Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31072
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.-
dc.contributor.referee2SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.-
dc.description.resumoPensar sobre a Geografia é buscar além do que já existe, pois ela não serve apenas além de tudo para fazer guerra, mas para formar cidadãos conscientes e que podem de alguma forma contribuir para as mudanças na dinâmica social. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral analisar o ensino de geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno, pensando no ensino e aprendizagem do aluno. Em relação aos procedimentos metodológicos usados para desenvolver os conteúdos propostos durante este trabalho, foi usada a pesquisa bibliográfica com uma abordagem básica descritiva. Foi feito um levantamento com estudos já realizados sobre o tema, onde foram usados teses, dissertações, monografias e livros e etc. Tais leituras para o levantamento do material utilizado foram retirados da biblioteca virtual, biblioteca de teses, Google Acadêmico, livros dos autores referidos acima, então esses procedimentos resultaram na construção do referencial teórico deste trabalho. É importante ressaltar a importância do ensino de geografia e como ele é responsável pelo desenvolvimento crítico do aluno, fazendo assim com que ele se torne um cidadão responsável e consciente de seus direitos e deveres. Assim como é fundamental o papel do professor nesse percurso, sem ele o processo de ensino aprendizagem não pode acontecer de forma atrativa para o aluno. Por isso é importante que o professor seja guia neste processo, assim como as formas que ele vai utilizar para obter seus objetivos. Por isso é necessário fazer o aluno se sentir pertencente ao lugar onde vive e parte atuante do meio social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO ensino de Geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno.pt_BR
dc.date.issued2023-06-27-
dc.description.abstractThinking about Geography is to seek beyond what already exists, as it is not only used above all to wage war, but to form conscious citizens who can somehow contribute to changes in social dynamics. The general objective of this research is to analyze the teaching of geography and the category of place in the construction of the student's critical and social thinking, thinking about the student's teaching and learning. Regarding the methodological procedures used to develop the contents proposed during this work, bibliographical research was used with a basic descriptive approach. A survey was carried out with studies already carried out on the subject, where theses, dissertations, monographs and books, etc. were used. Such readings for the survey of the material used were taken from the virtual library, library of theses, Google Scholar, books of the authors mentioned above, so these procedures resulted in the construction of the theoretical framework of this work. It is important to emphasize the importance of teaching geography and how it is responsible for the critical development of students, thus making them become responsible citizens aware of their rights and duties. Just as the role of the teacher in this path is fundamental, without him the teaching-learning process cannot happen in an attractive way for the student. That is why it is important that the teacher is a guide in this process, as well as the ways he will use to obtain his objectives. Therefore, it is necessary to make the student feel that he belongs to the place where he lives and that he is an active part of the social environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31072-
dc.date.accessioned2023-07-28T19:50:12Z-
dc.date.available2023-07-28-
dc.date.available2023-07-28T19:50:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectAulas de Geografiapt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectPlacept_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectGeography lessonspt_BR
dc.subjectPensamento crítico e Geografiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSÁ, Ana Paula dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of Geography is the category that takes place in the construction of the student's critical and social thinking.pt_BR
dc.identifier.citationSÁ, Ana Paula dos Santos Sá. O ensino de geografia e a categoria lugar na construção do pensamento crítico e social do aluno. 2023. 32f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA DOS SANTOS SÁ. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdfAna Paula dos Santos Sá. Monografia Geografia. CFP 2023.526.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.