Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31071
Title: O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico.
Other Titles: The Physical Geography laboratory of the Teacher Training Center – UFCG, as an interface for the construction of geographic knowledge.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Maria Lidia dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
Keywords: Geografia física- laboratório;Laboratório de Geografia Física- LABOGEO;Ferramenta didática-geografia;Saber geográfico;Centro de Formação de Professores- laboratório.;Pratica de ensino- laboratório;Laboratórios de geografia;Physical geography - laboratory;Physical Geography Laboratory - LABOGEO;Didactic tool-geography;Geographic knowledge;Teacher Training Center - laboratory;Teaching-laboratory practice;Geography labs
Issue Date: 19-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Maria Lidia dos Santos. O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: É importante a utilização de ferramentas que auxiliem na construção de conhecimento, visando a formação cidadã, educacional e profissional, tanto na Escola, como na Universidade. Aproximar essas instituições contribui para o compartilhamento de ideias e conhecimentos. Este trabalho discute a importância do Laboratório de Geografia Física (LABOGEO) do Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG) como espaço de construção de conhecimento e elo integrador entre o saber acadêmico e escolar. Para tanto utilizamos como metodologia a aplicação e avaliação de dois questionários, que permitiram a análise do potencial didático do Laboratório de Geografia Física. Com o primeiro questionário tivemos o objetivo de compreender parte das experiências prévias dos estudantes da EEEF Dom Moisés Coelho, Cajazeiras-PB. Com o segundo, o intuito de fazer uma comparação de ideias com o primeiro questionário e, consequentemente, avaliarmos os conhecimentos construídos durante a visita ao LABOGEO. A metodologia usada é qualitativa, em decorrência da análise das argumentações postas pelos estudantes do 1° ano do Ensino Médio. A pesquisa ocorreu entre dezembro de 2022 e junho de 2023. Fizemos o uso de gráficos, a fim espacializar as categorias identificadas nas respostas dos questionários. A discussão está centrada na relação Universidade Escola, na construção do conhecimento dos componentes físico naturais, nos laboratórios como ferramenta na construção do conhecimento, e a importância da Geografia escolar. Os questionários renderam inúmeras contribuições avaliativas acerca do Laboratório como ferramenta didática e trouxeram discussões sobre entendimento e a importância do estudo dos componentes físico naturais do espaço geográfico, levantando discussões ambientais e sociais.
Abstract: It is important to use tools that help in the construction of knowledge, aiming at citizenship, educational and professional training, both at School and at the University. Bringing these institutions closer contributes to the sharing of ideas and knowledge. This work discusses the importance of the Laoratório de Geografia Física (LABOGEO) of the Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG) as a space for building knowledge and integrating link between academic and school knowledge. For that, we used as a methodology the application and evaluation of two questionnaires, which allowed the analysis of the didactic potential of the Laboratório de Geografia Fisica. With the first questionnaire we had the objective of understanding part of the previous experiences of the students of the EEEF Dom Moisés Coelho, Cajazeiras-PB. With the second, the aim is to compare ideas with the first questionnaire and, consequently, evaluate the knowledge built during the visit to LABOGEO. The methodology used is qualitative, as a result of the analysis of the arguments put forward by students in the 1st year of high school. The research took place between December 2022 and June 2023. We used graphs in order to spatialize the categories identified in the questionnaire responses. The discussion is centered on the University-School relationship, on the construction of knowledge of natural physical components, on laboratories as a tool in the construction of knowledge, and on the importance of school Geography. The questionnaires yielded numerous evaluative contributions about the Laboratory as a teaching tool and brought discussions about understanding and the importance of studying the natural physical components of geographic space, raising environmental and social discussions.
Keywords: Geografia física- laboratório
Laboratório de Geografia Física- LABOGEO
Ferramenta didática-geografia
Saber geográfico
Centro de Formação de Professores- laboratório.
Pratica de ensino- laboratório
Laboratórios de geografia
Physical geography - laboratory
Physical Geography Laboratory - LABOGEO
Didactic tool-geography
Geographic knowledge
Teacher Training Center - laboratory
Teaching-laboratory practice
Geography labs
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31071
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LIDIA DOS SANTOS ANDRADE. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdfMaria Lidia dos Santos Andrade. Monografia Geografia. CFP 2023.1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.