Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNUNES, T. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4272976601038502pt_BR
dc.contributor.advisor1ROCHA, Diego Marceli.-
dc.contributor.advisor1IDROCHA, D. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3149875009074968pt_BR
dc.contributor.referee1XAVIER, Maria Kamylla e Silva.-
dc.contributor.referee2FIGUEIRÊDO, Gustavo de Alencar.-
dc.description.resumoCom o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, a disseminação dos mais variados tipos de informação ganhou destaque nas últimas décadas e, com isso, a perspectiva das Fake News inundaram o universo digital das mais diferentes formas. Neste cenário, podemos pensar sobre o papel da escola, em especial, do Ensino de Ciências para contribuir com a minimização dos efeitos causados pela alta circulação de notícias falsas. Neste estudo, consideramos o desenvolvimento da Alfabetização Científica como relevante para auxiliar neste processo de conscientização acerca da problemática das Fake News. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e pesquisa-ação. Desenvolvemos uma sequência didática com 24 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, apoiada na temática da Radiação Eletromagnética, dentro do contexto das Fake News, utilizando como estratégias metodológicas o desenvolvimento de debates e de um júri-simulado, onde buscamos encontrar Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron (2008). Os resultados revelaram um conhecimento limitado dos estudantes sobre as Fake News, destacando a necessidade de conscientização acerca de seus impactos. Além disso, os Indicadores de Alfabetização Científica observados durante a dinâmica do júri-simulado, levantam questões para futuras investigações relacionadas aos fatores que influenciaram a manifestação destes Indicadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.pt_BR
dc.titleFake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica.pt_BR
dc.date.issued2023-06-27-
dc.description.abstractWhit the advent of Digital Information and Comunication Technologies, the dissemination of various types of information has gained prominence in recent decades, and as a result, the perspective of Fake News has inundated the digital world in various forms. In this scenario, we can consider the role of schools, particulary, Science Education, in contributing to the minimization of the effects caused by the high circulation os Fake News. In this study, we consider the development of Scientific Literacy as relevant to assist in raising awareness about the issue of Fake News. This research adopts a qualitative approach, specifically a case study and action research. We developed a Didatic Sequence involving 24 students from the 9th grade of Elementary School, focusing on the theme of Eletromagnetic Radiation within the context of Fake News. The methodological strategies employed included the facilitation of debats and a simulated jury, aimed at identifying the Scientific Literacy Indicators proposed by Sasseron (2008). The results revealed a limited knowledge among the students regarding Fake News, underscoring the need for awareness regarding its impacts. Futhermore, the observed Scientific Literacy Indicators during the simulated jury rase questions for future investigations regarding the factors influencing the manifestation of these Indicators.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31067-
dc.date.accessioned2023-07-28T18:23:52Z-
dc.date.available2023-07-28-
dc.date.available2023-07-28T18:23:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectIndicadores de alfabetização científicapt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectRadiação eletromagnéticapt_BR
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectScientific literacy indicatorspt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectElectromagnetic radiationpt_BR
dc.subjectDigital information and communication technologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Thatiane da Mota.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFake News and science teaching: exploring indicators of scientific literacy.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Thatiane da Mota. Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de Alfabetização Científica. 2023. 99f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THATIANE DA MOTA NUNES. MONOGRAFIA FÍSICA. CFP 2023.pdfThatiane da Mota Nunes. Monografia Física. CFP 2023.998.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.