDificultades de enseñanza-aprendizaje relacionadas con las metodologías de enseñanza siguen siendo evidentes, ya que aún existen modalidades más convencionales frecuente en las escuelas. Sin embargo, la contemporaneidad exige mucho más que que la mera memorización de los contenidos de las disciplinas curriculares. Delante de eso, El objetivo de este trabajo fue analizar las metodologías de enseñanza utilizadas por docentes en la disciplina Proyecto de Vida (PV) e identificar posibles diferencias en la forma de ministrar la parte diversificada de lo regular, relacionándola comportamiento con el uso o no del manual del profesor, así como la necesidad de buscar una formación que resulte en un aprendizaje adecuado durante el desarrollo de las disciplinas. El estudio se llevó a cabo en la Escuela Pleno Ciudadano Mayor Aguitônio Dantas, a través de conversaciones con dos docentes que imparten asignaturas regulares y PV. Los resultados confirmaron la permanencia de la enseñanza tradicional en las metodologías utilizadas en el aula y que los nuevos componentes curriculares que traen metodologías activas pueden contribuir a este proceso de actualización, así como señalar las existencia de un doble comportamiento por parte de los docentes en la realización de las disciplinas, particularmente en lo que se refiere al uso del material previsto orientación y preparación de lecciones.pt_BR
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