Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31061
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, L. D. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4528976219236136 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | KNACK, Eduardo Roberto Jordão. | |
dc.contributor.advisor1ID | KNACK, E. R. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0830455050602866 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. | |
dc.contributor.referee2 | CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa. | |
dc.description.resumo | O ensino da "pré-história" constitui um obstáculo para os docentes do Ensino Fundamental I, haja vista que representa uma disciplina árdua para os educandos, que se encontram na fase intermediária entre a etapa primária e a fase principal do Ensino Fundamental II. Este estudo objetiva abordar o emprego das histórias em quadrinhos (HQs) como recurso didático para o ensino da "pré-história". O estudo ocorreu na escola Centro Educacional Construir no distrito de Galante - Campina Grande, onde realizei a prática docente da disciplina de PRAT ENS HIST NA ESC I E II G no semestre de 2022.2. A escola possui cerca de 15 professores, duas secretarias, sendo uma do turno da manhã, e a outra do turno da tarde, uma diretora e dois coordenadores pedagógicos. Localizada em zona urbana e de dependência administrativa privada. Possui atendimento educacional especializado, ensino infantil e fundamental (anos iniciais e finais). A partir de uma análise bibliográfica e da descrição de uma atividade em sala de aula, procura-se sugerir, através deste trabalho, alternativas para o uso das HQs como recurso coadjuvante no processo de compreensão da "Pré-história", em temas como as conjecturas sobre a origem do homem e as distintas variedades humanas. A utilização das histórias em quadrinhos (HQs) como recurso coadjuvante no ensino da Pré-história, especialmente em relação à origem do homem e às distintas variedades humanas, apresenta-se como uma alternativa promissora. As HQs engajam os alunos e facilitam a visualização dos conceitos por meio de ilustrações. Além disso, permitem a criação de narrativas que exploram diferentes teorias e conjecturas, envolvendo personagens fictícios ou reais. As HQs também proporcionam acesso a múltiplas perspectivas, estimulando a reflexão crítica, e podem ser integradas a outras fontes de informação, como livros e documentários, enriquecendo a abordagem multidisciplinar. Ao adotar essa estratégia, os educadores podem promover uma compreensão mais abrangente e significativa da Pré-história, despertando o interesse dos alunos de forma lúdica e visualmente atrativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.title | Utilização de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino da “pré-história”: estudo de caso. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-06 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31061 | |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T16:53:36Z | |
dc.date.available | 2023-07-28 | |
dc.date.available | 2023-07-28T16:53:36Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Centro Educacional Construir - Galante | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Pré-história - ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático - histórias em quadrinho | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinho como recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Comics as a didactic resource | pt_BR |
dc.subject | Didactic resource - comics | pt_BR |
dc.subject | History Teaching | pt_BR |
dc.subject | Prehistory - teaching | pt_BR |
dc.subject | Case study | pt_BR |
dc.subject | Construir Educational Center - Galante | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Letícia Damião da. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of comics as a didactic resource in teaching “prehistory”: a case study. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Letícia Damião da. Utilização de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino da “pré-história”: estudo de caso. 2023. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31061 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LETÍCIA DAMIÃO DA SILVA - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2023.pdf | Letícia Damião da Silva - Monografia Lic. História CH 2023. | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.