Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31061
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, L. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4528976219236136pt_BR
dc.contributor.advisor1KNACK, Eduardo Roberto Jordão.
dc.contributor.advisor1IDKNACK, E. R. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0830455050602866pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.contributor.referee2CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.
dc.description.resumoO ensino da "pré-história" constitui um obstáculo para os docentes do Ensino Fundamental I, haja vista que representa uma disciplina árdua para os educandos, que se encontram na fase intermediária entre a etapa primária e a fase principal do Ensino Fundamental II. Este estudo objetiva abordar o emprego das histórias em quadrinhos (HQs) como recurso didático para o ensino da "pré-história". O estudo ocorreu na escola Centro Educacional Construir no distrito de Galante - Campina Grande, onde realizei a prática docente da disciplina de PRAT ENS HIST NA ESC I E II G no semestre de 2022.2. A escola possui cerca de 15 professores, duas secretarias, sendo uma do turno da manhã, e a outra do turno da tarde, uma diretora e dois coordenadores pedagógicos. Localizada em zona urbana e de dependência administrativa privada. Possui atendimento educacional especializado, ensino infantil e fundamental (anos iniciais e finais). A partir de uma análise bibliográfica e da descrição de uma atividade em sala de aula, procura-se sugerir, através deste trabalho, alternativas para o uso das HQs como recurso coadjuvante no processo de compreensão da "Pré-história", em temas como as conjecturas sobre a origem do homem e as distintas variedades humanas. A utilização das histórias em quadrinhos (HQs) como recurso coadjuvante no ensino da Pré-história, especialmente em relação à origem do homem e às distintas variedades humanas, apresenta-se como uma alternativa promissora. As HQs engajam os alunos e facilitam a visualização dos conceitos por meio de ilustrações. Além disso, permitem a criação de narrativas que exploram diferentes teorias e conjecturas, envolvendo personagens fictícios ou reais. As HQs também proporcionam acesso a múltiplas perspectivas, estimulando a reflexão crítica, e podem ser integradas a outras fontes de informação, como livros e documentários, enriquecendo a abordagem multidisciplinar. Ao adotar essa estratégia, os educadores podem promover uma compreensão mais abrangente e significativa da Pré-história, despertando o interesse dos alunos de forma lúdica e visualmente atrativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleUtilização de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino da “pré-história”: estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2023-06
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31061
dc.date.accessioned2023-07-28T16:53:36Z
dc.date.available2023-07-28
dc.date.available2023-07-28T16:53:36Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCentro Educacional Construir - Galantept_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectPré-história - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectRecurso didático - histórias em quadrinhopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinho como recurso didáticopt_BR
dc.subjectComics as a didactic resourcept_BR
dc.subjectDidactic resource - comicspt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectPrehistory - teachingpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectConstruir Educational Center - Galantept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Letícia Damião da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of comics as a didactic resource in teaching “prehistory”: a case study.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Damião da. Utilização de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino da “pré-história”: estudo de caso. 2023. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31061pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETÍCIA DAMIÃO DA SILVA - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2023.pdfLetícia Damião da Silva - Monografia Lic. História CH 2023.1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.